Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Feira de arte moderna Arco faz 30 anos;

Um dos principais eventos de arte contemporânea do mundo abre suas portas nesta sexta trazendo mais de 1200 obras de 26 países.Uma das principais feiras de arte contemporânea do mundo, a Arco, abre suas portas ao público em Madri, na Espanha, nesta sexta-feira, celebrando 30 anos.

Divulgação/Arco
Divulgação/Arco
Edição 2011 exibe mais de 1.200 obras

Uma retrospectiva especial com fotografias das três décadas da feira marca estas nova edição, que traz pinturas, esculturas, fotografias e instalações de 197 galerias de 26 países, inclusive o Brasil.

Os organizadores esperam superar a média de 150 mil visitantes de 2010.

A ARCO permanecerá aberta até o próximo domingo com ofertas a todo o tipo de colecionador. A peça mais cara da feira custa R$ 2,7 milhões e a mais barata R$ 700,00.

Dividida em três seções - Solo Projects Focus, Opening e Arco 40 -, a edição 2011 exibe mais de 1.200 obras que vão da chamada vanguarda histórica às performances ao vivo.

Entre os destaques deste ano estão galerias de países emergentes. A Rússia é a nação homenageada. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Bibliografia:www.estadao.com.br

Agência de segurança nuclear do Japão confirma terceira explosão em usina nuclear

Uma nova explosão atingiu o reator número 2 da usina nuclear de Fukushima 1 (240 km ao norte de Tóquio) por volta de 18h desta segunda-feira (horário de Brasília – 6h de terça no horário japonês), informou a agência de segurança nuclear do Japão.

Esta é a terceira explosão desde que a usina foi afetada pelo terremoto, seguido por um tsunami, que atingiu a costa japonesa na última sexta-feira (11). As outras duas explosões aconteceram no sábado e no domingo (hora de Brasília).As duas primeiras explosões foram causadas por acúmulo de hidrogênio. Segundo a Tokyo Electric Power Co. (Tepco), empresa que opera a usina, a última explosão registrada ocorreu perto da piscina de supressão no tanque de contenção do reator, destinado a impedir que a radiação vaze em caso de acidente.

Cientistas internacionais afirmaram que há sérios riscos na região, mas descartaram que a explosão possa ser comparada à tragédia de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986. As autoridades japonesas estão injetando água do mar para tentar resfriar os reatores e estão avisando moradores perto da área para não deixarem suas casas para evitar contaminação.Arte UOL

Desastre japonês deve mudar política nuclear no mundo(POSTAGEM LIVRE)


"Essa é a pior crise que enfrentamos desde a segunda guerra mundial". Com essa frase o primeiro ministro japonês, Naoto Kan, resumiu a situação do país no Sábado (12/03), um dia após o terremoto de 9 graus na escala Richter que devastou o Norte e Nordeste do país. Neste momento o problema era só o terremoto e o tsunami que o seguiu, o que já não seria pouco. Mas logo em seguida o prédio externo do reator de número 1 da usina nuclear de Fukushima explodiu, e o medo de um super-desastre atômico se espalhou pelo mundo.

Quem assistiu às imagens na TV japonesa pôde constatar a violência da explosão. E mesmo após reiteradas afirmações da empresa Tokyo Electric Power Co, responsável pela usina, de que o reator continuava intacto, e de que não havia vazamento radioativo, autoridades e especialistas passaram a mostrar um nervosismo no mínimo intrigante.Desafia a lógica acreditar que uma explosão como a que ocorreu não causou nenhuma rachadura na estrutura do reator. Corrobora com a hipótese de um desastre de grandes proporções todo o desenrolar da crise, principalmente a forma como os “pronunciamentos oficiais” foram divulgados praticamente sem nenhum questionamento.

Hoje, três dias após o tsunami e dois dias após a primeira explosão, os porta-vozes da empresa continuam dizendo que não há vazamento nuclear. Só não explicam direito como isso é possível se uma segunda explosão, ainda mais forte que a primeira, atingiu o prédio externo do reator de número 3 da mesma usina. Vale lembrar que eles mesmos admitem que trabalham incessantemente para conter o reator onde ocorreu a primeira explosão. Ou seja, o problema do primeiro reator não foi resolvido.

Outros fatos são interessantes para avaliar toda a situação no Japão. Nas primeiras horas após o terremoto, a estimativa “oficial” de mortos era de pouco mais de três dezenas. Isso para um tremor inicialmente avaliado em 7,9 graus na escala Richter.

http://ambienteja.info/ver_cliente.asp?id=171210

Inhotim- Quarto Vermelho


Surgiu em 2004 para abrigar a coleção do empresário Bernardo Paz, onde ele também vive com a esposa Adriana Varejão

e hoje expõe obras, da década de 1970 até a atualidade, em 17 galerias.

