Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chuvas comprometem desempenho de 49,6% dos varejistas no Dia das Mães

Menos da metade dos varejistas pernambucanos (49,6%) conseguiram elevar as suas vendas no Dia das Mães deste ano, em relação ao exercício de 2010. O levantamento, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), atribui às chuvas o fraco desempenho do segmento na segunda data mais importante do ano para o comércio. Tradicionalmente, o Dia das Mães só não é mais forte do que o Natal.

Em pesquisa feita pouco antes das chuvas do início do mês, 73% dos 399 empresários e gerentes entrevistados esperavam vendas maiores do que no ano passado. Após a data, a Fecomércio realizou 362 novas entrevistas, verificando que a expectativa só havia se consumado para 49,6% dos lojistas.

De acordo com o estudo, 78% das empresas consultadas após a data afirmaram que foram prejudicadas pelas chuvas. O comprometimento das vendas atingiu todos os locais de pesquisa: no comércio tradicional o percentual foi de 76,7%, um resultado próximo aos 80,5% registrados nos shopping centers.

A Fecomércio solicitou de cada informante que estimasse as perdas decorrentes das chuvas e a partir desses dados, utilizando sua metodologia, calculou que as perdas impostas foram da ordem de 14,6% para o comércio em geral. Nos shopping centers as perdas foram maiores, cerca de 17,8%, mais de quatro pontos do que no comércio tradicional, que registrou queda de 13,13%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.