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quarta-feira, 16 de março de 2011

População vê melhorias na educação brasileira, diz pesquisa do Ipea

O Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips) desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta segunda-feira (25), mostra que 48,7% dos entrevistados acredita que a educação pública melhorou. Para 27,2%, não houve mudanças e 24,2% acreditam que a educação pública piorou.
A pesquisa, ainda, mostra que 12,1% acham que a educação melhorou bastante. Os que acham que piorou bastante chegam a 13,1% dos entrevistados.
O objetivo do Sips é captar a opinião e a avaliação da população brasileira sobre políticas e serviços públicos em diversas áreas, como saúde, cultura, trabalho, justiça, segurança pública e mobilidade urbana, entre outras. Nesta edição, o Sips pesquisou sobre educação.
Foi aplicado um questionário com 21 questões objetivas, para 2.773 pessoas nas suas residências, em todo o Brasil, no período de 3 a 19 de novembro de 2010. Foram abordadas questões sobres os conselhos escolares, merenda escola, programa do Livro Didático, Programa Universidade para Todos (ProUni), entre outras. O Sips revelou que as mulheres são mais críticas que os homens sobre a situação da educação. Assim como os brancos que têm avaliações menos favoráveis quando comparadas às dos negros e pardos. 
Regiões
O melhor índice foi registrado no Centro-Oeste (62,9% disseram que a educação melhorou), enquanto o menor coube ao Sudeste. Nesta região, 40% dos entrevistados consideraram avanço na área, enquanto outros 36% disseram que a educação piorou.
Segundo a pesquisa, o maior índice de percepção de melhora na educação no Centro-Oeste, no Nordeste e no Norte, e o menor índice no Sul e no Sudeste podem ser uma evidência de que foram ampliados os investimentos nas três primeiras regiões, já que é justamente lá onde se encontram os piores indicadores educacionais do país.
ProUni
Dentre os programas específicos na área de educação abordados pelo Sips, o ProUni apresentou a maior visibilidade social - 61% dos entrevistados afirmaram conhecê-lo.
A maioria (82%) considerou que a quantidade de vagas ofertadas pelo programa é insuficiente. Outros 15,8% avaliaram como sendo suficiente. 
Os critérios utilizados para seleção de candidatos foram considerados regulares por 40% do total de entrevistados que conhecem o programa, o que configurou maior frequência de resposta. Em seguida, aparecem aqueles que os avaliaram como bons (32,7%), enquanto 27,3% afirmaram que os critérios são ruins.
A pesquisa mostra, ainda, que 73,4% da população acha que o ProUni deveria ser ampliado.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/02/populacao-ve-melhorias-na-educacao-brasileira-diz-pesquisa-do-ipea.html

Terremoto de 5,3 atingiu a capital do Chile, mas não há relatos de vítimas

Um terremoto de magnitude 5,3 na escala Richter atingiu a cidade de Santiago, no Chile, por volta das 19h36 desta quarta-feira. Apesar de ainda não haver registros de mortes, a situação é preocupante, visto que o abalo aconteceu a menos de uma semana do terremoto e tsunami que atingiram o Japão.
O Chile é um país propício à essas devastações, a exemplo da ocorrida há um ano atrás, de magnitude 8,8, que além de matar cerca de 500 pessoas, devastou cidades e a economia no centro-sul do país.
No início deste ano, um terremoto de 5,9 graus na escala Richter foi registrado nas regiões de O′Higgins, Maule e Bío-Bío, também no Chile. Desta vez, o epicentro localizou-se no continente a uma profundidade de 24,7 km, e atingiu apenas a capital do país.

http://www.diariodepernambuco.com.br/mundo/nota.asp?materia=20110316221834

Líder da Líbia declara que vai se aliar com Al Qaeda

Ditador Kadafi ameaça se aliar com a Al Qaeda




Líder da Líbia afirma que vai declarar uma ´Guerra Santa´ se houver uma intervenção militar estrangeira no país

Trípoli. O ditador líbio, Muammar Kadafi, advertiu aos governos ocidentais que, se houver uma intervenção militar estrangeira em seu país, a Líbia vai se aliar à rede terrorista Al Qaeda. Ele fez as declarações ao jornal italiano "Il Giornale".