O acervo abriga 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com destaque para trabalhos de Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan,
Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.As exposições são sempre renovadas, e galerias são anualmente inauguradas.Em 2010, o centro de arte recebeu 42 mil alunos e 3,5 mil professores.A área é formada por 486 mil m² de jardins projetados por Burle Marx, com 4 mil espécies em cultivo, e está cercada por mata nativa, com 30% de todo o acervo em exposição para o público. Em reconhecimento à necessidade de preservar os 145 hectares de reserva, o instituto recebeu do Ministério do Meio Ambiente, em abril de 2010, a titulação provisória de jardim botânico.Neste jardim, estão cerca de 1,5 mil espécies catalogadas de palmeira, a maior coleção do tipo do mundo.Em fevereiro de 2010, os pavilhões em cubo branco foram substituídas por instalações transparentes. A intenção é promover o diálogo com o entorno de montanhas e mata. Em artigo de Fabiano Cypriano para o jornal Folha de S.Paulo, cita-se que as mudanças criam mais raízes locais e o Inhotim "se torna um novo paradigma para a exibição da produção contemporânea.Há ainda um restaurante cinco estrelasAberto de quinta a domingo e aos feriados, o Inhotim oferece visitas temáticas, com monitores, além de visitas educativas para grupos escolares, que devem agendar previamente.
Essa imagem é chamada de quarto vermelho umas das obras que mais se destaca em Inhotim.

www.wikipedia.org

Concentração de renda no Brasil

Concentração de renda é o processo pelo qual a renda, proveniente de lucro, de salário, de aluguéis e de outros rendimentos, converge para uma mesma empresa, região ou grupo privilegiado de pessoas. Um dos métodos usados para se medir a concentração de renda é medir quanto o grupo formado pelos 10% mais ricos da população recebe em comparação ao grupo dos 10% mais pobres. Outros índices muito conhecidos são o Coeficiente de Gini e o Índice de Theil.

Pelo critério P90/P10, o país com a menor concentração de renda do mundo é o Japão, a segunda maior potência econômica do planeta, com 4,23. O Japão tem um Coeficiente de Gini de 24,9 perdendo apenas para a Dinamarca, cujo coeficiente é de 24,7Dentre os países desenvolvidos, a maior concentração de renda está nos EUA 15,57, seguido pela França, com 9,1No Brasil a concentração de renda é tão intensa quepara cada Dólar que os 10% mais pobres recebem, os 10% mais ricos recebem 68. O Brasil ganha apenas da Guatemala, Suazilândia, República Centro- Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e NamíbiaNo Brasil as classes dirigentes têm demonstrado não ser sensíveis às questões de distribuição de renda. Ainda não se deram conta dos graves prejuízos que a excessiva desigualdade na distribuição da renda nacional causa ao próprio desenvolvimento econômico de seu país, a longo prazo.

www.wikipedia.org

Terrorismo

Terrorismo é uma "estratégia-política, por excelência", que consiste no uso de violência, física e psicológica, em "tempos de paz; sendo questionado esse momento-político, se o período é de "guerra-intestina e/ou estado de sítio e/ou guerra civil", se é ou não legítimo, sendo contado como tal, tal fato que sempre se prendeu, pela sua extrapolação e perda de controle do Estado, frente aos abusos de desordeiros, ativistas-anárquicos, partidários da anarquia de forma geral, por indivíduos ou grupos políticos, contra a ordem estabelecida, através de ataques a uma autoridade - governo ou à população diretamente, que em si(através de bombas, homens/mulheres-bomba), que o/a legitimou(dessa forma é por assim dizer, uma "guerra legítima ou ilegítima", de modo que os estragos - psicológicos/físicos ultrapassam/ultrapassem largamente o círculo das vítimas, para incluir o resto da população do território e da nação em si). Questiona-se até onde vai o poder coercitivo do Estado e do próprio cidadão(no hábito do chamado "linchamento(ato de terrorismo-individual)" delegado ao Estado, no sistema carcerário e penal). E se "Esse - Estado", é de "Guerra e/ou Paz", e do reconhecimento deste "Estado de coisas". Pois a Guerra seria, teoricamente, o Estado de "Terrorismo por-Excelência, da Nação(como um todo(Consciênte e/ou beligerante)), como o foi legitimamente, na Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial", sendo um Estado - legítimo ou ilegítimo, dependendo dai a participação direta e consciente do povo, ou não apenas um 'ato-popular' isolado, supra partidário(e/ou político, de participação partidária, somente, de um ou mais partidos querendo se impor pela força e submeter um povo). Pelo "próprio-conceito-político, desse/deste Estado"
www.wikipedia.org

líder dos ‘Sem Terra' é condenado a quatro de prisão por invasão e furto em fazenda

14/03/2011

No Brasil, o líder dissidente do Movimento dos Sem Terra, José Rainha Junior, foi condenado a quatro e um mês de prisão sob a acusação de invasão e ter liderado o saque de madeiras e equipamentos da Fazenda São João, invadida pelo Movimento dos Sem-Terra (MST) em abril de 2000, em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado de São Paulo.

Na sentença, o juiz Fernando Salles Amaral considerou como agravante da pena o fato de José Rainha ter utilizado pessoas "de pouca condição social" como "massa de manobra" para o cometimento dos crimes. A sentença é de primeira instância e cabe recurso.

De acordo com a denúncia acatada pelo juiz, durante a invasão os integrantes do MST cortaram cercas e furtaram madeiras, palanques, cavadeiras, enxadas, porteiras e um pulverizador da propriedade do fazendeiro Ricardo Pedroso Peretti.


Os integrantes do MST foram acusados ainda de terem matado a tiros 13 bois. No inquérito, além de José Rainha, outros 12 líderes do MST foram apontados como invasores. Três dos 12 líderes - Sérgio Pantaleão, Márcio Barreto e Valmir Rodrigues Chaves -, chegaram a ter as prisões preventivas decretadas durante o processo, mas acabaram absolvidos por falta de provas.

