Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rei volta à Arábia Saudita após problemas de saúde e promete benefícios


Jornais sauditas relatam retorno de Abdullah ao país

Rei foi recebido com festa por cidadãos e pela mídia do país

O rei Abdullah, da Arábia Saudita, anunciou que aumentará os benefícios oferecidos à população do país, palco de algumas manifestações em meio às turbulências políticas no mundo árabe.

Abdullah voltou à Riad nesta quarta-feira, após três meses no exterior para um tratamento médico, e prometeu aumentar os fundos destinados à habitação, a estudos no exterior e à previdência social, informou a TV estatal saudita.

As medidas são vistas como uma forma de evitar o contágio dos distúrbios sociais que já derrubaram os presidentes da Tunísia e do Egito e que estão provocando protestos no vizinho Bahrein. A Arábia Saudita registrou protestos em menor escala.

O rei, de 86 anos, passou por cirurgias para corrigir um problema em uma vértebra e uma hérnia de disco. Ele foi recebido com festa em seu retorno para Riad, e havia filas de cidadãos esperando para cumprimentá-lo.

Abdullah havia viajado aos EUA e ao Marrocos em 22 de novembro e, desde então, turbulências têm sido registradas em diversos países árabes e muçulmanos.

Analistas apontam que, como outros dois possíveis substitutos de Abdullah têm idade avançada e também tiveram problemas de saúde recentemente, há um grande esforço das autoridades do país em mostrar que o rei está bem fisicamente. O jornal Arab News disse que ele “é o único pilar de estabilidade regional atualmente”.

Também nesta quarta-feira, era esperada em Riad a visita do rei de Bahrein, Hamad, cujo regime foi criticado internacionalmente por reprimir com violência as manifestações que se espalham pelo país.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, o governo árabe tem que achar um bom substituto para o rei Abdullah, pois se quando o rei não tiver mais condições de governar o seu país e não tiver nenhum substituto a altura a população pode vir a se revoltar e começar protestos.
    Postagem muito interessante, pois cita uma situação que pode gerar protestos, assim como ocorreu no Egito.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito que esse rei ficara no poder por muito tempo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.