Pesquisar este blog

sábado, 25 de junho de 2011

Espanha prevê finalizar em 2014 retirada de tropas no Afeganistão

BRUXELAS — A Espanha prevê completar a retirada de suas tropas no Afeganistão em 2014, ao término de um processo que terá início no primeiro semestre do próximo ano, indicou nesta sexta-feira, em Bruxelas, o presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

"A Espanha tem um plano de retirada do Afeganistão", explicou Zapatero em coletiva de imprensa ao término de uma cúpula de dois dias da União Europeia (UE) consagrada à crise financeira grega.

Madri prevê concretamente retirar 10% de seus efetivos no primeiro semestre de 2012, até 40% no primeiro semestre de 2013 e completar a operação em 2014, detalhou o chefe do executivo espanhol.

A Espanha tem um contingente de 1.500 militares na Afeganistão dentro da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan.

O presidente francês Nicolas Sarkozy também anunciou nesta sexta-feira, em Bruxelas, que centenas de soldados serão retirados do Afeganistão antes do final do ano.

"No fim deste ano, começo do próximo ano, os soldados franceses, várias centenas deles, regressarão à França no total, de acordo com a decisão tomada pelo presidente americnao Barack Obama", declarou Sarkozy à imprensa, ao fim da cúpula europeia.

"Durante o mês de julho terei a oportunidade de dar todos os detalhes da localização (dos soldados) e seu número", afirmou ainda.

Na véspera, a presidência francesa emitiu um comunicado anunciando que a França iniciará "uma retirada progressiva" de seus reforços enviados ao Afeganistão, "de modo proporcional e em um calendário comparável à retirada dos reforços americanos".

A declaração da presidência francesa ocorreu depois do anúncio feito na quarta-feira pelo presidente americano Barack Obama sobre a retirada até o verão (hemisfério norte) de 2012 de um terço das forças de seu país enviadas ao Afeganistão, ou seja, 33.000 homens.

Antes de seu discurso, Obama conversou por telefone na quarta-feira com Sarkozy "para discutir com ele nosso compromisso comum no Afeganistão", ressalta o Palácio do Eliseu.

"Sarkozy ressaltou que a França compartilha da análise e dos objetivos americanos e saudou a decisão do presidente Obama", acrescentou.

Após a sua conversa com o presidente americano, Sarkozy "confirmou que a França vai continuar apoiando plenamente seus aliados, ao lado do povo afegão, para realizar o processo de transição", continuou.

"Levando-se em consideração os progressos realizados, iniciaremos a retirada gradual dos reforços enviados ao Afeganistão, de forma proporcional e com um calendário comparável ao da retirada dos reforços americanos. Esta retirada será realizada por meio de consultas com nossos aliados e com as autoridades afegãs", frisou.

Cerca de 4.000 soldados franceses estão mobilizados atualmente no Afeganistão.

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jCsMEjVtQHdiIWS94XCfHwai5w3Q?docId=CNG.244d4369429632517c988df7907fdbb4.771

Preconceito

''Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.''
Albert Einstein

''Prefiro ser um homem de paradoxos que um homem de preconceitos.''
Jean Jacques Rousseau

Frases sobre preconceito

Ações ambientais poderão ser financiadas por loteria

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1437/11, do deputado Guilherme Mussi (PV-SP), que cria uma loteria destinada a financiar ações de conservação e proteção ao meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.

Conforme a proposta, a chamada “Loteria Ambiental” será operada pela Caixa Econômica e terá sua receita gerida pelo Ministério do Meio Ambiente. Da receita obtida, 15% deverão ser destinados a entidades e programas de proteção e conservação do meio ambiente, parques federais e instituição e promoção do desenvolvimento sustentável.

O projeto não especifica como será a loteria. Diz apenas que será um sorteio de números ou símbolos.

O deputado acredita que, “com esses investimentos, as entidades e programas de proteção ao meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável poderão atingir seus fins, seja para estimular o desenvolvimento sustentável ou a conservação do meio ambiente”.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/MEIO-AMBIENTE/199084-ACOES-AMBIENTAIS-PODERAO-SER-FINANCIADAS-POR-LOTERIA.html

Cidade erradica 159 árvores em apenas 3 meses

São números oficiais. A Secretaria de Meio Ambiente recebe em média cem pedidos de poda de árvores e mais 150 para erradicação por mês. De acordo com Mario César Vieira Marques, 70% dos pedidos de corte são indeferidos.

