Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2011

POSTAGEM LIVRE
















UMA MÃE DISFARÇA O SEU BEBÊ PARA TIRAR FOTOS : Adele Andersen é uma publicitária finlândesa muito creativa. Quando nasceu o seu bebê, Mila, teve uma idéia:enquanto seu sono, podia disfarçá-lo e recriar contos.

ONU - (Organização das Nações Unidas)

Introdução Fundada em 24 de outubro de 1945, na cidade de São Francisco (Califórnia – Estados Unidos), a ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização constituída por governos da maioria dos países do mundo. É a maior organização internacional, cujo objetivo principal é criar e colocar em prática mecanismos que possibilitem a segurança internacional, desenvolvimento econômico, definição de leis internacionais, respeito aos direitos humanos e o progresso social. Fundação Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU.Localização e divisão administrativa A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativos como, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembléia Geral entre outros. A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;- Criação de condições que mantenham a justiça e o direito internacional.Você sabia? - As línguas oficiais da ONU são inglês, francês, russo, mandarim, espanhol e árabe.- Atualmente (2007) a ONU é presidida pelo secretário geral sul-coreano Ban-Ki-Moon.- A ONU é mantida através de contribuições financeiras feitas pelos países membros. Os países que mais contribuem são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá.- Dia 24 de outubro comemora-se o Dia da ONU.

Líder militar do Egito se reúne com presidente palestino

O governo militar do Egito se reunirá com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, na quinta-feira para buscar maneiras de aliviar a tensão entre o movimento Fatah e o rival Hamas, informou a agência de notícias estatal do Egito, no sábado.
Reconciliar os movimentos rivais administrando os assuntos palestinos é visto como vital para qualquer perspectiva de um Estado palestino baseado em acordos de paz com Israel.
Abbas vai manter "negociações importantes" com o marechal Mohamed Hussein Tantawi, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas, disse a agência de notícias egípcia Mena.
O Fatah participou das negociações diretas com Israel mediadas pelos EUA no ano passado, gerando a condenação do Hamas, que tomou Gaza do Fatah em 2007 e é hostil ao Estado judaico.
Israel endureceu o bloqueio a Gaza depois que o Hamas assumiu o controle da região. O Egito intermediou seis meses de negociações entre o Hamas e o Fatah em 2009, o que levou ao esboço de um pacto para um governo de unidade nacional.

O Fatah assinou o pacto, mas o Hamas desistiu, exigindo garantias de reconhecimento internacional.
Abbas, cujo movimento ainda controla áreas da Cisjordânia, disse na semana passada que estava disposto a visitar Gaza para acabar com as divisões e dar o pontapé inicial a um "diálogo global".
Fonte:http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,lider-militar-do-egito-se-reune-com-presidente-palestino,700925,0.htm

Arábia Saudita condena 5.080 por crimes de terrorismo

Um total de 5.080 pessoas foram condenadas por crimes de terrorismo na Arábia Saudita, onde a Al Qaeda lançou uma campanha em 2003 para derrubar a monarquia aliada a países ocidentais, informou a mídia estatal no sábado.
Os relatórios não estabelecem um período para as condenações. A Arábia Saudita, com a ajuda de peritos estrangeiros, conseguiu combater uma campanha da Al Qaeda de 2003 a 2006 que teve como alvo condomínios de expatriados, embaixadas e instalações de petróleo.
Riad destruiu os principais núcleos da Al Qaeda na Arábia Saudita, mas alguns militantes fugiram para o vizinho Iêmen e se reorganizaram para formar uma ala regional baseado no Iêmen que visa, entre outras coisas, a queda da família real saudita.

A agência oficial de notícias SPA disse que casos de 2.215 pessoas haviam sido transferidos para um tribunal especial sobre terrorismo, citando uma declaração da promotoria
"Esta declaração mostra o progresso no envio dos detentos à Justiça", disse o porta-voz do Ministério Mansour al-Turki à televisão estatal.
Grupos independentes relataram violações dos direitos humanos no tratamento de supostos militantes na Arábia Saudita, uma acusação que o governo do país muçulmano rejeita.
Fonte:. http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,arabia-saudita-condena-5080-por-crimes-de-terrorismo,700927,0.htm

Concentração de Renda

Em economia, concentração de renda é o processo pelo qual a renda, proveniente de lucro, de salário, de aluguéis e de outros rendimentos, converge para uma mesma empresa, região ou grupo privilegiado de pessoas.

Um dos métodos usados para se medir a concentração de renda é medir quanto o grupo formado pelos 10% mais ricos da população recebe em comparação ao grupo dos 10% mais pobres, conhecido como P90/P10 ou 10% mais ricos a 10% mais pobres. Outro índice muito conhecido é o Coeficiente de Gini.

Pelo critério P90/P10, o país com a menor concentração de renda do mundo é o Japão, a segunda maior potência econômica do planeta, com 4,23. O Japão tem um Coeficiente de Gini de 24,9 perdendo apenas para a Dinamarca, cujo coeficiente é de 24,7.

Dentre os países desenvolvidos, a maior concentração de renda está nos EUA 15,57, seguido pela França, com 9,1 (pelo critério P90/P10).

No Brasil a concentração de renda é tão intensa que o índice P90/P10 está em 68 (2001). Ou seja, para cada Dólar que os 10% mais pobres recebem, os 10% mais ricos recebem 68. O Brasil ganha apenas da Guatemala, Suazilândia, República Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Namíbia.

Segundo dados do Human Development Report (HDR) – Organização das Nações Unidas (ONU), de 2004, o Brasil apresenta historicamente uma desigualdade extrema, com índice de Gini próximo a 0,6. Este valor indica uma desigualdade brutal e rara no resto do mundo, já que poucos países apresentam índice de Gini superior a 0,5. Dos 127 países presentes no relatório, o Brasil apresenta o 8º pior índice de desigualdade do mundo, superando todos os países da América do Sul e ficando apenas à frente de sete países africanos.

