Pesquisar este blog

sábado, 4 de junho de 2011

Meio Ambiente

'A natureza a seu serviço' - 04/06/2011 às 11:17h

Semana do meio ambiente é marcada por programação especial

Palestras, gincanas, exposições e caminhadas fazem parte da vasta programação elaborada
Com o tema 'Florestas: a natureza a seu serviço' a Secretaria Estadual do Meio Ambiente vem desenvolvendo atividades especiais para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 05 de junho. Palestras, gincanas, exposições e caminhadas fazem parte da vasta programação elaborada para chamar a atenção da sociedade piauiense para a importante questão da preservação ambiental.
As ações iniciadas na última quarta-feira (01), na cidade de Parnaíba, com o Congresso Regional de Unidades de Conservação no Delta do Parnaíba, marcaram a abertura do debate em torno das questões ambientais com foco na problemática local, divulgando a educação ambiental como caminho para a sustentabilidade. O Congresso prossegue durante esta quinta-feira (02) e a partir dessa sexta-feira (03), as atividades continuam em Teresina, com a realização de oficinas e palestras no Centro Profissional Professor João Mendes Olimpio de Melo, no Bairro Marquês. Nessa sexta-feira será realizada ainda uma blitz ecológica na Ponte Estaiada, a partir das 17 horas, em uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, ações como essa são fundamentais para aproximar a sociedade da temática da preservação ambiental. “Estamos somando esforços para a divulgação e apoio à instituições que promovam ações relacionadas à questão do meio ambiente, como já ocorre bastante no litoral, inclusive, com o atendimento de comunidades locais e trabalho de conservação da dunas da Lagoa do Portinho”, ressalta.
No domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma caminhada ecológica pela Avenida Raul Lopes abre oficialmente a semana estadual do meio ambiente. O percurso inicia na floresta fóssil e termina na Ponte Estaiada, e inclui a limpeza e plantio das margens do Rio Poty. Até o dia 10 de junho estão programadas ainda gincanas culturais, capacitação de agentes comunitários e plantios de mudas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então no dia 5 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção à ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Fonte: 180graus.com