Os líderes André Luis da Silva e Antonia Agostinho Souza também foram condenados a três anos e um mês de prisão, mas tiveram a punição extinta por ter decorrido mais de oito anos para a aplicação da sentença.

fonte http://port.pravda.ru/mundo/14-03-2011/31376-mst_prisao-0/


Bernardo Paz
Bernardo Paz (Minas Gerais, 1949) é um empresário siderúrgico brasileiro, considerado um dos maiores colecionadores de artes no Brasil.
Ele é dono de diversas empresas, sendo a mineradora Itaminas a maior delas. Amante da arte, Bernardo Paz idealizou em meados da década de 1980 o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, um complexo museológico de galerias e jardins localizado em Brumadinho (MG), considerado a mais importante iniciativa artística no país, em termos institucionais, desde a criação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1947.


Biografia
A família de Bernardo Paz possuia uma vasta coleção de Arte Moderna quando o então empresario decidiu vender todas as peças. Foi em 1998, ano em que decidiu iniciar sua coleção de arte contemporânea. A primeira obra adquirida por ele foi do artista Tunga em 1998.
Hoje, sua coleção ultrapassa 400 obras dentre esculturas, gravuras, pinturas e instalações de nomes renomados atualmente, como Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Chris Burden e da sua esposa, a artista plástica contemporânea Adriana Varejão.
Na Arco 2008, feira de arte da Madrid, Espanha, Bernardo Paz recebeu o prêmio de Melhor Colecionador do Ano
Adriana Varejão
Adriana Varejão (Rio de Janeiro, 1964) é uma artista plástica brasileira contemporânea.
Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, entre elas, na Bienal de São Paulo, Tate Modern em Londres e MoMa em Nova Iorque.
Sua obra tem como base o período colonial brasileiro e se inspira nos botequins cariocas e nos banheiros públicos europeus.
Biografia
Adriana Varejão realizou sua primeira exposição individual em 1988 e na mesma época participou de uma coletiva no Stedelijk Museum, Amsterdã. Participou de importantes Bienais como Veneza e São Paulo e sua obra já foi mostrada em grandes instituições internacionais como MOMA (NY), Fundação Cartier em Paris, Centro Cultural de Belém em Lisboa e Hara Museum em Tóquio. Em 2008, foi inaugurado um pavilhão com obras suas no Centro de Arte Contemporânea Inhotim em Minas Gerais. Adriana está presente em acervos de importantes instituições, entre elas Tate Modern em Londres, Fundação Cartier (Paris), Stedelijk Museum (Amsterdã), Guggenheim (Nova Iorque) e Hara Museum (Tóquio).

Através da releitura de elementos visuais incorporados à cultura brasileira pela colonização, como a pintura de azulejos portugueses, ou a referência à crueza e agressividade da matéria nos trabalhos com “carne”, a artista discute relações paradoxais entre sensualidade e dor, violência e exuberância. Seus trabalhos mais recentes trazem referências voltadas para a arquitetura, inspirada em espaços como açougues, botequins, saunas, piscinas etc, e abordam questões tradicionais da pintura, como cor, textura e perspectiva.

Concentração de renda no Brasil

A charge acima retrata a má distribuição de renda no Brasil.
A charge ilustra uma pessoa pobre assaltando uma mais rica, dizendo que está acelerando o processo de distribuição de renda, que não é boa no Brasil. Infelizmente, por causa da má distribuição de renda no Brasil ( muitos pobres e poucos ricos, sendo que os ricos tem muito e os pobres pouco) a única saída dos pobres é assaltar, o que não deixa de ser uma atitude errada.

Preso suspeito de assassinar coordenador do MST

Uma operação conjunta realizada pelas políciais civil e militar conseguiu capturar um homem suspeito de envolvimento no assassinato do coordenador do Movimento dos Sem Terra (MST), Adelino Alexandre dos Santos. Ginivaldo Martins dos Santos, de 40 anos, foi detido na sexta-feira passada, em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela justiça.
O assassinato do coordenador do MST aconteceu em agosto do ano passado. O outro suspeito de envolvimento no crime, Laduíno Martins de Albuquerque Neto, foi preso no município de Barreiras, na Bahia, em dezembro passado.

Japão (postagem livre)
















Demi Lovato doou 600.000 dólares
Justin Bieber doou US $ 1.000.000
Miley Cyrus doou US $ 5.000.000
Lady GaGa doou US $ 15.000.000
Britney Spears doou US $ 60.000.000
Jonas Brothers doou 70 milhões dólares
Taylor Swift doou US $ 100.000.000 para o Japão


Charge Terrorismo

Um dos modos de ataque dos terroristas é a utilização dos homens-bomba. São suicidas, que amarram bombas de grande alcance ao próprio corpo, para matar o maior número de pessoas ou destruir pontos turísticos importantes do mundo. A ideia é chamar a atenção para alguma causa, quase sempre religiosa.  A charge ilustra com humor um momento de como agem estes homens-bombas ao explodirem a si mesmos em prol de algo maior, na visão deles.

Concentração de renda

Dilma coloca Brasil à disposição do governo japonês (Postagem Livre)

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5jMpElh6T2jtF99gmne6EtX1dGJnQ?docId=CNG.46498392b0a88a091a969f3b3d434a2a.5c1

A presidente Dilma Rousseff enviou esta sexta-feira, 11, uma mensagem ao premier japonês, Naoto Kan, para expressar sua solidariedade diante do violento terremoto que atingiu parte do arquipélago (8.9 graus na escala Richter, o sétimo mais forte da história). Até o final da noite desta sexta-feira, o país já contabilizava mais de 300 mortos e mais de 80 mil pessoas desaparecidas. De acordo com Rodrigo Baena, porta-voz da presidência, o governo brasileiro se coloca à disposição mas ainda não está definido o tipo de ajuda que o país irá enviar ao Japão.

