Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

Terrorismo: Atentado suicida durante o funeral deixa 40 mortos no Paquistão

ISLAMABAD - Pelo menos 40 pessoas morreram e 60 ficaram feridas , após um ataque suicida ocorrido durante um funeral na cidade paquistanesa de Peshawar, informou uma fonte policial.

Havia no funeral vários membros de um dos chamados "comitês de paz", as milícias formadas à margem das forças de segurança para combater a insurgência talibã.

Os ataques contra estes grupos são frequentes na província noroeste de Khyber-Pakhtunkhwa, cuja capital é Peshawar, especialmente quando seus membros se reúnem ou se concentram para algum evento.

As autoridades paquistanesas apoiam estas milícias, uma tática também usada pelo Governo afegão.

O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, emitiu um comunicado oficial condenando o ataque e reiterando a vontade de seu Governo de acabar "com o câncer do terrorismo".

Outras 25 pessoas perderam a vida na terça em um ataque suicida contra um posto de abastecimento de gás na localidade de Faisalabad, na província oriental de Punjab.

Outros três ataques registrados dias atrás deixaram um total de 36 mortos em vários pontos do noroeste paquistanês.

Postagem Livre: Após terremoto e tsunami, Japão luta para evitar desastre nuclear

Engenheiros japoneses estão trabalhando para evitar um desastre nuclear na usina de Fukushima, que foi gravemente danificada durante o terremoto de sexta-feira.
 A usina, localizada na costa nordeste a 200 quilômetros de Tóquio, técnicos estão injetando água do mar nos reatores nucleares para tentar controlar a temperatura, já que o superaquecimento pode provocar explosões e acidentes.
O governo admitiu que outro acidente pode ocorrer, mas nega que isso causaria um vazamento de radiação. Duas outras usinas nucleares, Onagawa e Tokai, também registraram problemas. O governo japonês afirmou que o país enfrentava seu maior desafio em 65.
Centenas de milhares de pessoas estão alojadas em abrigos em várias partes do país. Segundo o governo, algumas regiões já se deparam com a falta de água, alimentos e de combustível.
Muitos também estão sem eletricidade – 30% da energia do país vêm de usinas atômicas.
A ameaça de um grande acidente nuclear no Japão trouxe à tona preocupações em outros países a respeito da segurança desse tipo de instalação.
Na Alemanha, descreveu a crise no Japão com um momento decisivo para o mundo. Segundo ela, os padrões de segurança nas usinas nucleares alemãs serão revistos.
O discurso de Merkel foi feito após um protesto, na véspera, reunir dezenas de milhares de manifestantes, que criticavam o projeto do governo de ampliar o uso dos reatores nucleares do país.
Nos Estados Unidos, o senador Joe Lieberman afirmou que Washington precisa interromper desenvolvimento de usinas nucleares, até que as lições do que ocorreu no Japão sejam aprendidas
   :.http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110313_japao_terremoto_tsunami_nuclear_mdb.shtml

Canadá é o país que gasta mais tempo online; Brasil é o 6º (livre)

15 de março de 2011

O país que gasta mais tempo online pode não ser aquele que você pensa segundo o The Huffington Post. Até o quarto trimestre de 2010, o usuário médio da internet no mundo passou 23,1 horas por mês online conforme relatório da comScore. Mas o país "mais usuário de todos" gastou o dobro disso online: o Canadá - e por conseqüência, os usuários canadenses - passou 43,5 horas por mês online.

Logo atrás, com oito horas de diferença, estão os vizinhos do Norte: Estados Unidos em segundo, com 35,3 horas, seguidos por Reino Unido, 32,3 horas por mês, e pela Coreia do Sul, 27,7 horas por mês. O Brasil, é claro, não poderia ficar de fora: ocupa a 6ª posição.

Entretanto, apesar do alto nível de uso da internet por pessoa, o Canadá ficou em 11º lugar no número total de visitantes únicos. Segundo o relatório da comScore, o número de visitantes únicos por mês caiu no Canadá entre 2009 e 2010, enquanto o número de horas gastas online aumentou 3,3 horas.

Veja abaixo os 11 maiores países em termos de visitantes únicos, ordenados a partir do número médio de horas online por mês:

1 - Canadá - 43,5 horas por mês;
2 - Estados Unidos - 35, 3 horas por mês;
3 - Reino Unido - 32,3 horas por mês;
4 - Coreia do Sul - 27,7 horas por mês;
5 - França - 26,6 horas por mês;
6 - Brasil - 25,8 horas por mês;
7 - Alemanha - 24,1 horas por mês;
8 - Rússia - 21,8 horas por mês;
9 - Japão - 18,4 horas por mês;
10 - China - 13,5 horas por mês;
11 - Índia - 11,9 horas por mês.


Fonte: Notícias Terra - Tecnologia

Ingrid Betancourt

(Terrorismo)



Biografia


Íngrid Betancourt Pulecio nascida em Bogotá, 25 de Dezembro de 1961 é uma senadora e ativista anticorrupção franco-colombiana. Foi raptada pelo grupo guerrilheiro (que usa métodos considerados terroristas como, por exemplo, o sequestro) FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia em 23 de Fevereiro de 2002 enquanto fazia campanha para as eleições presidenciais. Betancourt permaneceu cativa até o dia 2 de Julho de 2008, quando o ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou a sua libertação juntamente com outros quatorze reféns.



Resgate

Em 2 de Julho de 2008, às 15h 16m (hora da Colômbia), o ministro da Defesa do país, Juan Manuel Santos, anunciou a libertação no sul do país, pelo exército colombiano, de quinze reféns, entre os quais Íngrid Betancourt, três cidadãos dos Estados Unidos e onze agentes policiais e militares colombianos, alguns dos quais eram reféns das FARC havia mais de dez anos. Íngrid Betancourt estava sequestrada havia 2323 dias. Este resgate ocorreu através da infiltração do exército no comando das FARC que tinha os reféns em seu poder, conseguindo convencer os sequestradores a reunir num só grupo os reféns. O resgate foi feito por helicóptero, sob o pretexto de levar os reféns para uma inspecção humanitária.

A operação foi a conclusão de uma vasta preparação de infiltração no mais alto nível das FARC. Os reféns só souberam que estavam a caminho da liberdade no helicóptero, pois toda a operação decorreu sem um único tiro e sem qualquer violência

Imagem: http://dadospessoais.net/wp-content/uploads/ingrid-betancourt.jpg

(Ingrid Betancourt prisioneira das FARC).



Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Íngrid_Betancourt

Orientações de Atualidades.

Meus queridos alunos do nono ano do Ensino Fundamental Maior, espero que possamos aproveitar este espaço de uma maneira séria e enriquecedora. Vamos começar! Façam as suas postagens!


     Lembrem-se das regras:
  • Deverão ser feitas seis postagens. Caso as postagens sejam links deverá constar um comentário sobre a importância da reportagem.
  • Deverão ser feitos três comentários sobre três postagens dos colegas.
  • Deverá ser postado um tema livre.
  • Não esquecer das referências bibliográficas.