Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Egito:ex-presidente Hosni Mubarak acusado na morte de manifestantes

O deposto Presidente do Egipto Hosni Mubarak foi formalmente responsabilizado por “homicídio intencional” nas mortes ocorridas na revolução que pôs fim ao seu regime de três décadas a 11 de Fevereiro passado.
Hosni Mubarak

Com Mubarak foi acusado também o então ministro do Interior, Habib al-Adli, pelo seu papel nas mais de 360 mortes – e milhares de feridos – que aconteceram durante os 18 dias de manifestações contra o poder, reprimidas pelas autoridades com balas de borracha e munições reais, canhões de água e gás lacrimogéneo, é hoje avançado pelo jornal estatal egípcio "Al-Ahram".

Estas acusações foram elencadas pelo comité constituído após a deposição de Mubarak e já entregues à procuradoria-geral, segundo aquele mesmo diário. Nelas, é afirmado que Mubarak, como chefe do Governo, é “criminalmente responsável” pelas mortes dos manifestantes.

Al-Adli – contra quem está já em curso um processo por lavagem de dinheiro e uso ilegal de fundos públicos – é acusado de ter dado as ordens às forças de segurança para dispararem contra as multidões que dia após dia mantiveram pé firme na Praça Tahrir até à queda do regime.

As novas autoridades egípcias já detiveram ao longo das últimas semanas vários comandantes de topo da polícia por terem dado as ordens que conduziram à morte de manifestantes naquela revolução contra Mubarak.


http://www.publico.pt/Mundo/egipto-expresidente-hosni-mubarak-acusado-na-morte-de-manifestantes_1486325

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.