Levantamento mostra que nos primeiros três meses deste ano 159 árvores foram erradicadas. A maioria na região sul com 38 ações o que representa 23% do total. Em segundo ficou a zona oeste com 36. O levantamento mostra ainda números da zona leste (32), norte (31) e centro (22).

Segundo Marques, a autorização para corte ou poda é feita pela secretaria mas a CPFL também participa.

“Se a árvore cresce demais e os galhos alcançam a rede primária e secundária de energia a CPFL é acionada. Já quando diz respeito a ligação da residência funcionários da própria secretaria efetuam o serviço”, explica.

Os pedidos de cortes estão em sua maioria ligados ao mau estado da árvore ou estragos provocados nas calçadas. Toda erradicação precede de uma vistoria técnica, diz Marques.

Recentemente a aposentada Maria da Silva Carvalho, 70, solicitou a poda. O trabalho foi realizado na rua Paes Leme, bairro Alto Cafezal, depois de três meses de espera, segundo ela.

“Nós pedimos porque os galhos estavam se aproximando dos fios, além do que a rua estava muito escura. Sou favorável a poda consciente e não aos cortes desmedidos”, opina.

Tanto para solicitar poda como corte é necessário protocolar pedido na Secretaria de Meio Ambiente. No caso de poda o procedimento pode ser feito pelo próprio proprietário caso não envolva situações de risco do contrário os trabalhos são executados de acordo com a teor de urgência.

Já para o corte é necessário que a pessoa assine documento se comprometendo a repor outra muda no mesmo local. “As árvores predominantes na cidade são a Munguba e Sibipiruma que não são próprias para o ambiente urbano por isso sugerimos outras espécies”

O corte irregular não autorizado pela Secretaria pode gerar multa de R$ 500.

Ainda de acordo com o secretário por ano a secretaria em parceria com empresas efetua o plantio de seis mil mudas de árvores em áreas públicas e calçadas.

De acordo com o gestor ambiental Antonio Luiz Carvalho Leme, integrante da ONG Origem a cidade é carente de uma política ambiental, principalmente no que diz respeito à arborização.

Ele afirma que o Município nem mesmo acata as legislações já existentes em torno da questão da arborização. “Um exemplo é a lei nº 5.900 que exige que a cada nova construção ou reforma seja plantada uma árvore para que seja entregue o habite-se, na prática isso não vem ocorrendo”, afirma.

Leme diz ainda que o plano de arborização instituído em 1.990 nunca foi praticado.

Para ele os locais mais carentes de arborização são as áreas centrais da cidade. “É um absurdo já que algumas espécies são cortadas por motivos fúteis como, por exemplo, porque atrapalha a visibilidade do outdoor de estabelecimento comercial”, diz.

No que diz respeito a vegetação Marília e região conta apenas com 7% de mata atlântica. “E o que sobrou é graças aos Itambés que rodeiam a cidade é um absurdo, mas quando saímos nas estradas da região vemos pouca vegetação”, comenta.

http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/100324/Cidade-erradica-159-rvores-em-apenas-3-meses

Mais de Mil Milhões de pessoas visitam o Google

A Google bate mais um recorde, desta vez ultrapassou os Mil Milhões de visitantes aos sites do Google.

Não é só a Apple que bate recordes, mas também a Google. O Google torna-se, assim, a primeira empresa a atingir o bilião de visitantes num mês, segundo a ComScore, uma empresa especializada em métricas na web. A Google tem um aumento de 8.4%, em comparação com o ano passado, e que também vai com vários recorde de upload de vídeo,48 horas de vídeo descarregados por minuto

A Microsoft tem 905 milhões de visitantes, e tem um aumento superior à Google, 15%. Mas é o Facebook o grande vencedor deste ranking, aumentou 30%, e está no 3 lugar deste ranking, com 714 milhões de visitantes no mês de Maio.


http://www.tecnologia.com.pt/2011/06/mais-de-mil-milhoes-de-pessoas-visitam-o-google/

Preconceito

http://www.youtube.com/watch?v=SWdLebgGgrU
Video de Erico Graça sobre o preconceito