Fotos sobre quem é quem na crise do Egito

http://noticias.r7.com/internacional/fotos/saiba-quem-e-quem-na-crise-do-egito-20110205-16.html#fotos
Achei interessante esse negócio ai

Após 30 anos no poder, Mubarak renuncia


Inspirados pela revolta que derrubou o governo da Tunísia no início deste ano, milhares de egípcios compareceram a um grande protesto nas ruas do país no último dia 25 de janeiro. O movimento ganhou força com o apoio de ativistas islâmicos, e, desde então, todos os dias, mais e mais manifestações surgiram pelo país. Finalmente, depois de 18 dias de protestos, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, 82 anos, renunciou ao cargo no último dia 11 de fevereiro, após permanecer por quase 30 anos no poder. Os manifestantes comemoraram a vitória, reunidos na Praça Tahrir, que virou uma espécie de símbolo para as manifestações no Egito.
No Egito, os manifestantes acusam o regime de Mubarak de repressão, fraudes eleitorais, corrupção, responsabilidade pela pobreza e pelo desemprego no país, de mais de 80 milhões de habitantes.
A oposição no Egito é dividida em dois grandes grupos. O primeiro e mais organizado é a Irmandade Muçulmana, um partido islâmico fundado em 1929. O grupo foi posto na ilegalidade por Mubarak, sob pressão dos Estados Unidos, que temem a influência islâmica nos governos da região.
O outro grupo, formado pela classe média e setores pró-Ocidente, passou a ser liderado pelo Prêmio Nobel da Paz, Mohammed ElBaradei. O diplomata, ex-diretor da AIEA (agência nuclear da ONU), voltou ao país e está liderando o movimento de oposição.
É preciso lembrar que o Egito é considerado vital para a estabilidade no Oriente Médio e no norte da África e o mundo teme que a instabilidade no país comprometa a já inflamada região.
Além de ser o guardião do Canal de Suez, por onde passa boa parte do comércio internacional, o país, além da Jordânia, é o único a reconhecer o Estado de Israel.
O Egito é o quarto país que mais recebe recursos dos EUA – R$ 2,5 bilhões (US$ 1,5 bilhão) por ano. Mubarak tem sido um aliado histórico dos americanos, que temem que o fim do regime abra caminho para que a Irmandade Muçulmana assuma o poder.
Esse é também o principal temor de Israel, já que o grupo islâmico tem ligações com o Hamas palestino (grupo fundamentalista que controla a vizinha faixa de Gaza). O Ocidente também teme que a irmandade instaure um regime islâmico no país.
Em minha opinião a renúncia de Mubarak foi boa para os egípcios, pois ele já estava a quase 30 anos no poder, cometia abusos no governo e não comandava bem o país, sendo o principal responsável pela crise que ecoou no Egito.

Organizações terroristas e terrorismo de Estado

Terrorismo organizado

As mais famosas organizações terroristas do século XX foram as Brigadas Vermelhas na Itália, O IRA (Exército Republicano Irlandês), a OLP (Organização pela Libertação da Palestina), a Ku Klux Klan, a Jihad Islâmica, Abu Nidhal, a Al-Qaeda e o ETA. Terrorismo é algo extremamente difícil de se controlar ou prevenir, especialmente se seus membros estão dispostos a correr risco de morte no processo, mas é uma ofensa criminosa em praticamente todos os códigos legais do mundo (veja-se a Convenção de Praga de 1907 e a Convenção de Genebra de 1949). Alguns governos têm ou tiveram ligações comprovadas com grupos terroristas, que incluem financiamento ou apoio logístico, como o fornecimento de armas e explosivos e de locais de abrigo e treino. São os casos, entre outros, do Iêmen, da Líbia, e dos países que apoiaram o regime Talibã no Afeganistão, mas também dos próprios Estados Unidos da América e outros países ocidentais.


Terrorismo de Estado (Estados repressores)

Semelhante nos efeitos, mas em geral bastante diferente nos métodos, a repressão política em estados ditatoriais é por vezes associada ao terrorismo, apontando-se para situações como o Terrordurante a Revolução Francesa, o holocausto na Alemanha nazi, o domínio do Japão na China e Sudeste asiático antes e durante a Segunda Guerra Mundial, o genocídio arménio na Turquia, as ditaduras na América Latina (Pinochet no Chile, Alfredo Stroessner no Paraguai e Rafael Leónidas Trujillo na República Dominicana),a ditadura de Mao Tse-tung seguida pelo genocídio de 70 milhões de pessoas, a perseguição e execução de vítimas de consciência na Cuba castrista em La Cabaña, o regime de Pol Pot no Camboja., a ocupação indonésia em Timor-Leste, a ditadura militar no Brasil (1964-1984), ou os actuais regimes ditatoriais de Myanmar, do Turquemenistão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Terrorismo

MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)

Por Caroline Faria
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, ou MST, surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel, no Paraná, como uma tentativa de discutir e mobilizar a população em torno da concretização da Reforma Agrária que desde então se confunde com a história do movimento no Brasil.

A questão da Reforma Agrária surge devido ao grande número de latifúndios que eram característica do Brasil Colônia e que com o início da República começam a ser questionados deflagrando uma séria de movimentos ao longo da história do país.

Outros países da América Latina como Guatemala, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Peru, Equador e República Dominicana passaram pela mesma questão, mas, sem que em nenhum deles o processo de Reforma Agrária tenha sido concluído.

No Brasil a situação não é mais animadora uma vez que, até 2005, menos de 10% das famílias, das cerca de 7 milhões que não tem acesso a terra, foram assentadas. Destas 7 milhões, cerca de 200 mil famílias ligadas ao MST e outras 80 mil ligadas à outros movimentos encontram-se acampadas à espera da desapropriação de terras improdutivas.

