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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chuvas comprometem desempenho de 49,6% dos varejistas no Dia das Mães

Menos da metade dos varejistas pernambucanos (49,6%) conseguiram elevar as suas vendas no Dia das Mães deste ano, em relação ao exercício de 2010. O levantamento, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), atribui às chuvas o fraco desempenho do segmento na segunda data mais importante do ano para o comércio. Tradicionalmente, o Dia das Mães só não é mais forte do que o Natal.

Em pesquisa feita pouco antes das chuvas do início do mês, 73% dos 399 empresários e gerentes entrevistados esperavam vendas maiores do que no ano passado. Após a data, a Fecomércio realizou 362 novas entrevistas, verificando que a expectativa só havia se consumado para 49,6% dos lojistas.

De acordo com o estudo, 78% das empresas consultadas após a data afirmaram que foram prejudicadas pelas chuvas. O comprometimento das vendas atingiu todos os locais de pesquisa: no comércio tradicional o percentual foi de 76,7%, um resultado próximo aos 80,5% registrados nos shopping centers.

A Fecomércio solicitou de cada informante que estimasse as perdas decorrentes das chuvas e a partir desses dados, utilizando sua metodologia, calculou que as perdas impostas foram da ordem de 14,6% para o comércio em geral. Nos shopping centers as perdas foram maiores, cerca de 17,8%, mais de quatro pontos do que no comércio tradicional, que registrou queda de 13,13%.

Dia das Mães gera 28 mil vagas temporárias e número de efetivações cresce 10%

Para suprir a demanda gerada no comércio para o Dia das Mães, 28,2 mil profissionais foram contratados em caráter temporário. O número é 8,5% maior frente às vagas abertas no ano passado, segundo a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Tercerizáveis).


De acordo com a associação, considerando as vagas temporárias criadas para a Páscoa e que se mantiveram até o Dia das Mães, 55 mil profissionais trabalhavam em caráter temporário no País. E embora o número de vagas geradas tenha confirmado a expectativa da associação, o número de postos abertos na Páscoa e que permaneceram até o Dia das Mães ficou abaixo do esperado.


"A expectativa era a permanência de 37 mil trabalhadores até o Dia das Mães, mas a pesquisa mostrou que 27 mil continuaram nos postos para os quais foram selecionados", disse a diretora de comunicação da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, por meio de nota.


Do total de temporários em atividade até o Dia das Mães, 5,5 mil foram efetivados. "Pessoas com faixa etária entre 18 e 39 anos preencheram 70% das vagas ofertadas", afirmou Jismália. Na comparação com 2010, as efetivações foram 10% maiores.


Também confirmando as previsões da associação, 15% das vagas criadas foram ocupadas por jovens em seu primeiro emprego.


Páscoa


Para a Páscoa, foram criadas 70,1 mil vagas temporárias em todo o País, total 10,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Os dados colocam a indústria como principal destino dos contratados. Ao todo, 60% do total de vagas temporárias do período encontram-se nesse segmento e 40% no comércio.


Dos contratos firmados na época, 17,5 mil foram efetivados logo após a Páscoa, sendo 11 mil para a indústria e 6 mil para o comércio. O número é 25% maior que o registrado no ano passado. E com a proximidade com o Dia das Mães, parte dos profissionais que não foram efetivados puderam continuar com a vaga temporária.