No Brasil as classes dirigentes têm demonstrado não serem sensíveis às questões de distribuição de renda. Ainda não se deram conta dos graves prejuízos que a excessiva desigualdade na distribuição da renda nacional causa ao próprio desenvolvimento econômico de seu país, a longo prazo.
Muitos tentam colocar a questão em termos puramente ideológicos. Na realidade a má distribuição de renda em um país é sobretudo um parâmetro econômico e de sua melhoria - que é condição para se obter um mais acelerado crescimento econômico, - deveriam se preocupar os economistas brasileiros de todos os matizes "ideológicos", da "extrema esquerda" à "extrema direita".

A melhor prova disso é que até o Banco Mundial, órgão ligado ao FMI, faz gestões para sensibilizar as elites governantes dos países subdesenvolvidos para tentar engajá-las num esforço para melhorar a distribuição de renda nos países que dirigem:

Um comitê conjunto formado pelo Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) conclamou os países em desenvolvimento, assim como os doadores, a acelerar os esforços com vistas a atingir as metas de redução de pobreza acordadas internacionalmente, até a data prevista de 2015.

Pelo menos no que se refere ao Brasil, tudo indica que tais esforços meritórios do Banco Mundial ainda não surtiram quaisquer resultados práticos.
Fonte: http://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-principais/64042-concentracao-de-renda.html

MST invade fazenda em SP e inicia "Abril Vermelho"

O Movimento dos Sem-Terra (MST) deu a largada para o "Abril Vermelho", a jornada anual de lutas do movimento, invadindo hoje a fazenda Leonilda, do radialista Zé Béttio, em Rinópolis, no oeste paulista. Cerca de 180 sem-terra adentraram a propriedade por volta das 2 horas. Procedentes de acampamentos da região, os militantes chegaram num comboio de carros e caminhões, cortaram a cerca e começaram a montar os barracos.

O gerente da propriedade, Alex Santos, foi acordado por funcionários e se dirigiu ao local. Ele conversou com Luciano de Lima, coordenador do MST na região, e acionou a Polícia Militar. A PM foi até o local e anotou as placas dos veículos.

De acordo com Lima, o movimento já pediu ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a vistoria da área que, segundo Lima, tem mais de mil hectares e seria improdutiva. O gerente garantiu que a propriedade é produtiva. "Isso quem vai atestar é o Incra, mas ocupamos justamente para mostrar para a sociedade que estamos vivos e de olho nas terras que não cumprem a função social", afirmou o líder sem-terra.

Lima faz parte do grupo do MST ligado a José Rainha Júnior. Ele disse que os sem-terra só deixam o local se houver ordem judicial. Um advogado de Zé Béttio esteve de manhã no destacamento da Polícia Militar para colher informações. Ele avisou que entrará com pedido de reintegração de posse na segunda-feira.

A expressão "Abril Vermelho" foi usada pelo líder nacional do MST, João Pedro Stédile, para designar as marchas e ocupações do movimento durante o mês de abril. Bandeiras, bonés e outros símbolos do MST têm essa cor. Neste mês, os sem-terra relembram o massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 militantes foram mortos pela Polícia Militar no dia 17 de abril de 1996, durante um despejo, no sul do Pará.
 

Concentração de Renda no Brasil

A distribuição de renda no Brasil é uma das mais desiguais no mundo. São os desvios conseguidos pela elite brasileira para financiar o desenvolvimento econômico em prol de luxo e status, programas do governo que muitos ainda acreditam atender às necessidades básicas da população pobre, no entanto só contribuem para aceitação da monstruosa situação vigente e entre muitos outros assuntos que necessitam de uma maior preocupação de todos nós. Se não para transformarmos radicalmente, a promíscua e cruel realidade de uma grande parcela da população do país, pelo menos tentarmos atenuar a concentração de renda dos ricos, que fogem dos objetivos sociais de grande relevância.
Quando falo dos objetivos sociais de grande relevância, aponto a educação de qualidade para as crianças (que vivem numa situação de grande abandono), saúde para todos, diminuição do modelo concentrador de renda (o estado brasileiro cobra impostos de todos, inclusive dos muitos pobres) e como sem falta, a alimentação do povo brasileiro, que por mais absurdo pareça, tem seres humanos que estão comendo restos de lixos e estes restos são detritos de seres humanos. É imoral e violento para um país que possui um desenvolvimento econômico por conta das exportações de alimentos, sendo apenas uma minoria, a elite, que desfruta desregradamente desses privilégios.
É válido ressaltar, que programas governamentais como bolsa família, contribuíram para a melhora no quadro de distribuição de renda do país e para um “conforto” à sociedade carente e desprivilegiada, entretanto, não chega a atingir ou beneficiar aqueles brasileiros que a situação de vida é a moradia na rua, a solidão e a miséria, como no caso daqueles que comem carne de gente, que recorrem a práticas canibais remotas de selvageria, dos nossos índios, se é que estes tinham necessidades de selvageria como aqueles têm.
O drama que o Brasil ainda passa com má distribuição de renda, deixando muitos brasileiros em condições precárias, é fato. No entanto, cabe a nós reivindicarmos e buscarmos soluções para a melhoria da nossa sociedade, com uma mutação ética para com a elite, dotada de privilégios, ou com ações governamentais que amenizem tamanha desigualdade social, ou prosseguiremos para um futuro de horror, onde a pobreza e práticas canibais apenas estarão em outra modernidade.











Fonte: http://www.webartigos.com/articles/39303/1/-Concentracao-de-renda-e-Brasil/pagina1.html#ixzz1IT2Nt5lw