Tudo sobre Diabetes
Tipos de Diabetes
.Sintomas de Diabetes
Prevenção e Tratamento
Exames
Mais Informações
Complicações Crônicas...Perguntas e Respostas.Alimentação e NutriçãoLivros e Manuais
Revista Mais Saúde
.Contagem de Carboidratos
Manual de Nutrição...Médicos e Serviços
Procurando Médicos (Associados SBD)
.Procurando Nutricionistas (Associados SBD)
Programas Comunitários...Calculadoras
Calcule seu IMC
.Calcule seu Índice de Estresse
Glicemia Média Estimada
Número de Diabéticos
Risco Cardiovascular...Conte sua história
Envie sua História....Educação ContinuadaApresentações.Artigos CientíficosCongressosSimpósios InternacionaisSimpósios NacionaisTrabalhos Científicos...Colunistas da SBDArtigos em Destaque.Atividades FísicasContrapontoDebatesDiabetes em EvidênciaDiabetes HojeDiabetes em FocoDiabetes MultimídiaEnfermagem AtualNutrição e CiênciaObservatório CientíficoDiabetes tipo 1Pontos de VistaDiabetes na Boca do PovoDiabetes no Dia-a-diaReflexões sobre Diabetes...Políticas de SaúdeCentros e InstituiçõesCadastro de Serviços de Diabetes...Alimentação e Nutrição..
Revista SBD2009.20102011...Diretrizes da SBDRevistas CientíficasPosicionamentos Oficiais..
NotíciasNotícias Nacionais.Notícias InternacionaisNotícias da SBD...Reportagens OnlineEntrevistas e reportagensDia Mundial do DiabetesBlogEnquetesDiabetes MultimídiaSBD na mídiaGaleria de FotosGaleria de Vídeos..
.
.
.
.
.Skip to content.Tue09202011 .
Last update12:00:00
Login para Associados
Pesquisa .
Dilma fala sobre Doenças Crônicas na Assembleia da ONU 2011 .
Acessos: 520 . .
Publicado em 19/09/2011 - às 10 horas Atualizado em 19/09/2011 - às 19 horas - Reginaldo Albuquerque - editor
No dia 19 de setembro, os líderes mundiais estarão reunidos na Assembleia Anual das Nações Unidas, em Nova Iorque. A pauta deste ano inclui as chamadas doenças não transmissíveis: diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias. A realização, de uma reunião de alto nível, sobre questões relacionadas à saúde é uma ocorrência rara para as Nações Unidas.
Esta é a segunda vez que a saúde será discutida. A primeira aconteceu há 10 anos. O assunto foi HIV/AIDS, Tuberculose e Malária e isto levou à criação de um fundo global para aplicação de recursos. Uma decisão memorável,pois pela primeira vez, foi criado um mecanismo mundial de suporte para um conjunto de doenças.
No recente Congresso Europeu de diabetes realizado em Lisboa, o presidente da IDF (International Diabetes Foundation) divulgou novos números sobre a doença. Em 2030 espera-se que 600 milhões de pessoas sejam diabéticas. Atualmente, no Brasil temos, 10-12 milhões de pessoas com diabetes, das quais 50 % desconhecem a doença.
A discussão na ONU é uma oportunidade única na discussão de estratégias para reduzir o número de mortes evitáveis por doenças crônicas. Todos os países foram convidados a apresentarem suas propostas. O Ministério da Saúde do Brasil elaborou um documento denominado “Enfrentamento das Doenças Crônicas” (veja a matéria no site da SBD e em www.saude.gov.br/PlanoDCNT), que contou com a participação dos técnicos brasileiros especializados nos assuntos.
O nosso país tem o privilegio de abrir as reuniões das Nações Unidas todos os anos e a Presidenta Dilma já anunciou que o tema fará parte do seu discurso inaugural.
Na ONU, foi realizado um trabalho de consolidação dos documentos dos vários países. O relatório final será discutido e aprovado durante a reunião da Assembleia Geral que terá inicio no dia 19 de Setembro.
Alguns observadores esperam que na elaboração das resoluções finais existam grandes pressões das indústrias de bebidas, alimentos, fumo e a da farmacêutica. Já está prevista em 2014 uma reunião de acompanhamento dos primeiros resultados alcançados pelos vários países.