Bastante conhecido pela tática de organizar barricadas em estradas e invasões de propriedades como maneira de chamar a atenção da mídia para sua causa, o MST surgiu em um momento em que o Brasil passava pela reabertura da política nacional, após o período da Ditadura Militar.

Antes desse período outros movimentos haviam tentado a distribuição igualitária das terras, mas, a Ditadura fez com que se dissolvessem e com que a causa só tomasse força novamente com o final da mesma na década de 80.

Entre os objetivos do MST encontra-se o de desapropiar os latifúndios em posse das multinacionais e de todos aqueles que estiverem improdutivos, assim como a definição de uma área máxima para propriedade rural. O MST é contra projetos de colonização (como os realizados na Amazônia e que resultaram em fracasso) e defende a autonomia das tribos indígenas, sendo contra a revisão de suas terras.

Por fim, o MST luta para que os assassinos de trabalhadores rurais sejam punidos e defende a cobrança do Imposto Territorial Rural (ITR) o qual seria revertido para a continuação da Reforma Agrária.

Em 2005 o movimento contava com cerca de 124 mil famílias no Brasil divididas entre 22 estados.


http://www.infoescola.com/geografia/mst-movimento-dos-trabalhadores-rurais-sem-terra/

Egito: Tribunal confirma congelamento de bens de Mubarak e familiares

De Isabel Matos Alves (LUSA) – há 6 dias

Cairo, Egito, 08 mar (Lusa) -- Um tribunal egípcio confirmou hoje o congelamento dos bens do presidente deposto, Hosni Mubarak, e da sua família, assim como a proibição de saírem do país.

De acordo com a agência de notícias egípcia MENA, citada pela EFE, a decisão foi anunciada hoje pelo juiz presidente do Tribunal de Apelação do Cairo, confirmando, desta forma, a decisão do passado dia 28 de fevereiro.

Segundo a edição digital do diário governamental Al Ahram, nesta audiência o juiz recusou a petição apresentada pelo advogado de Mubarak, que pretendia ver adiada em 24 horas a decisão do tribunal.

http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5h1ghPMBApz_bVi9wcPTLETMXtYTg?docId=12253240

Número de mortos por terremoto e tsunami no Japão chega a 1.500


O número de pessoas que morreram no Japão por conta do terremoto e do tsunami na última sexta-feira chegou a 1.500 pessoas, segundo a emissora de TV japonesa NHK. Milhares de pessoas continuam desaparecidas.

Somente na província de Miyagi, a mais afetada pelas ondas, foram confirmadas 643 mortes, registradas nas cidades de Higashi-matsushima, Kesen-numa e Sendai. As operações de resgate estão sendo dificultadas pela grande quantidade de escombros.

Na cidade costeira de Minami-Sanriku, a maior parte das casas e outras estruturas foram levadas pelas ondas dos tsunamis.

A província de Iwate confirmou 500 mortes em Ofunato, Rikuzen-takata e outras cidades. Na província de Fukushima, 401 pessoas foram confirmadas como mortas e cerca de 1.200 estão desaparecidas.

Em outros locais, mortes também foram confirmadas, sendo 19 na província de Ibaraki, três na de Aomori. Yamagata e Hokkaido registraram uma morte cada.

A educação movimenta a economia

Estudo de pesquisadores do Ipea mostra que, por gerarem muitos empregos num determinado estrato social, os investimentos em educação dão grande incremento à economia e à renda das famílias

Investir em educação é bom não só para aumentar o capital cultural da sociedade e dos cidadãos, mas também para fazer a roda da economia girar. É o que atesta o estudo "Gastos com a Política Social: Alavanca para o crescimento com distribuição de renda", coordenado pelos pesquisadores Jorge Abrahão, Joana Mostafá e Pedro Herculano, do Departamento de Estudos e Políticas Sociais, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Os pesquisadores analisaram o impacto dos gastos sociais realizados no ano de 2006 e definiram valores multiplicadores para os valores aplicados, ou seja, o quanto o incremento de 1% do PIB aumenta o próprio PIB e o quanto eleva a renda das famílias. E compararam esse impacto àquele gerado por outras atividades econômicas.

Cruzando dados econômicos do Sistema de Contas Nacionais do IBGE, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), os economistas chegaram à conclusão de que os gastos em educação e saúde têm retorno superior ao de outras atividades. O multiplicador do PIB para a educação foi 1,85%, enquanto o da saúde foi de 1,70%, o da construção civil foi de 1,54% e o de exportações de commodities agrícolas, de 1,4%. No caso do multiplicador na renda das famílias, o da educação foi de 1,67%, o da saúde de 1,44%, construção civil, 1,14%, commodities, 1,04%.

Os fatores que contribuem para isso são a alta geração de empregos da educação em comparação, por exemplo, com o setor agrícola, altamente mecanizado, e as compras que movimentam a indústria nacional geradas por cada setor. Leia, a seguir, a entrevista concedida por Jorge Abrahão, diretor do Ipea e coordenador da pesquisa, ao editor Rubem Barros.

