Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Inhotim


Em Minas Gerais, vale a pena visitar o Centro Cultural Inhotim que acaba de ganhar novos pavilhões: Cosmococas 1-5 de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, e a galeria dedicada à obra de Miguel Rio Branco Os visitantes também verão as novas obras externas de Dominique Gonzalez-Foerster e Rirkrit Tiravanija.
A galeria que abriga as cinco Cosmococas é marcada pela ausência de hierarquia entre as obras expostas. “Quem vê de fora não percebe que existem cinco salas e quatro entradas no prédio. A visitação é totalmente livre e propositalmente confusa”, explica Alexandre Brasil, um dos arquitetos.
O prédio foi construído de forma a desaparecer na paisagem. Quem olha de cima consegue enxergar apenas as linhas que demarcam as paredes do edifício. A pedra do revestimento externo do edifício ajuda o prédio à paisagem. “Em alguns momentos do dia a pedra fica da mesma cor do céu e da mata”, conta Brasil.
A uma hora de Belo Horizonte, Inhotim é a dica para férias, feriados e para os amantes das artes. Vale a pena ser visitado em pelo menos três dias. O passeio pode ser por conta própria ou em grupos organizados por professores de artes .
Criado para abrigar a arte contemporânea, está a poucos minutos de Brumadinho, cidade incrustrada no vale do ferro. O Instituto é fruto da coleção particular do empresário Bernardo Paz, o que poderia ser um capricho virou um bem público, museu aberto à visitação em expansão constante. Ano passado, Inhotim ganhou novas áreas verdes para receber instalações artísticas e sonoras. Videoarte. É o sonho de qualquer artista fazer parte desse acervo, exposto de maneira inusitada, entre os lagos que surgiram nos buracos da mineração.
Não sei o que é mais bonito, a arte ou a natureza do lugar, reconstruído a partir do desenho do mais artístico dos paisagistas: Burle Marx. Árvores nativas e exóticas, em meio a uma vegetação exuberante, caminhos de pedra, plantadas no meio do cerrado mineiro. Os bancos de troncos do artista Hugo França
são o melhor convite para um pit-stop. Descansar e apreciar…


Intituto Cultural Inhotim- Minas Gerais
End: R. B, 20 – Inhotim (distrito de Brumadinho-MG)
Como chegar: Acesso pela BR-381, Km 490 (direção São Paulo)
Tel: (31) 3571-6638




Bibliografia: http://colunistas.ig.com.br/monadorf/2011/01/13/inhotim/