"A Líbia sairá da aliança internacional contra o terrorismo, nos aliaremos com a Al Qaeda e declararemos a Guerra Santa", ameaçou Kadafi, "caso os governos ocidentais se comportem conosco como no Iraque".

O ditador disse se sentir "traído" por seu até agora amigo, o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi. Ele ainda afirmou que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, tem "uma espécie de desordem mental, porque disse coisas que só um louco poderia dizê-las".

"Estou realmente surpreso com a atitude de meus amigos europeus. Dessa forma, eles puseram em perigo e danificaram uma série de grandes acordos sobre segurança e cooperação econômica que tínhamos", ressaltou Kadafi.

Para o governante, o povo o apoia e os insurgentes perderam a batalha. "Não restam esperanças para eles, é uma causa perdida. Os rebeldes têm duas possibilidades: render-se ou fugir", acrescentou. Ele ainda acusou os opositores de usar os civis como escudos humanos, inclusive as mulheres.

Sobre a possibilidade do conflito terminar em "banho de sangue" nas cidades que ainda estão nas mãos dos rebeldes, Kadafi afirmou que o objetivo é "combater o terrorismo".

Ele também descartou qualquer negociação. "Dialogar? Com quem? Não é possível negociar com terroristas próximos de Osama bin Laden. Eles mesmos não acreditam no diálogo, pensam apenas em combater e em matar, matar e matar", disse o ditador.

Ontem, as forças de Kadafi tomaram duas cidades estratégicas no leste da Líbia, forçando os combatentes rebeldes a recuarem às pressas e a liberarem a estrada que leva ao reduto insurgente de Benghazi.

A cidade de Ajdabiyah, na encruzilhada de duas rodovias, caiu após um bombardeio pesado de forças terrestres que levou civis a fugirem pela estrada, em busca de território mais seguro. O porto petrolífero de Brega foi tomado após uma manhã de combates em que o domínio mudou várias vezes de um lado para outro.
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Trabalho de Atualidades - Reportagem ( MEC quer mudar lei do Prouni para acabar com bolsas parciais)

MEC quer mudar lei do Prouni para acabar com bolsas parciais

O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira mudanças na lei do Prouni (Programa Universidade para Todos) para aumentar o número de vagas e acabar com as bolsas parciais e a distância.

O programa oferece vagas para alunos carentes em universidades particulares.

A ideia defendida pelo ministro durante audiência na Comissão de Educação do Senado é resgatar a redação original do projeto do governo que criou o programa, em 2005. O texto estabelecia que as instituições participantes do programa deveriam oferecer 10% de vagas gratuitas. O Congresso, no entanto, mudou o dispositivo e reduziu o percentual para 7,5%, permitindo que parte das bolsas cobrisse 50% das mensalidades, e não o total.

Segundo o MEC, essas bolsas parciais são as que mais sobram, porque o aluno não consegue pagar o restante das mensalidades. Para Haddad, o ideal é que só fossem concedidas bolsas integrais.

Ele também defendeu que seja rediscutida a oferta de vagas a distância pelo programa, já que elas também estão entre as que mais sobram.

As declarações do ministro foram feitas após questionamentos do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) sobre relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) que, entre outros pontos, aponta o fato de parte das bolsas não serem preenchidas, sem que as universidades sejam punidas. O MEC contesta os critérios do TCU.

Haddad disse que irá procurar a liderança do PT no Senado para encaminhar as mudanças no Prouni dentro das comissões de educação da Câmara e do Senado --o que poderia evitar que o projeto fosse votado no plenário por todos os parlamentares. Ele descartou enviar um novo projeto de lei sob o argumento de que isso poderia provocar uma discussão sobre todo o programa e, dessa forma, colocar sua essência em risco.

CFSP

http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=4511

Mato Grosso do Sul tem greve de professores e 290 mil perdem aula

Reajuste salarial de 6% e uma jornada de trabalho de 20 horas semanais são as principais reivindicações dos professores

Professores da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul fizeram uma paralisação hoje (16) e deixaram 290 mil alunos sem aulas no Estado. A atitude foi um protesto por reajuste salarial e havia sido definida em Assembléia realizada no dia 8 de fevereiro, na Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems). A partir de amanhã as aulas voltam à normalidade, mas novas paralisações não estão descartadas.