O que representa esse índice para situar a educação como fenômeno econômico no Brasil de hoje?
Esse índice é uma primeira experiência brasileira, nunca havia sido calculado para o caso do nosso país. É a aplicação de uma metodologia já antiga, uma matriz de portabilidade social realizada há mais de 30 anos no mundo. Por que não havia no Brasil? Era muito difícil apropriar isso a áreas específicas. Até então, uma parcela das informações necessárias para chegar a mais detalhes não estava disponível. As últimas pesquisas domiciliares que o IBGE tem conduzido, como a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), dentro de um conjunto mais amplo de levantamentos, é que nos possibilitaram chegar a esses dados. Com isso, construímos uma matriz e, dentro dela, pudemos observar as contas sociais e separá-las por áreas específicas - saúde, educação etc. A partir daí, levantamos os multiplicadores. Já era esperado que alguns tipos de despesas públicas tivessem efeitos multiplicadores maiores do que outros.

Como se explica isso?
O gasto em educação, por exemplo tem um efeito de multiplicação maior. Primeiro, porque não é pequeno, representa de 4% a 5% do PIB. O Ministério fala em 5%, o que inclui a merenda, que não incluímos. Colocamos merenda em outra categoria - assistência alimentar à criança, e não como gasto educacional, apesar de ter um efeito educacional. Então, o nosso número é um pouco diferente do número do MEC. A educação deve hoje ser uma das maiores empregadoras do Brasil e é um dos melhores empregos, no conjunto. É um emprego de carteira assinada, acima do salário mínimo, em alguns lugares há planos de carreira. Quando olhamos para o Brasil todo, com 1,8 milhão de professores e mais outros tantos profissionais da educação, trata-se de um grande sistema, que paga muitos salários. Os salários, em grande parte não são muito elevados, mas constroem o que chamamos de as classes médias brasileiras. Essas classes médias brasileiras consomem quase tudo que ganham.

Os ganhos de longo prazo não estão computados, é isso?
Não, consideramos o gasto como elemento de consumo da economia hoje. Não estamos considerando o que ele produz. Para fazer esse outro cálculo, seria o custo-oportunidade, ou seja: calcular, no futuro, o valor presente do conhecimento ofertado hoje. Com certeza, esse é o grande diferencial, mas não estamos calculando isso. Estamos dizendo o seguinte: sem considerar isso, a educação já é um bom investimento, é um elemento importante para a economia brasileira, para o mercado interno. Porque grande parte dos professores, dos técnicos, dos servidores da educação em geral consome produtos nacionais, ajudando a circular dinheiro na economia. Esse circuito é que foi medido. Esse é um multiplicador do PIB muito maior que a maioria. São dois milhões de pessoas exercendo o poder de consumo. Ao fazer isso, há um estímulo à economia local, regional e nacional.

O multiplicador brasileiro para a educação está dentro dos padrões internacionais?
Num país de renda mais homogênea, como a França ou a Dinamarca, por exemplo, esse grupo é fundamental para a economia. Nos países europeus, em alguns casos, cerca de 40% da economia é movida pelo gasto social. Ou seja, salários dos prestadores de bens e serviços, educação, saúde, mais as transferências governamentais, como aposentadoria, seguro desemprego etc. Grande parte disso é o que segura a economia.

Em países com pior distribuição de renda e nível médio de escolarização mais baixo, o investimento tende a ter efeito maior?
Não tenho elementos para afirmar isso. Diria o seguinte: colocar na mão do conjunto da população uma renda permanente, justamente para os segmentos que poupam pouco, que gastam pouco no exterior ou com produtos importados, movimenta mais a economia. Em outros países, o professor não ganha tão mal como no Brasil. Na Europa, um professor, um médico, um advogado ganham valores muito próximos. Isso faz o diferencial da qualidade, profissionais com o mesmo grau de valorização. Para a economia, essas coisas são importantes. Quem tem uma renda permanente pode ir ao mercado fazer a roda girar.

O que gera crescimento?
Em parte é a demanda por bens e serviços produzidos no país. A taxa de crescimento da saúde, por exemplo, é menor que a da educação. Por quê? Na saúde há uma série de compras de materiais e de instrumentos do exterior. Então, você está transferindo o desenvolvimento para fora. Por isso é menor. Mas é expressivo também. No caso brasileiro, aplicar hoje em educação é um bom negócio para a economia. Esse investimento não envolve só emprego, mas sim toda compra de bens e serviços.

Se aumentássemos o porcentual, o retorno seria exponencializado?
Talvez o multiplicador não se alterasse, ou até caísse um pouco. Vamos supor que você dobre, amplie muito a renda do professor. É possível que ele aumente seus gastos supérfluos ou poupe mais. Isso pode mudar o multiplicador, que tem sentido para o que está aí. Se eu crescer 1% hoje, vai dar 1,8. Você não consegue colocar 2% dentro do sistema de uma hora para outra. Mas a economia agradece. Você imagina uma pequena cidade onde se dobra o salário do professor...

Os gastos em saúde também têm alta taxa de retorno. O investimento em saúde pode melhorar o retorno do investimento em educação?
O bem-estar é multivariado. Se eu só fizesse ações de educação, não resolveria a questão. Colocar uma superescola no meio de uma estrutura em que faltam luz, água e esgoto não resolve as questões necessárias. Para gerar mais educação, a dose é uma escola bem estruturada, com um entorno social e econômico variável. É preciso ter infraestrutura social razoável e acesso à saúde para a família. No comunicado do Ipea, especificamos que o Brasil estruturou um sistema de políticas sociais e avançou em diversos níveis. Fizemos as contas por área, mas também há a conta geral: aplicar em política social faz bem para o país. Uma variável potencializa a outra.

O que é mais socialmente rentável em termos de retorno do investimento social: alocar verbas no Bolsa Família ou diretamente no orçamento da educação?
Para a renda da família, o melhor é ter renda. Para a economia, o melhor é a educação. O Bolsa Família é muito pequeno perto da educação, tem um impacto reduzido em relação ao gasto com educação, que é onze vezes maior. Acho difícil ter um sistema de transferência de renda para pobreza maior do que o que está aí.

