Este blog é um espaço cultural que tem por objetivo mostrar fatos atuais e aspectos importantes da área de artes. É mantido por alunos de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental Maior. Foi construído com o objetivo de levar à sociedade um conjunto de informações e conhecimentos; realizar associações, produzir textos criativos e despertar a consciência crítica.
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quarta-feira, 7 de setembro de 2011
VMA bate recorde com 12,4 milhões de espectadores, diz MTV
A edição de 2011 do Video Music Awards alcançou a maior audiência na história da MTV norte-americana, disse o canal nesta segunda-feira (28).
A emissora disse que 12,4 milhões de pessoas viram o evento, transmitido ao vivo de Los Angeles, no domingo - quando Beyoncé anunciou sua gravidez, Lady Gaga apareceu "montada", e a falecida Amy Winehouse foi homenageada em um tocante tributo.
O VMA de 2010 - quando Gaga surgiu num polêmico vestido de carne crua - havia sido visto por 11,4 milhões de pessoas, maior audiência desde 2002.
A MTV disse que 8,5 milhões de espectadores no domingo tinham entre 12 e 34 anos. Foi, portanto, o programa ao vivo mais visto em todos os tempos nessa faixa etária.
Os maiores ganhadores foram Katy Perry e Adele, com três prêmios cada. Mas o grande nome foi mesmo Beyoncé, que "roubou a cena de todos ao revelar que estava grávida", segundo a Billboard.
Outros críticos e fãs na Internet destacaram também a homenagem de Bruno Mars, Tony Bennett e Russell Brand a Winehouse, que morreu em julho aos 27, de causas ainda desconhecidas. A sóbria apresentação da britânica Adele, pupila de Amy, também foi muito comentada.
Uma novidade desse VMA foi a ausência de um âncora ligando os vários blocos e apresentações, mas poucos críticos pareceram lamentar isso.
http://musica.uol.com.br/ultnot/2011/08/29/vma
VMA bate recorde com 12,4 milhões de espectadores, diz MTV
A edição de 2011 do Video Music Awards alcançou a maior audiência na história da MTV norte-americana, disse o canal nesta segunda-feira (28).
A emissora disse que 12,4 milhões de pessoas viram o evento, transmitido ao vivo de Los Angeles, no domingo - quando Beyoncé anunciou sua gravidez, Lady Gaga apareceu "montada", e a falecida Amy Winehouse foi homenageada em um tocante tributo.
O VMA de 2010 - quando Gaga surgiu num polêmico vestido de carne crua - havia sido visto por 11,4 milhões de pessoas, maior audiência desde 2002.
A MTV disse que 8,5 milhões de espectadores no domingo tinham entre 12 e 34 anos. Foi, portanto, o programa ao vivo mais visto em todos os tempos nessa faixa etária.
Os maiores ganhadores foram Katy Perry e Adele, com três prêmios cada. Mas o grande nome foi mesmo Beyoncé, que "roubou a cena de todos ao revelar que estava grávida", segundo a Billboard.
Outros críticos e fãs na Internet destacaram também a homenagem de Bruno Mars, Tony Bennett e Russell Brand a Winehouse, que morreu em julho aos 27, de causas ainda desconhecidas. A sóbria apresentação da britânica Adele, pupila de Amy, também foi muito comentada.
Uma novidade desse VMA foi a ausência de um âncora ligando os vários blocos e apresentações, mas poucos críticos pareceram lamentar isso.
http://musica.uol.com.br/ultnot/2011/08/29/vma
Brasil precisa medir proficiência em escrita, dizem especialistas
Algumas avaliações criam escalas para mensurar o nível dos estudantes, mas ainda não há uma nacional
Diferentemente de Leitura e Matemática, o Brasil não tem como mensurar e comparar o desempenho dos estudantes na escrita. As redações dos estudantes são corrigidas em avaliações internas e externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem uma escala que possibilite mensurar o nível de proficiência dos alunos em escrita. Já Leitura e Matemática, seguem a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na qual os pontos significam habilidades e competências.
Algumas redes e avaliações têm desenvolvido escalas próprias para medir o desempenho dos estudantes. A Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), primeira avaliação externa aplicada a alunos do 3º ano do ensino fundamental de todas as capitais brasileiras, criou uma escala própria para medir a qualidade da alfabetização. “A criança só é considerada alfabetizada se ela lê e escreve. Por isso precisávamos medir a escrita”, afirma Nilma Fontanive, coordenadora do centro de avaliação da Fundação Cesgranrio e uma das responsáveis pela Prova ABC.
A Avalia Educacional, empresa responsável pela elaboração e aplicação de avaliações em instituições de ensino, trabalha na construção de uma escala para avaliar a escrita na rede estadual de Alagoas. As provas estão sendo aplicadas nesta semana e serão corrigidas com o uso da Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia usada pelo Enem nas questões de múltipla escolha que permite produzir provas com o mesmo nível de dificuldade.
“Com o uso da TRI, criamos uma escala e passamos a ter uma medida comparável. O objetivo é que os resultados sejam compreendidos e utilizados para uma melhora da educação”, explica Renato Júdice, gerente da área técnica da Avalia e membro suplente do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave).
Para corrigir as redações com a TRI, a Avalia criou uma tábua com 16 critérios a serem avaliados, dentro de quatro eixos principais – desde os mais simples, como adequação ao tema até domínio da norma culta, coesão e argumentação das ideias. A correção é feita com base nesses critérios e o departamento de estatística gera o nível de proficiência dos alunos em escrita.
Amauri Gremaud, ex-diretor da área responsável pelas avaliações de educação básica no Brasil do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), trabalhou na elaboração da metodologia de correção das redações da Avalia. Ele ressalta a importância de padronizar as avaliações no País, mas acredita ser difícil adotar uma escala única, que meça desde o início da alfabetização até o fim do ensino médio. “Precisamos avaliar a escrita com mais rigor. Isso é importante e falta”, analisa.
Nilma destaca que uma escala em escrita possibilitaria a interpretação dos resultados e posicionaria os alunos sobre o nível de desempenho deles. A especialista, em coautoria com o consultor da Cesgranrio Ruben Klein, apresentou em um artigo, uma proposta de usar a TRI na correção da redação do Enem. “Podemos caminhar para uma escala nacional, se o Inep pensar em colocar a escrita no Saeb”, aponta.
Professora apanha de mãe de aluno
A docente, que trabalha há 21 anos dando aulas, está com o olho roxo, dor de cabeça e as mãos arranhadas. A agressão ocorreu depois que a professora enviou o estudante para a diretoria, por atrapalhar a aula.
Uma vez suspenso, o aluno teria dito para a mãe que apanhou da educadora.
- Acredito que foi a defesa que o estudante tomou por ter levado uma suspensão. Ele se defendeu de uma mãe extremamente agressiva alegando que eu o tinha agredido, jogado na parede.
A professora registrou boletim de ocorrência. A mãe alega que o filho foi agredido, e que ela teria dado apenas um soco na docente.
http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/professora-apanha-de-mae-de-aluno-apos-filho-ser-suspenso-na-escola-20110614.html?question=0