Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Hoje o Dia da Mãe passou a ser comemorado em todas as partes do mundo,em diferentes datas. Apesar de muitos criticarem a excessiva “mercantilização” da festa (trata-se de uma excelente oportunidade de negócio para os comerciantes) o objectivo continua a ser nobre — o de celebrar o amor pela pessoa que nos trouxe ao mundo.

Nos países que falam português a data não passa em claro. Em Angola e em Portugal, o Dia da Mãe já foi comemorado a 8 de Dezembro, hoje é festejado no primeiro Domingo de Maio, em homenagem a Maria, a Mãe de Cristo.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi comemorado a 12 de Maio de 1918, promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. A ordem para que a celebração ocorresse apenas no segundo domingo do mês de Maio veio do presidente Getúlio Vargas, a partir de um decreto assinado em 1932.

Em Espanha também é comemorado no primeiro Domingo de Maio. Na África do Sul, o dia é tido como uma oportunidade para agradecer não apenas às mães, mas também a outras grandes mulheres que são como mães. Neste país, a festa ocorre, tal como na maior parte dos países do mundo, no segundo domingo de Maio.

No Japão aproveita-se o dia para comemorar o aniversário da Imperatriz Kojun, mãe do actual imperador Akihito. Na China, havia a tradição de se apoiar as mães mais pobres, sobretudo, as do meio rural. Nos últimos anos o dia serve também para homenagear Meng Mu, a mãe de Mèng Zi (Mêncio), discípulo do grande filósofo Confúci.
http://www.opais.net/pt/revista/?id=1640&det=3092&mid=