Um reajuste salarial de 6% e uma jornada de trabalho de 20 horas semanais são as principais reivindicações da categoria. Atualmente, os professores da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul ganham, em média, R$ 1.750 por uma jornada de 40 horas por semana.

A Fetems também pede melhores condições de trabalho, plano de cargos e carreiras, fim da superlotação nas salas de aula, concurso público imediato e o cumprimento das metas estabelecidas na Conferência Nacional de Educação (Conae/2010).

Depois de se reunir com os deputados na Assembleia Legislativa, o presideten da Fetems, Jaime Teixeira, se encontra no final da tarde com o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), para discutir as exigências da categoria.

Os professores da rede municipal não participaram da paralisação porque a data-base de negociação salarial (maio) é diferente do período de negociação da rede estadual.

http://ultimosegundo.ig.com.br


Unesco: países estão longe das metas para educação

Total de crianças fora da escola e a lenta redução do analfabetismo preocupam

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) faz um alerta aos governos em seu Relatório de Monitoramento Global de 2011, divulgado nesta terça-feira: o compromisso assumido por 164 países, entre eles o Brasil, para melhorar a qualidade da educação no mundo até 2015 está “longe de ser atingido”.

“Em 2008, 67 milhões de crianças estavam fora da escola. O progresso em direção à universalização da escolarização está mais lento. Se as tendências atuais continuarem, pode haver mais crianças fora da escola em 2015 do que há hoje”, alerta a pesquisa. Quase metade dessa população está concentrada em apenas 15 países, entre eles o Brasil, que tem 700.000 crianças fora da escola segundo os dados da Unesco. Como a velocidade da inclusão desse grupo vem caindo, a organização estima que, caso a tendência se mantenha, em 2015 serão 72 milhões sem acesso ao ensino no mundo.

A organização afirma que na última década houve avanços, como a melhoria do bem-estar na primeira infância, mas que ainda existem entraves para o avanço na área da educação. Além do grande número de crianças fora da escola, a lenta redução do analfabetismo preocupa a Unesco. De acordo com o relatório, 17% da população mundial ainda está nessa situação. O objetivo de reduzir em 50% o porcentual de analfabetos em cada um dos países signatários não será atingido por uma parcela dos participantes. Segundo a Unesco, o fracasso é reflexo do “descaso de longa data para com a alfabetização nas políticas educacionais”.

Assinado em 2000, durante a Conferência Mundial de Educação em Dacar, no Senegal, o compromisso Educação para Todos (EPT) estabelece seis objetivos que devem ser atingidos pelos signatários até 2015: ampliar a educação para a primeira infância, universalizar o acesso à educação básica, garantir o atendimento de jovens em programas de aprendizagem, reduzir em 50% as taxa de analfabetismo, eliminar as disparidade de gênero no acesso ao ensino e melhorar a qualidade da educação.

A Unesco criou um índice (Education For All Development Index – EFA) para medir o desempenho dos países em relação ao cumprimento das metas. Entre os 127 países avaliados por esse indicador, o Brasil está no grupo com resultado “mediano” e ocupa a 88ª posição do ranking. No topo da lista estão o Japão, a Grã-Bretanha e a Noruega. O Chile, o Uruguai e a Argentina são os latino-americanos que fazem parte da lista com alto índice.


Fonte: Revista Veja Online

Postagem sobre Educação

Visita de Barack Obama ao Brasil pode trazer melhorias para educação

A visita do presidente dos EUA, Barack Obama ao Brasil será marcada por discussões e acordos em diversas áreas. Na educação, a expectativa é de que o presidente norte-americano assine um convênio de intercâmbio. O Convênio beneficiará alunos de engenharia da Unicamp, que poderão estudar no MIT o Massachusetts Institute of Technology.
O objetivo do intercâmbio é suprir o mercado de engenheiros do Brasil, que carece de profissionais com boa formação.
Para que os acordos na educação com os EUA não atendam somente estudantes da Unicamp, o MEC pretende marcar uma reunião até o final do ano com o Departamento de Educação do Governo americano para tratar de outros assuntos.

http://www.portaluniversidade.com.br/noticias-ler/visita-de-barack-obama-ao-brasil-pode-trazer-melhorias-para-educacao/1620

Terrorismo



Ataque terrorista de 11 de setembro.

