Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de março de 2011

Desastre japonês deve mudar política nuclear no mundo(POSTAGEM LIVRE)


"Essa é a pior crise que enfrentamos desde a segunda guerra mundial". Com essa frase o primeiro ministro japonês, Naoto Kan, resumiu a situação do país no Sábado (12/03), um dia após o terremoto de 9 graus na escala Richter que devastou o Norte e Nordeste do país. Neste momento o problema era só o terremoto e o tsunami que o seguiu, o que já não seria pouco. Mas logo em seguida o prédio externo do reator de número 1 da usina nuclear de Fukushima explodiu, e o medo de um super-desastre atômico se espalhou pelo mundo.

Quem assistiu às imagens na TV japonesa pôde constatar a violência da explosão. E mesmo após reiteradas afirmações da empresa Tokyo Electric Power Co, responsável pela usina, de que o reator continuava intacto, e de que não havia vazamento radioativo, autoridades e especialistas passaram a mostrar um nervosismo no mínimo intrigante.Desafia a lógica acreditar que uma explosão como a que ocorreu não causou nenhuma rachadura na estrutura do reator. Corrobora com a hipótese de um desastre de grandes proporções todo o desenrolar da crise, principalmente a forma como os “pronunciamentos oficiais” foram divulgados praticamente sem nenhum questionamento.

Hoje, três dias após o tsunami e dois dias após a primeira explosão, os porta-vozes da empresa continuam dizendo que não há vazamento nuclear. Só não explicam direito como isso é possível se uma segunda explosão, ainda mais forte que a primeira, atingiu o prédio externo do reator de número 3 da mesma usina. Vale lembrar que eles mesmos admitem que trabalham incessantemente para conter o reator onde ocorreu a primeira explosão. Ou seja, o problema do primeiro reator não foi resolvido.

Outros fatos são interessantes para avaliar toda a situação no Japão. Nas primeiras horas após o terremoto, a estimativa “oficial” de mortos era de pouco mais de três dezenas. Isso para um tremor inicialmente avaliado em 7,9 graus na escala Richter.

http://ambienteja.info/ver_cliente.asp?id=171210

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isto que está acontecendo com o Japão está em estado gravíssimo porque nunca se sabe quando vai acontecer um desastre.Muitas pessoas estao morrendo, e poucas estão sobrevivendo.Muitos estão tentando sair do país mas não consegue por causa dos atrasos dos aviões.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.