Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Exposição faz viagem pela arte contemporânea

Uma breve viagem pela história da arte contemporânea brasileira. Assim pode ser definida a exposição “Imagens: Recortes de uma coleção”, que pode ser visitada até o dia 3 de novembro, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará. A mostra, que tem a curadoria de nomes como Jussara Derenji, Marisa Mokarzel, Luftala Bitar, é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará. As obras de arte fazem parte do acervo particular de Jorge Alex Athias.

“Privilegiamos para a exposição fotografias e gravuras mais representativas da arte contemporânea brasileira. Com isso, além de valorizarmos um acervo pessoal, tornamos público algo que antes fazia parte apenas do âmbito particular do colecionador”, explica Mariza Mokarzel.

De acordo com o presidente do TRE-PA, desembargador Ricardo Nunes, a mostra abre o calendário anual do Centro Cultural. Ele reforça ainda que uma agenda está sendo fechada para que, a cada dois meses, novas exposições sejam recebidas.

Entre as obras escolhidas estão as dos fotógrafos Luiz Braga e Walda Marques e da artista plástica paraense Berna Reale, vencedora do Salão Arte Pará 2009, que foi fotografada em meio a urubus no Ver-O-Peso. Também merece destaque o vídeo arte, de 1970, de Ricardo Pasmal e as gravuras do artista paulista Carlito Carvalhosa, que, de forma desconcertante, retrata a violência sintetizada em metal. Carvalhosa é considerado um dos mais importantes artistas contemporâneos brasileiros da década de 1980. Ao todo, 20 obras, datadas entre 1968 e 2010, fazem parte da mostra.

http://diariodopara.diarioonline.com.br/N-141577-EXPOSICAO+FAZ+VIAGEM+PELA+ARTE+CONTEMPORANEA.html

Tiroteio em restaurante nos EUA deixa pelo menos 4 mortos e 6 feridos


Pelo menos quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas em um tiroteio ocorrido nesta terça-feira em Carson City, no estado de Nevada (Estados Unidos).
Cinco dos nove baleados pertenciam à Guarda Nacional de Nevada e no momento do tiroteio estavam tomando café da manhã no International House of Pancakes (IHOP), famosa cadeia de fast-food, explicaram as autoridades locais.
Dos mortos, dois eram membros da Guarda Nacional, outro era um transeunte e o quarto era o próprio autor do tiroteio.
O xerife de Carson City, Kenny Furlong, indicou à imprensa local que o suspeito atirou em si mesmo logo após, e que morreu pouco depois por causa dos ferimentos.
Os feridos foram transferidos a diferentes centros de saúde do estado de Nevada com diagnósticos de diferentes gravidades.
As autoridades não identificaram as vítimas, embora a imprensa local indicasse que o autor dos disparos poderia ser um antigo funcionário do restaurante.