O terrorismo tornou-se um tema bastante evidente em todos os meios de comunicação, principalmente após os ataques de 11 de setembro aos Estados Unidos. O mundo tem observado o terrorismo como uma ameaça constante, o caso citado não foi o único, existem vários grupos espalhados por todos os continentes e que reivindicam diferentes interesses.
A seguir os principais grupos terroristas e onde estão localizados no espaço geográfico mundial.

Al Qaeda: grupo fundamentalista islâmico que possui financiadores para o desenvolvimento de ataques em diferentes pontos do planeta, além disso, detém ramificações da organização, configurando assim como uma atitude globalizada. Esse grupo surgiu no Oriente Médio, porém os ataques ocorrem nessa região e em outros pontos do planeta.

Hamas (Movimento de Resistência Islâmica): grupo que atua em locais próximos à fronteira entre a Palestina e Israel, que busca a formação do Estado Palestino através de atentados com homens bomba e outras modalidades.

Jihad Islâmico da Palestina: desenvolve suas práticas em Israel, em áreas ocupadas pela Jordânia e Líbano.

Hizbollah (Partido de Deus): desenvolve-se no Líbano, com participantes nos Estados Unidos, Europa, Ásia, África e América do Sul.

Al Jihad: age no Egito, busca implantar um Estado Islâmico, possui ligação no Afeganistão, Paquistão, Iêmen, Sudão, Líbano e Reino Unido.

Organização Abu Nidal: age principalmente no Iraque, Líbano, Líbia e Egito.

Frente Popular para a Libertação da Palestina: atua na Síria, Líbano, Israel e na Palestina.

Frente popular de Libertação da Palestina - Comando Geral: representa um grupo terrorista que surgiu na Palestina, atua na faixa de Gaza, Síria e Líbano.

Brigada dos Mártires do Al-Aqsa: grupo palestino terrorista que atua com ataques, atentados, rebeliões contra Israel.

Grupo Abu Sayyaf: age especialmente no sul das Filipinas e Malásia.

Grupo Islâmico Armado (GIA): age na Argélia, esse grupo terrorista se formou em 1992.

Kach e Kahane Chai: grupo terrorista israelense que busca a implantação do território conforme está expresso na Bíblia, dessa forma seu maior inimigo é a Palestina.

Grupo Islâmico (GI): grupo terrorista que atua no Egito, além do Afeganistão, Sudão, Reino Unido, Iêmen e Áustria.

HUM (Harakat ul-Mujahidin): grupo extremista que age em função do islamismo em países como o Paquistão e Índia, na região da Cachemira.

Movimento Islâmico do Usbequistão: tem suas atuações, sobretudo, no Usbequistão, além do Afeganistão, Tajiquistão e Quirguízia.

Partido dos Trabalhadores do Curdistão: corresponde a um grupo que aspira por território e independência, representa o povo curdo, age na Turquia, Iraque, Síria e Europa Ocidental.

Exército de Libertação Nacional do Irã: grupo que busca a expansão do islamismo.

Tigres Tâmeis: grupo separatista que busca a independência entre o norte e o sul do Sri Lanka.

ETA (Pátria Basca e Liberdade): busca a independência territorial da França e Espanha.

Ira (Exército Republicano Irlandês): luta pela saída das forças britânicas do território da Irlanda, atua em partes da Europa, especialmente na Irlanda do Norte. Esse é um grupo católico.

Ensinamentos da Verdade Suprema: grupo com base religiosa que acredita que o fim do mundo está próximo e esse será decorrente da Terceira Guerra Mundial entre Estados Unidos e Japão.

Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia): corresponde a um grupo guerrilheiro que desenvolve um estado paralelo na Colômbia, sua atuação é mais evidenciada na Venezuela, Panamá e Equador, além dos ataques, atentados e sequestros ocorridos internamente.

