Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Projeto de biólogo mostra degradação do meio ambiente no Rio
Mário Moscatelli faz fotos aéreas das áreas verdes há 14 anos.
'Entra ano, sai ano, só vejo degradação', afirma.
Em 1997, o biólogo Mário Moscatelli, então com 32 anos, resolveu empreender um projeto de monitoração de áreas verdes na Região Metropolitana e no Litoral Sul do estado do Rio de Janeiro. O objetivo do Projeto Olho Verde era fazer sobrevoos para tirar fotos aéreas, de modo a acompanhar a degradação de matas, encostas, mangues, rios, lagoas e baías. Para a desolação do biólogo, desde o começo as imagens não eram nada animadoras. "Não tem foto bonita desde o primeiro voo. Entra ano, sai ano, só vejo degradação", afirma.
Passados 14 anos, Moscatelli está pessimista com o futuro do meio ambiente que os dois filhos pequenos vão desfrutar. "Infelizmente, falta muito para os gestores públicos e, principalmente, a sociedade entenderem que estamos cavando nossa própria sepultura", sentencia Moscatelli
Essa previsão é baseada nas centenas de fotografias que o biólogo tirou, praticamente todos os meses, ao longo de quase uma década e meia. As imagens comprovam como a ação do homem devastou planícies e encostas para a construção de favelas e condomínios de luxo, poluiu bacias hidrográficas com esgoto in natura e desmatou imensas áreas verdes para a criação de lixões.
Rio comemora Dia Mundial do Meio Ambiente
com coleta de lixo nas estações das barcas
O Dia Mundial do Meio Ambiente vai ser comemorado nesta sexta-feira (3) com o recolhimento do lixo que fica no entorno das estações das barcas na Praça 15 e em Niterói, na região metropolitana. A Barcas S/A, concessionária que administra o serviço, vai disponibilizar um barco de apoio para recolher os resíduos que flutuam na baía de Guanabara.

A comemoração também contará com apresentações de esquetes teatrais nas estações e nas embarcações. Os passageiros vão receber orientações sobre cuidados com o meio ambiente e ainda ganharão kits com itens reciclados.

A Abertura do evento acontecerá na estação Charitas, em Niterói, às 7h30. Na estação Araribóia, a partir das 9h30, haverá entrega de brindes e informativos.