Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de março de 2011

Engenheiros conseguem conectar cabo de energia em usina no Japão

O Japão informou à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que engenheiros conseguiram colocar um cabo de energia da rede externa na unidade número 2 da usina nuclear de Fukushima, informou a ONU nesta quinta-feira (17). "Eles planejam religar a energia à unidade 2 assim que o lançamento de água sobre a unidade do reator 3 tiver finalizado", informou a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em um comunicado. A AIEA acrescentou que pretende "voltar a conectar a energia à unidade 2, uma vez que o borrifado de água sobre o edifício do reator da unidade 3 tenha sido completado".
A volta da eletricidade seria um passo positivo nos trabalhos para iniciar o sistema de refrigeração do reator, que como os outros cinco de Fukushima foi atingido após o terremoto e posterior tsunami da sexta-feira passada.
A AIEA já assinalou nos últimos dias que o compartimento de contenção do reator 2 está parcialmente danificada, o que agrava um risco de fuga radioativa.
Desde a manhã desta quinta-feira, trabalhadores tentaram na quinta-feira conectar um cabo de energia de 1 quilômetro de extensão da rede principal para reiniciar as bombas de água a fim de resfriar o reator número 2.

tirado de: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/03/engenheiros-do-japao-conseguem-colocar-cabo-de-energia-na-usina.html

Japão - Tepco anuncia superação do nível de radiação desprendido pela usina



Japão - O nível de radiação desprendido pela usina nuclear de Fukushima (nordeste do Japão) foi superado hoje, domingo, anunciou a empresa operadora, TEPCO (Tokyo Electric Power).


O ministro porta-voz do Japão, Yukio Edano, admitiu que aparentemente houve uma fuga radioactiva no reactor da unidade 1 de Fukushima, de cujas imediações foram evacuadas cerca de cem mil pessoas.


Acrescentando que, até o momento, 22 pessoas foram expostas à radiação em Fukushima, cujas operações foram suspensas após o terramoto de 8,9 graus de magnitude na escala Richter e posterior tsunami desta sexta-feira.


“Neste sábado houve uma explosão nesta mesma usina, embora o governo japonês insista que ela não ocorreu em um reator”disse.


A Tepco explicou que a quantidade de radiação emitida na unidade chegou a 882 microsievert por hora, acima do limite recomendado de 500.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/internacional/2011/2/10/Tepco-anuncia-superacao-nivel-radiacao-desprendido-pela-usina,592623c7-9293-444e-89d3-583995e707af.html

Kadafi: povo líbio deve esmagar este complô contra si

Kadafi: povo líbio deve esmagar este complô contra si Paris, 17 mar (EFE).- O líder líbio, Muammar Kadafi, ressaltou que seu povo deve "esmagar" o complô montado contra si, e assinalou que se decidisse utilizar a força - algo que não pensa fazer - lhe bastaria apenas um dia para controlar o país por completo.

"Há um complô contra o povo líbio, seja imperialista, venha da Al Qaeda ou bem do interior", assinalou Kadafi em entrevista publicada nesta quinta-feira pelo diário francês "Le Figaro", antes de afirmar que "o povo líbio deve esmagá-lo".

Kadafi assegurou que com a capital dos rebeldes, Benghazi, seu objetivo é "libertar a população dos grupos armados", e advertiu que "é muito provável" que essas forças matem civis e acusem o Exército por essas mortes.

Perguntado sobre quanto tempo levará para controlar o país, respondeu: "Se utilizássemos a força, nos bastaria um só dia. Mas nosso objetivo é desmantelar progressivamente esses grupos armados recorrendo a diferentes meios, como cercar cidades e enviar mediadores".

Também indicou que "é bastante possível" que os membros do Conselho Nacional de Transição que foi constituído em Benghazi fujam para o Egito, e assegurou que perdoará seus antigos ministros e diplomatas que passaram a integrar essa estrutura porque fizeram isso na condição de "reféns".

O líder líbio negou a possibilidade de negociar com os rebeldes, com o argumento que "a Al Qaeda não dialoga com ninguém. Se o mundo quer falar com a Al Qaeda, que dialogue com (Osama) Bin Laden".

Kadafi insistiu que "não há adversários na Líbia", apenas "grupos armados", já que, se o povo não está contente, pode manifestar suas reivindicações nos comitês que existem: "Como é o próprio povo que se governa, não há problema".

Por essa mesma razão, descartou as reformas: "Não há motivo para que o acontecimento acidental que enfrentamos leve a uma mudança, porque, segundo o funcionamento da Líbia, o poder está nas mãos do povo".

E sobre se poderia se afastar do poder, como ocorreu com os presidentes da Tunísia e do Egito, assinalou, entre risos, ser apenas "o guia da revolução líbia", e que, como tal, não pode "trabalhar contra a vontade do povo".

"Na Tunísia e no Egito, os povos estavam contra seus Governos. Na Líbia, pelo contrário, o povo está comigo", concluiu.

Argel, 17 mar (EFE).- Um porta-voz rebelde assegurou hoje que os combates de quarta-feira em Misrata, a terceira maior cidade líbia e a última do oeste do país sob controle insurgente, deixaram 80 mortos entre as tropas de Muammar Kadafi e 18 em suas fileiras, segundo a cadeia de televisão "Al Jazira".

A rede, que não identificou o porta-voz, mostrou imagens dos combates nas ruas da cidade nas quais se vê combatentes rebeldes, com uniforme militar e civil, armados com fuzis Kalashnikov e abrindo fogo contra o que parecem ser posições de soldados das forças de Kadafi.

Segundo a televisão estatal líbia, Kadafi prometeu para esta quinta-feira uma "batalha decisiva" para recuperar Misrata, a 150 quilômetros de Trípoli.

