O Barroco brasileiro começou desenvolver-se do século XVIII ao início do século XIX,época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado.
O Barro brasileiro varia de uma região para outra. Nas regiões que enriquessem com mineração e o comércio de açúcar- Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco-, encontramos igrejas com talhas douradas e esculturas refinadas, feitas por artistas de renome. Já nas regiões onde não havia açúcar nem ouro- como São Paulo- as igrejas apresentavam trabalhos mosdestos de artistas menos experientes.
A partir de 1759 Recife teve grande crescimento econômico. Entre suas construções barrocas mais bem cuidadas está a igreja de São Pedro dos Clérigos.
Na segunda metade do século XVII, Salvador era o centro econômico da região mais rica do Brasil e também a capital do país. Aí encontramos igrejas riquíssimas, como a de São francisco.
Em São Paulo as esculturas barrocas eram muito simples: em razão da pobreza da cidade, nenhum artista de renome ia paralá. Por isso as pinturas, imagens, esculturas são bem rústicas e trazem traços bem simples.
VANESSA, AQUI É CAMILA NATANI , NÃO ESTOU CONSEGUINDO POSTAR PELO MEU EMAIL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.