Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de março de 2011

Postagem Livre: Após terremoto e tsunami, Japão luta para evitar desastre nuclear

Engenheiros japoneses estão trabalhando para evitar um desastre nuclear na usina de Fukushima, que foi gravemente danificada durante o terremoto de sexta-feira.
 A usina, localizada na costa nordeste a 200 quilômetros de Tóquio, técnicos estão injetando água do mar nos reatores nucleares para tentar controlar a temperatura, já que o superaquecimento pode provocar explosões e acidentes.
O governo admitiu que outro acidente pode ocorrer, mas nega que isso causaria um vazamento de radiação. Duas outras usinas nucleares, Onagawa e Tokai, também registraram problemas. O governo japonês afirmou que o país enfrentava seu maior desafio em 65.
Centenas de milhares de pessoas estão alojadas em abrigos em várias partes do país. Segundo o governo, algumas regiões já se deparam com a falta de água, alimentos e de combustível.
Muitos também estão sem eletricidade – 30% da energia do país vêm de usinas atômicas.
A ameaça de um grande acidente nuclear no Japão trouxe à tona preocupações em outros países a respeito da segurança desse tipo de instalação.
Na Alemanha, descreveu a crise no Japão com um momento decisivo para o mundo. Segundo ela, os padrões de segurança nas usinas nucleares alemãs serão revistos.
O discurso de Merkel foi feito após um protesto, na véspera, reunir dezenas de milhares de manifestantes, que criticavam o projeto do governo de ampliar o uso dos reatores nucleares do país.
Nos Estados Unidos, o senador Joe Lieberman afirmou que Washington precisa interromper desenvolvimento de usinas nucleares, até que as lições do que ocorreu no Japão sejam aprendidas
   :.http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/03/110313_japao_terremoto_tsunami_nuclear_mdb.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.