Pesquisar este blog

sábado, 9 de abril de 2011

(Livre) Turismo no Brasil

No ano da Copa, o País deverá receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do Mundial.

 Brasília - Desde que o Brasil foi eleito país-sede da Copa do Mundo de 2014, o Ministério do Turismo (MTur) começou um plano de trabalho para estruturar 65 destinos brasileiros e transformá-los em modelo de alto padrão de qualidade turística até o ano da copa. 

 Essa meta foi instituída pelo Plano Nacional de Turismo, com intuito de habilitar os destinos a oferecerem atividades turísticas com nível de excelência. No ano da Copa, o País deverá receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do Mundial. O número de brasileiros que devem viajar dentro do Brasil durante o evento deve chegar a três milhões. As informações são da Presidência da República.

 De acordo com o ministério, as ações serão para promoção nacional e fortalecimento da imagem do Brasil, qualificação profissional, articulação de linhas de crédito para reforma e ampliação da capacidade do parque hoteleiro e investimentos em infraestrutura. 

 Para a infraestrutura, especificamente, foram aprovados até o momento projetos que somam U$ 1,48 bilhão em financiamento. Outros U$ 1,42 bilhões estão em análise pela Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Cofiex/MPOG). Esse valor pode ser acessado por estados, capitais e cidades com mais de um milhão de habitantes.

 Programas 

 O Programa Bem Receber Copa foi criado para qualificar o segmento. O foco é em pessoas, empresas e destinos, envolvendo os setores de alimentação, hospedagem, receptivo, segurança para o turismo e serviços em geral. Serão qualificados cerca de 306 mil profissionais nas 12 cidades-sede e nos demais destinos priorizados no programa. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 440 milhões até 2014. Outros oito mil empregados em atividades do Turismo de Aventura também serão contemplados.

 Além disso, mais de 15 mil pessoas serão treinadas para o projeto Pontos de Informação ao Turista (TIPs). O propósito é transformar os empreendimentos do setor de alimentação em centros de informações ao turista. No local, o turista terá informações sobre a cidade-sede, por meio da distribuição de guias, folhetos, disponibilização de internet via rede wi-fi, etc. 

 Ainda para qualificação, o Programa Olá Turista oferece 80 mil vagas gratuitas para cursos on-line de inglês e espanhol para 80 mil estudantes, empreendedores individuais e profissionais do setor turístico. Estão abertas, ainda, as inscrições para o projeto Profissional Bom de Copa: são oito mil vagas nas 12 cidades-sede para profissionais do segmento de alimentação, como garçom, atendente, caixa e gerente. Todos os projetos já estão em andamento. Quase dez mil trabalhadores da hotelaria, do setor de alimentação e de locação de automóveis já foram qualificados.

 Para financiar a construção, ampliação e reforma da rede hoteleira foi criado o programa BNDES ProCopa Turismo. A linha de crédito terá valor inicial de R$ 1 bilhão. O Brasil possui mais de 28 mil meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas e albergues.

 Desembarques internacionais têm aumento recorde 

 Os desembarques internacionais apresentaram aumento recorde em 2010. A movimentação chegou a 7,8 milhões no ano passado, 20% superior aos 6,5 milhões de desembarques verificados em 2009. No segundo mês de 2011, o País teve dois recordes: foi o melhor fevereiro e o melhor primeiro bimestre já registrado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Foram 689.938 desembarques internacionais de passageiros em aeroportos brasileiros em fevereiro e 1.558.478 desembarques no acumulado do primeiro bimestre (11,8% superior ao registro de igual período de 2010).

 Crescimento do Turismo 

 Atualmente, o turismo responde por cerca de 3,6% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Desse total, 85% são receitas geradas pelo turismo doméstico. Aproximadamente 7,2 milhões de brasileiros trabalham nas chamadas Atividades Características do Turismo (ACTs) no País, e estima-se um aumento de 10%, até 2014.

 Fonte: Site Portugal digital

Prazo para verificar e corrigir dados do Censo Escolar termina

Gestores de todas as escolas de educação básica do País deverão verificar as informações sobre o movimento e o rendimento de cada um de seus alunos no último ano letivo. O prazo para essa conferência se encerra hoje (6), às 20 horas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) enviou correspondência a todos os coordenadores estaduais comunicando o encerramento do período de retificação e alertando que o prazo não será prorrogado. De acordo com o Educacenso 2010, 677.111 alunos foram matriculados nas escolas públicas e particulares em Mato Grosso do Sul, sendo 281.939 alunos da rede estadual, 314.391 na rede municipal em todo o Estado e 79.403 na rede privada.