Exército de Libertação Nacional – Colômbia: esse grupo tem sua atuação na Colômbia e têm ideais semelhantes aos praticados em Cuba, promove uma grande quantidade de sequestros no país, principalmente de estrangeiros.

Autodefesas Unidas da Colômbia: grupo vinculado ao narcotráfico que visa proteger seus negócios contra as ações da Farc, além de garantir o plantio da coca e o mercado de cocaína.

Sendero Luminoso: grupo guerrilheiro que age no Peru em busca da implantação de um estado comunista.

Movimento Revolucionário Tupac Amaru: grupo que atua no Peru e visa à instauração do regime socialista no país.

Frente Revolucionária de Libertação Popular: grupo com ideais marxistas que age na Turquia e contra os Estados Unidos.

Organização Revolucionária 17 de Novembro: atua na Grécia contra Estados Unidos, OTAN e União Europeia.

Luta Revolucionária do Povo: grupo que foi criado para confrontar o governo militar e a ditadura que vigorou na Grécia, na década de 70.

Grupos separatistas chechenos: grupos terroristas que buscam a independência da Chechênia em relação à Rússia, esses cometem uma série de atentados.

http://www.brasilescola.com

Postado por Gabriel Felipe


Concentração de renda no Brasil é imensa
Presidente do Ipea, Márcio Pochmann aponta as desigualdades

Presidente do Ipea, Márcio
Pochmann aponta as desigualdades

Dados revelados de uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pela manhã, mostram que o quadro de desigualdades no país e a concentração de renda se mantêm entre os maiores do mundo. Segundo o Instituto, 10% da população mais rica do Brasil detêm 75,4% de todas as riquezas do país. Os dados, segundo o presidente do Ipea, Márcio Pochmann, seguem para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). A pesquisa foi realizada, segundo o executivo, como subsídio à discussão sobre a reforma tributária, em curso no Congresso.

Ainda segundo a pesquisa a concentração é maior em três capitais brasileiras. A concentração é maior em São Paulo, onde 10% detém 73,4% de toda a riqueza. Esse número cai, em Salvador, para 67% e, no Rio, para 62,9%. Segundo Pochmann, um dos principais responsáveis pela distorção é o sistema tributário em vigor.

- O dado mostra que o Brasil, a despeito das mudanças políticas, continua sem alterações nas desigualdades estruturais. O rico continua pagando pouco imposto – disse ele aos jornalistas.

Na história brasileira, segundo Pochmann, pouco mudou desde o século XVIII, quando os 10% mais ricos concentravam 68% da riqueza, no Rio de Janeiro, capital do país. Este é o único dado disponível, no Instituto, anterior à atual pesquisa.

- Mesmo com as mudanças no regime político e no padrão de desenvolvimento, a riqueza permanece pessimamente distribuída entre os brasileiros. É um absurdo uma concentração assim – disse ele aos jornais paulistas.

Na contramão do equilíbrio fiscal pretendido por qualquer nação civilizada, no Brasil os pobres chegam a pagar 44,5% a mais de impostos do que os ricos, conforme mostra a pesquisa a ser apresentada ao CDES. O economista sugere que os ricos tenham uma tributação exclusiva, para conter esse regime de desigualdade, por meio de uma reforma tributária que calcule a contribuição de cada brasileiro conforme sua classe social.

- Nenhum país conseguiu acabar com as desigualdades sociais sem uma reforma tributária – disse à versão do diário paulista Folha de S. Paulo para a internet.

http://correiodobrasil.com.br

postado por Gabriel Felipe.

Deputados aprovam crédito de R$ 968 milhões para a Educação

O Plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória 508/10, que concede crédito extraordinário de R$ 968 milhões ao Ministério da Educação para reforço aos programas nacionais de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e de Alimentação Escolar (Pnae). Ambos são geridos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A matéria, relatada pelo deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), será enviada para análise do Senado.

Segundo o acordo de líderes, essa é a única matéria que será votada nesta terça (15/3). Nesta quarta-feira, deverá ser analisada a MP 509/10, que prorroga, de novembro de 2010 para 11 de junho de 2011, o prazo legal para a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) contratar franquias de seus serviços por meio de licitação.

Bibliografia: www.diariodepernambuco.com.br

Murilo Seno