Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Sérgio Cabral nomeia interventor para os bondes

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, vai nomear o presidente do Detro (Departamento Estadual de Transportes Rodoviários), Rogério Onofre, como interventor do serviço dos bondes que circulam pelo bairro de Santa Teresa, na região central da capital fluminense.

No último sábado (27), um bondinho descarrilou e tombou na rua Almirante Alexandrino. Cinco pessoas morreram e 57 ficaram feridas. Atualmente, os bondes são administrados pela Companhia Estadual de Engenharia e Logística.

O governo ainda não deu detalhes sobre como será a atuação de Onofre nos bondes. Ele está há muitos anos à frente do Detro e sua gestão tem sido marcada pela repressão ao transporte alternativo irregular na região metropolitana. Por diversas vezes, recebeu ameaças de morte.

Inquérito


O Ministério Público anunciou hoje a instauração de um inquérito sobre o acidente. A investigação tentará identificar as reais condições de operação, manutenção, conservação e uso do bonde acidentado. Fortes.

A instauração do inquérito tem por base a garantia de direitos básicos do consumidor como a prestação adequada e eficaz dos serviços públicos; a vedação ao prestador de serviços da colocação no mercado de consumo um serviço que represente risco à saúde e à segurança do consumidor; devendo responder à investigação os órgãos públicos em si, ou por meio de suas concessionárias.

A Promotoria oficiou a empresa pública que administra os bondinhos, a Secretaria Estadual de Transportes, a Agência Reguladora dos Transportes Públicos (Agetransp) e os demais órgãos envolvidos na apuração dos fatos.