No campo da educação, estamos entrando num momento em que há uma janela de oportunidades em termos demográficos. Como aproveitá-la?
O mundo que estamos construindo é um mundo de aprendizagem permanente. Não existe um estoque dado de educação fixo. Sou doutor, tenho 12 anos de doutorado e preciso me qualificar sempre. A busca por educação vai transcender as faixas que já estão aí. Construímos pouca coisa em educação infantil. Haverá um processo de desaceleração da demanda. Em 2000, a faixa etária de 0 a 4 anos representava algo em torno de 9% da população brasileira. Em 2040, essa faixa estará reduzida a algo em torno de 3%. A faixa de 5 a 9 anos quase por aí também. Esse conjunto (0 a 4, 5 a 9 e 10 a 14 anos) será reduzido. Haverá uma pressão de demanda muito reduzida no futuro. O que não foi feito ainda para educação infantil e ensino fundamental terá de ser feito. No ensino fundamental, já foi universalizado, haverá diminuição de demanda. Pode ser que sobre dinheiro para melhorar a qualidade. Mas é preciso melhorá-la hoje, não dá para esperar a demografia ajudar.

Mas não será necessário investir na população mais idosa?
Sim. Não é só a aposentadoria. É serviço, saúde, assistência, cuidado. O Brasil vai ter de se preparar. Serão necessários mais geriatras. Em 2040, teremos algo em torno de 7% da população de 210 milhões de pessoas com mais de 80 anos, ou seja, 15 milhões de idosos. Hoje temos apenas 3 milhões. Tudo isso tem a ver com a mudança da família. As famílias do futuro serão pequenas e mais uniparentais, com mães que trabalham. A educação também vai ficar muito dependente da oferta pública desse serviço. Uma grande parte das crianças de hoje ainda está na família, e não sob os cuidados do Estado.

Há intenção de transformar esse estudo em uma série histórica?
Pelo nível de dificuldade de informações que o trabalho exige, calculamos produzir esse trabalho de três em três anos. Assim, conseguiremos enxergar uma evolução. Há uma ideia disseminada de que gastar no social é jogar dinheiro fora. Nosso objetivo era mostrar que o social compõe uma economia, dando um caráter avançado a ela. Fora o que ele gera de conhecimento. O que nós estamos dizendo é que não gera só crescimento, mas também distribuição de renda. Isso é o sinônimo de desenvolvimento. O conjunto da sociedade está melhorando.

Bahrein: Libertados 23 xiitas acusados de terrorismo

As autoridades do Bahrein libertaram 23 militantes xiitas acusados de terrorismo que beneficiaram de um perdão real, disse hoje à AFP o deputado da oposição Jassem Hussein.

Na segunda-feira, o rei Hamad Ben Issa Al-Khalifa tinha ordenado a libertação de xiitas e o adiamento dos processos judiciais contra outros presos políticos, sem precisar quais, cedendo assim a exigências da oposição xiita.

Os 23 xiitas tinham sido acusados em outubro de 2010 da formação de uma organização ilegal, de recorrer ao terrorismo, de financiar actividades terroristas e de difundir informações erróneas e tendenciosas, segundo o processo judicial.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=495826

MST

Onde tudo começou: Os Sem Terra de ontem e hoje

Por Joana Tavares e Nina Fideles

Voltar ao lugar onde tudo começou. Esta é a mística que ronda o assentamento Nova Sarandi. Ficar imaginando os trabalhadores e trabalhadoras arrebentando a porteira que os impedia de pisar naquela terra que hoje produz e tem vida. Uma terça-feira, noite de lua cheia. Assim Isaías Vedovatto, assentado no assentamento, descreve aquele dia. “Lembro do zunido dos cinco fios de arame sendo cortados, como se fosse o início de uma música”, conta em seu poema sobre a ocupação.

Desde aquela noite, até a semana que ocorreu o Encontro Nacional do MST, 25 anos se passaram. Crianças nasceram, pessoas se foram. Pais, netos, bisnetas...

Todo o processo de luta naquela região teve seu estopim na conhecida Encruzilhada Natalino, mas não começou ali. Já em 1962, época do então governador Leonel Brizola, parte da conhecida Fazenda Sarandi foi desapropriada para o assentamento de algumas famílias da região, organizadas pelo MASTER – Movimento dos agricultores Sem Terras – no acampamento Cascavel. Parte destas terras foi destinada ao assentamento de algumas famílias, e o restante do complexo foi distribuído em médias e grandes propriedades.

Havia ainda um conflito permanente nas áreas indígenas da região. Agricultores que foram expulsos dos territórios indígenas começaram um movimento em busca de terra e realizaram as ocupações da Macali e Brilhante. “Os governos estadual e federal abriam projetos de colonização no norte do país. Mas nesse período tinha a CPT e outras organizações apoiando o povo e nem todos foram pro Norte. Em torno de umas 500 famílias foram se organizando e em setembro de 79 um grupo ocupou a fazenda Macali, e outro grupo ocupou a fazenda Brilhante”, lembra Salete Campigotto, hoje assentada em Sarandi.

Encruzilhada Natalino

Para Isaías é importante entender o diferencial que existe entre “até o Natalino” e o depois do Natalino. No entroncamento entre as cidades de Ronda Alta e Sarandi, um conjunto de famílias que ainda não havia sido assentada começou a se agregar. Contam que era noite de Natal, e um dos primeiros acampados carregava o simbólico nome de Natalino.

