Bernardo Paz
Bernardo Paz (Minas Gerais, 1949) é um empresário siderúrgico brasileiro, considerado um dos maiores colecionadores de artes no Brasil.
Ele é dono de diversas empresas, sendo a mineradora Itaminas a maior delas. Amante da arte, Bernardo Paz idealizou em meados da década de 1980 o Centro de Arte Contemporânea Inhotim, um complexo museológico de galerias e jardins localizado em Brumadinho (MG), considerado a mais importante iniciativa artística no país, em termos institucionais, desde a criação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), em 1947.
Biografia
A família de Bernardo Paz possuia uma vasta coleção de Arte Moderna quando o então empresario decidiu vender todas as peças. Foi em 1998, ano em que decidiu iniciar sua coleção de arte contemporânea. A primeira obra adquirida por ele foi do artista Tunga em 1998.
Hoje, sua coleção ultrapassa 400 obras dentre esculturas, gravuras, pinturas e instalações de nomes renomados atualmente, como Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Chris Burden e da sua esposa, a artista plástica contemporânea Adriana Varejão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.