"Sereis chamados a pegar em armas na quinta-feira para tomar parte na batalha, que será a decisiva", disse a um grupo de jovens de Misrata, antes de exortá-los a não deixar a cidade "nas mãos de um punhado de loucos", de acordo com a cadeia estatal.

A mesma fonte assegurou ainda que o Exército se movimentaria "em breve" rumo a Benghazi, a segunda maior cidade líbia e o principal reduto dos rebeldes no leste do país.

Os militares do regime lançaram na noite de quarta-feira um ultimato aos habitantes de Benghazi para que abandonassem as zonas próximas a depósitos de armas e quartéis rebeldes, segundo anunciou o canal estatal.

Saif al Islam, um dos filhos de Kadafi, advertiu na quarta-feira que "em 48 horas tudo terá acabado" para os rebeldes.

Por sua parte, seu pai afirmou hoje em uma entrevista ao diário francês "Le Figaro" que bastaria apenas um dia para controlar o país por completo.

"Se utilizássemos a força, nos bastaria um só dia. Mas nosso objetivo é desmantelar progressivamente esses grupos armados recorrendo a diferentes meios, como cercar cidades e enviar mediadores".

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=28031409&page=2

Inhotim participa do Verão Arte Contemporânea 2011

As novas obras inauguradas pelo Instituto Inhotim em setembro passado fazem parte da programação da edição 2011 do Verão Arte Contemporânea (VAC), que acontece de 15 de janeiro a 20 de fevereiro, em Belo Horizonte e região metropolitana.


Os novos trabalhos apresentados em Inhotim são de importantes artistas do cenário contemporâneo brasileiro e mundial como Miguel Rio Branco, Hélio Oiticica e Neville D'Almeida, Dominique Gonzalez-Foerster e Rirkrit Tiravanija. Alguns desses projetos foram desenvolvidos dentro do conceito de site-specific,isto é, os artistas projetam as obras de acordo com as possibilidades oferecidas pelo lugar escolhido para a montagem e num grande diálogo com a curadoria da instituição.


Além das obras permanentes, também fazem parte da programação do VAC 2011 os novos trabalhos temporários, de seis diferentes artistas, que estão expostos nas galerias Mata, Praça e Lago. Na nova mostra temporária, apenas obras de dois artistas já estiveram em exposição no Instituto. É o caso dos brasileiros Ernesto Neto e Alexandre da Cunha. Além deles, as exposições por tempo determinado, cerca de dois anos, recebem trabalhos dos artistas Diango Hernández, Laura Vinci, Marcellvs L e Marcius Galan.


Além do Instituto, o Verão Arte Contemporânea, realizado pelo grupo Oficcina Multimédia, também oferece atrações especiais em diversas áreas como cinema, dança, moda, música e teatro.


Marcha apoia o Presidente Kadafi


Renuncia de Hosni Mubarak

Centenas de pessoas reuniram-se, no Cairo para manifestar afeto ao ex-Presidente Hosni Mubarak, que, dizem, não merecia ter sido tirado do poder.

“O povo quer honrar o Presidente”, gritavam os manifestantes, exibindo fotos do ex-Chefe de Estado e bandeiras egípcias.

“Nunca te esqueceremos”, gritavam, enquanto, a quilômetros dali, na praça Tahrir, milhares de pessoas celebravam a renúncia de Mubarak há uma semana.
Altifalantes difundiam os últimos discursos do Presidente deposto, com fundo musical melancólico.“Somos contra a corrupção, mas Mubarak era um homem de paz. Combateu na guerra de 1973 (contra Israel).
É como um pai para nós, devemos cuidar dos nossos pais”, afirmou Raqia Ibrahim, de 57 anos.Hicham Ragab, de 36 anos, outro manifestante, afirmou que apoiava a mudança, mas que se sentia insultado pela saída de Mubarak.“As pessoas estão a retirar as suas fotografias dos prédios. Ele é um símbolo do Egipto, não pode ser tratado assim”, concluiu.

Concentração na praça Tahrir

Milhares de pessoas, agitando bandeiras egípcias concentraram-se, na Praça Tahrir, epicentro das manifestações que, há uma semana, derrubaram Mubarak, para celebrar a renúncia do ex-Presidente.O ambiente era festivo no meio da multidão que celebrava o fim da era Mubarak, após 30 anos de poder.

“É uma festa, estamos muito felizes, Mubarak foi-se embora. Acho que vamos voltar todas as semanas, todas as sextas-feiras”, disse Nasser Mohamed, de 50 anos.

http://jornaldeangola.sapo.ao

Receio de terrorismo faz Brasil e EUA retirarem máscaras de oxigênio dos banheiros de aviões

O receio de ataques terroristas fez com que as agências reguladores de aviação civil dos Estados Unidos e do Brasil determinassem a retirada das máscaras de oxigênio dos aviões de viagem comercial. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo jornal "Folha de S. Paulo". De acordo com a reportagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) seguiu uma medida tomada pela Federal Aviation Administration (FAA).Cerca de 6 mil aeronaves nos EUA e 400 no Brasil (de todas as principais companhias aéreas) passaram pela modificação. A ação foi adotada após o alerta emitido por setores de inteligência nos Estados Unidos terem detectado a possibilidade do equipamento ser utilizado como arma explosiva. A FAA passou a orientação para as agências reguladoras do Brasil e da União Europeia.A Organização Internacional de Aviação Civil (Icao, na sigla em inglês) informou que não recebeu nenhum aviso sobre a adoção das medidas. A falta das máscaras faz com que o passageiro que estiver no banheiro corra mais risco caso o avião passe por uma despressurização. Agora, são os comissários que serão responsáveis pelo socorro caso isso aconteça. As agências alegam que a possibilidade de que incidentes deste tipo são muito pequenas.