“E foram se juntando pessoas, de vários municípios da região. Muita gente que trabalhava como agregados, outros de famílias pobres, que não tinham como acomodar todo mundo em casa”, lembra Salete. “Ficamos ali e o acampamento começou a inchar, gerar mais pressão. O curioso é que a Encruzilhada ocorreu na época da ditadura militar”, complementa Antoninho Campigotto.

Não foi à toa que o então presidente, o militar João Batista Figueiredo, enviou para a região um de seus quadros de maior confiança, para desmantelar o acampamento. O coronel Curió era conhecido – e temido – por seu histórico de repressão e violência contra a organização popular. Havia sido responsável pela desmobilização de Serra Pelada e pela dissolução da Guerrilha do Araguaia. Em 1981, armou acampamento com todo seu aparato na região.

“A intervenção durou até 10 de março de 82. A pressão foi aumentando a cada dia que passava. Chegou ao ponto de secarem o açude onde a gente lavava roupa, e levaram os cavalos para a fonte onde a gente tomava água”, aponta Salete. O coronel fechou as duas extremidades da estrada, impedindo as pessoas de circularem. Foguetes eram estourados à noite, caminhões do exército circulavam, enchendo de poeira os barracos e as pessoas.

A solidariedade fortaleceu a resistência. Além do apoio de assentados da região, padres, pastores, sindicatos e trabalhadores que apoiavam a Reforma Agrária – como um verdureiro que tinha um comércio na região e não deixou de atender as famílias – os sem terra organizaram um boletim de divulgação das lutas, que depois deu origem ao Jornal Sem Terra.

Algumas famílias caíram no conto do coronel, e foram para o Mato Grosso do Sul, com a promessa de terra para produzir e trabalhar. Mas a maioria, apesar das condições difíceis, permaneceu. E hoje está marcado em uma placa, bem ali na Encruzilhada Natalino: “derrota do Curió e vitória da luta pela terra”.

Novas ocupações

“A formação que tivemos no acampamento foi ajudando para que a gente não enxergasse só luta pelo nosso pedaço de terra. Tínhamos que nos manter firmes porque tinha gente de olho para o que ia acontecer conosco depois...”, conta Salete. E assim uma parte das famílias se mudou para Ronda Alta, e em 1983 conseguiram um assentamento na região.

Mas ainda havia um grande número de famílias dispostas a lutar por seu direito à terra. Em 29 de outubro de 1985, a Fazenda Anonni, parte do complexo Sarandi, era ocupada por mais de oito mil pessoas. Era mais do que a população da cidade de Sarandi. “As pessoas que entravam ali naquela área já tinham a compreensão de que ocupação é a única solução”, explica Isaías, retomando o lema do I Congresso, realizado em 1984, em Cascavel, no Paraná, e que deu origem formalmente ao MST.

“Eu morava no interior de Ronda Alta, filho de pequeno agricultor, pai falecido, três irmãos. E quando saiu a organização para a ocupação, a gente entrou na nossa comunidade, e viemos para a fazenda Anonni”, lembra José Antonio Sé, um dos tantos que declara ter sua vida transformada depois de participar da organização coletiva. “O MST foi uma reviravolta na minha vida. Antes era aquele trabalho braçal, um trabalho direto, ano inteiro, dia inteiro, não tinha folga. E nunca na vida eu ia conseguir 20 hectares, acho que nem 1 hectare, sozinho”.

Do Encontro Nacional aos 25 anos

Hoje, nestes 9,2 mil hectares da fazenda vivem 450 famílias. Todas fruto do processo de ocupação da Anonni há 25 anos. O restante das pessoas foram assentadas em outras regiões e muitas delas fora do estado gaúcho.

“Antes isso aqui tinha 800 e poucas cabeças de gado nos 9,2 mil hectares, e o tradicional capim Anonni, que hoje é uma praga pra nós. Aqui temos a prova que nossa prioridade é produzir, em cima dessa área que era improdutiva, e alimentar as pessoas”, afirma Jorge José dos Santos, que também participou da ocupação.

Hoje, na região da antiga fazenda Anonni são 7 comunidades. Todas elas possuem seu ginásio de esporte. Todas as crianças freqüentam uma das três escolas que existe por ali. Uma é estadual e vai até a 8ª série, e duas municipais. O assentamento abriga ainda uma escola técnica, o Instituto Educar, que forma técnicos em agroecologia.

Na ocasião do 13º Encontro Nacional do MST, todas as famílias assentadas se envolveram no processo. Na parte da limpeza, produção de materiais, cozinha, infra, acolhendo as pessoas. Para Cedenir de Oliveira, as coordenação nacional do MST, “todas estas pessoas têm uma pertença e uma identificação muito grande com a organização. E é esta a reflexão que o Movimento tem que fazer: de que forma contribuir para a participação política do assentado, e como envolvê-lo”, diz.

Segundo Cedenir, o Encontro vai para o Assentamento Novo Sarandi por dois motivos principais. O primeiro é pelo aspecto histórico, no sentido do que a ocupação da fazenda Anonni representou para o surgimento e consolidação do Movimento. E também para reafirmar para toda a sociedade de que a Reforma Agrária dá certo. “Retornar a este local é valorizar o que ocorreu nesta data. Para as famílias da Anonni que recebem este encontro é muito importante resgatar a mística de que aquele esforço que foi construído não foi em vão. Com todas as contradições que possam existir neste processo, nós temos que nos orgulhar deste assentamento que é fruto de nossa luta”, conclui.