Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Intimidade de Frida Kahlo é tema de mostra fotográfica em Lisboa


Uma seleção com 257 fotografias do acervo pessoal de Frida Kahlo (1907-1954) irá compor uma nova exposição sobre a artista mexicana a partir do dia 4 de novembro no Museu da Cidade, em Lisboa.
Com o título "Frida Kahlo - As suas fotografias", a primeira apresentação internacional da exposição permanecerá aberta ao público até 29 de janeiro de 2012.
A Casa da América Latina, organizadora da mostra, explicou que a maioria de fotos é desconhecida. Para facilitar a compreensão dos espectadores, as imagens são dividas em seis blocos temáticos: "Os Pais: Guillermo e Matilde", "A Casa Azul", "O Corpo Acidentado", "Os Amores de Frida", "A Fotografia" e "A Luta Política".
A mostra, que apresenta recortes da vida pessoal e do lado íntimo da artista, também "revela novas facetas de uma das personalidades do século 20", afirmaram os organizadores.
Historiador da fotografia mexicana e curador da exposição, Pablo Ortiz Mosteiro explicou que "Frida Kahlo - As suas fotografias" exalta os interesses que a pintora teve durante "sua atormentada vida".
A admiração pelo pintor mexicano Diego Rivera e outros amores, a família, o corpo acidentado, a ciência médica, os amigos e inimigos, a luta política e a arte e o passado pré-hispânico marcam as fotos dessa exposição.
"Tudo é marcado pela sua grande paixão pelo México e pelos mexicanos", concluiu Ortiz Mosteiro.




VANESSA, AQUI É CAMILA NATANI , NÃO ESTOU CONSEGUINDO POSTAR PELO MEU EMAIL

Barroco brasileiro


  O Barroco brasileiro começou desenvolver-se do século XVIII ao início do século XIX,época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado.
    O Barro brasileiro varia de uma região para outra. Nas regiões que enriquessem com mineração e o comércio de açúcar- Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco-, encontramos igrejas com talhas douradas e esculturas refinadas, feitas por artistas de renome. Já nas regiões onde não havia açúcar nem ouro- como São Paulo- as igrejas apresentavam trabalhos mosdestos de artistas menos experientes.
  A partir de 1759 Recife teve grande crescimento econômico. Entre suas construções barrocas mais bem cuidadas está a igreja de São Pedro dos Clérigos.
 
   Na segunda metade do século XVII, Salvador era o centro econômico da região mais rica do Brasil  e também a capital do país. Aí encontramos igrejas riquíssimas, como a de São francisco.
    Em São Paulo as esculturas barrocas eram muito simples: em razão da pobreza da cidade, nenhum artista de renome ia paralá. Por isso as pinturas, imagens, esculturas são bem rústicas e trazem traços bem simples.


VANESSA, AQUI É CAMILA NATANI , NÃO ESTOU CONSEGUINDO POSTAR PELO MEU EMAIL