 

Cada escola deve entrar no sistema Educacenso, gerar os relatórios de sua unidade, conferir os dados e proceder às eventuais correções necessárias. Para isso, deve acessar o sistema, usando sua senha, clicar na opção situação do aluno e, em seguida, no botão retificar. Concluído o processo, a escola deve solicitar o encerramento do ano escolar no item de menu situação do aluno. Já os secretários de educação têm acesso aos relatórios de todas as escolas de sua rede. Os gestores municipais devem acessar o sistema e clicar na opção situação do aluno, seguindo o caminho relatórios e, em seguida, relatórios gestores.

 

Essa é a última etapa do Censo Escolar da Educação Básica de 2010, cujos dados foram coletados no ano passado, tendo como referência a última quarta-feira do mês de maio. Entre 1º de fevereiro e 18 de março, ocorreu nova etapa, com a consulta às escolas sobre a situação de cada um de seus alunos – se foi aprovado ou não, se foi transferido ou mesmo se abandonou os estudos – ao final do ano letivo. Agora, as escolas e os gestores têm a possibilidade de conferir todos os dados, já dentro dos relatórios gerados pelo Inep, e corrigir aqueles que eventualmente estiverem incorretos.

 

Fonte: site MS Aqui

Mais de mil integrantes do MST fazem passeata na Avenida Paralela

A ação dos integrantes do MST faz parte do "Abril Vermelho", que foi organizado para lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás

 

Cerca de mil e quinhentos trabalhadores do Movimento de Luta pela Terra (MST), que ocuparam e montaram acampamento na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nesta terça-feira (5), realizam uma caminhada do bairro de Sussuarana em direção à Avenida Paralela na manhã desta quarta-feira (6), de acordo com a órgão de trânsito de Salvador.

 

O trânsito, que já estava congestionado na região em razão do grande fluxo de veículos no horário, está ainda mais congestionado no sentido centro, segundo a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador).

 

A ação dos integrantes do MLT faz parte do "Abril Vermelho", que foi organizado para lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás. Ao todo, são cinco movimentos sociais liderados pelo Movimento de Luta pela Terra (MLT) e pela Luta Camponesa. Das 15 reivindicações entregues ao Incra, algumas fogem da alçada do Instituto, segundo a assessoria do órgão. Os sem-terra pedem liberação de mais recursos para que sejam criados assentamentos na Bahia. 

 

Fonte http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/integrantes-do-mst-fazem-passeata-na-avenia-paralela/



Essa charge critica um ponto importante que atualmente � considerado o principal problema da educa�ao brasileira, o mal ensino dos professores. Esse problema � retratado no momento em que um homem que aparenta ser pol�tico entega livros a um mendigo. Ele apenas entrega os livros, por�m recusa-se a ensinar o homem a escrever. Ao dizer tamb�m, que muitas vezes l� e nao entende nada, ele retrata outro problema que � o fato de que v�rios brasileiros passaram pelas escolas, formaram-se mas nao aprenderam nada, originando assim a famosa mao de obra desqualificada.

MST realiza Semana Nacional de Luta Camponesa no Pará






7 de abril de 2011

Por João Márcio "Entre os dias 10 a 17 de abril, o MST realiza a Semana Nacional de Luta Camponesa e Reforma Agrária no Pará, contando uma série de atividades que marcam os 15 anos do Assentamento 17 de Abril, como também relembra o Massacre de Eldorado de Carajás, mundialmente conhecido, onde 19 vidas foram ceifadas e 69 pessoas mutiladas e os culpados até hoje impunes.


Atos políticos e culturais também serão realizados no Assentamento 17 de Abril e no espaço do monumento na “Curva do S”, em Eldorado dos Carajás, além do permanente Acampamento Político Pedagógico da Juventude do MST, que contará com cerca de 1.000 jovens, vindo dos acampamentos e assentamentos de o todo.


Oficinas de teatro, dança, poesia, instrumentos musicais, agitação e propaganda, música, artes plásticas e temas relacionados à infância Sem Terra, assim como o Cine Terra, ocorrerão, às tardes, ao longo da semana na escola do assentamento, Oziel Alves Pereira.


Entre as ações da semana, destaca-se a noite cultural nordestina e amazônica, a inauguração da Biblioteca José Saramago e da Rádio Camponesa na comunidade.


Já os shows terão a presença da cantora e compositora Socorro Lira; da banda de rap de São Paulo, A Família, além de Zeca Tocantins e Clauber Martins, trazendo suas composições que remetem a cultura regional, a apresentação de Beto Dy Maya e a Banda Nó de Aroeira, sem contar a participação de Zé Geraldo, no dia 15 de abril."