Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de artes. É mantido por alunos de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental Maior. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.
Pesquisar este blog
quarta-feira, 23 de março de 2011
Postagem Livre: Presidente do UFC critica Wanderlei Silva publicamente
Egito:ex-presidente Hosni Mubarak acusado na morte de manifestantes
O deposto Presidente do Egipto Hosni Mubarak foi formalmente responsabilizado por “homicídio intencional” nas mortes ocorridas na revolução que pôs fim ao seu regime de três décadas a 11 de Fevereiro passado.
Com Mubarak foi acusado também o então ministro do Interior, Habib al-Adli, pelo seu papel nas mais de 360 mortes – e milhares de feridos – que aconteceram durante os 18 dias de manifestações contra o poder, reprimidas pelas autoridades com balas de borracha e munições reais, canhões de água e gás lacrimogéneo, é hoje avançado pelo jornal estatal egípcio "Al-Ahram".
Estas acusações foram elencadas pelo comité constituído após a deposição de Mubarak e já entregues à procuradoria-geral, segundo aquele mesmo diário. Nelas, é afirmado que Mubarak, como chefe do Governo, é “criminalmente responsável” pelas mortes dos manifestantes.
Al-Adli – contra quem está já em curso um processo por lavagem de dinheiro e uso ilegal de fundos públicos – é acusado de ter dado as ordens às forças de segurança para dispararem contra as multidões que dia após dia mantiveram pé firme na Praça Tahrir até à queda do regime.
As novas autoridades egípcias já detiveram ao longo das últimas semanas vários comandantes de topo da polícia por terem dado as ordens que conduziram à morte de manifestantes naquela revolução contra Mubarak.
http://www.publico.pt/Mundo/egipto-expresidente-hosni-mubarak-acusado-na-morte-de-manifestantes_1486325
Educação: os jovens e a literatura
Ao contrario de que muitos dizem não é que os jovens brasileiros não se interessam pela leitura , mas se pararmos para pensar veremos que muitos enfrentam uma lista de dificuldades os que levariam ou os levam a desistir da literatura como por exemplo baixa renda , o que muitas vezes impossibilita a compra de livros e revistas , numero insuficiente de bibliotecas publicas , acervos defasados e assim por diante .
Talvez um dos motivos para a resistência de alguns jovens a leitura esteja relacionado a obrigatoriedade, a maioria dos jovens só lêem nas escolas, e por obrigação , para fazer uma prova , participar de debates , apresentações em sala de aula etc., para piorar ainda mais a situação eles não participam da escolha dos livros que geralmente fazem parte de listas elaboradas pelo próprio professor .
“ Vale abrir meu coração para você meu caro leitor : sou totalmente contrario a tais listas , mesmo sabendo que , por vezes , são praticamente inevitáveis .O problema é o mesmo que escolher um presente para outra pessoa ; acabamos comprando aquilo que gostaríamos de receber” . diz Julio Emilio Braz.
Quem não lê não pensa , quem não pensa obviamente não questiona .sobre certas latitudes é tudo o que algumas pessoas desejam a começar pelos detentores do poder , desejam . Talvez , mas apenas talvez nasça daí essa crença de que os jovens de hoje são refratários à leitura (mesmo com os inegáveis sucessos das series Harry Potter e Crepúsculo , para não falar de Thalita Rebolças e Pedro Bandeira) quando não hostis .
Educação
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes. Nivel de alfabetização pelo planeta inteiro: veja as desigualdades do sistema de ensino em cada região do mundo, ampliando a imagem.
MST(movimento dos trabalhadores sem terras
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista, cujo objetivo é a realização da reforma agrária no Brasil.O MST teve origem na década de 1980. Defendem eles que a expansão da fronteira agrícola, os megaprojetos, dos quais as barragens são o exemplo típico - e a mecanização da agricultura contribuíram para eliminar as pequenas e médias unidades de produção agrícola e concentrar a propriedade da terra.
Paralelamente, o modelo de reforma agrária adotado pelo regime militar priorizava a "colonização" de terras devolutas em regiões remotas, tais como as áreas ao longo da rodovia Transamazônica, com objetivo de "exportar excedentes populacionais" e favorecer a integração do território, considerada estratégica. Esse modelo de colonização revelou-se, no entender do movimento, inadequado e eventualmente catastrófico para centenas de famílias, que acabaram abandonadas, isoladas em um ambiente inóspito, condenadas a cultivar terras que se revelaram impróprias ao uso agrícola.
Motivação!
Recado: Bruna anime com o Blog... Abraços.