Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Educação: os jovens e a literatura



Ao contrario de que muitos dizem não é que os jovens brasileiros não se interessam pela leitura , mas se pararmos para pensar veremos que muitos enfrentam uma lista de dificuldades os que levariam ou os levam a desistir da literatura como por exemplo baixa renda , o que muitas vezes impossibilita a compra de livros e revistas , numero insuficiente de bibliotecas publicas , acervos defasados e assim por diante .
Talvez um dos motivos para a resistência de alguns jovens a leitura esteja relacionado a obrigatoriedade, a maioria dos jovens só lêem nas escolas, e por obrigação , para fazer uma prova , participar de debates , apresentações em sala de aula etc., para piorar ainda mais a situação eles não participam da escolha dos livros que geralmente fazem parte de listas elaboradas pelo próprio professor .
“ Vale abrir meu coração para você meu caro leitor : sou totalmente contrario a tais listas , mesmo sabendo que , por vezes , são praticamente inevitáveis .O problema é o mesmo que escolher um presente para outra pessoa ; acabamos comprando aquilo que gostaríamos de receber” . diz Julio Emilio Braz.
Quem não lê não pensa , quem não pensa obviamente não questiona .sobre certas latitudes é tudo o que algumas pessoas desejam a começar pelos detentores do poder , desejam . Talvez , mas apenas talvez nasça daí essa crença de que os jovens de hoje são refratários à leitura (mesmo com os inegáveis sucessos das series Harry Potter e Crepúsculo , para não falar de Thalita Rebolças e Pedro Bandeira) quando não hostis .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.