Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Preconceito

O preconceito racial é o que mais se abrange em todo o mundo, pois as pessoas julgam as demais por causa de sua cor, ou melhor, raça. Antigamente, era comum ver-se negros africanos acompanhados de belas louras nórdicas ou de outras partes da Europa. Não existia o menor preconceito entre esses casais nem em relação a eles. Para os brasileiros, porém, era algo inédito e escandaloso; faziam-se piadas insinuando que o sucesso dos negros se devia ao fato de que eram muito bem dotados anatomicamente para o sexo. Uma visão preconceituosa típica, que procurava desqualificar o negro e que escondia, às vezes, uma boa dose de inveja.Os negros e asiáticos que iam estudar na Europa, no entanto, possuíam uma cultura igual ou superior a de qualquer estudante branco, uma vez que haviam freqüentado boas escolas em seus países, indo finalmente aprimorar seus estudos na Europa ou nos Estados Unidos. Não havia nenhuma desigualdade que dificultasse uma estreita convivência entre eles.

No Brasil, pretende-se erradicar o preconceito racial e o racismo com leis. Só a educação poderá esclarecer a todos, sobretudo aos brancos, o que representou para a raça negra o que lhe foi imposto pelo tráfico escravista.

2 comentários:

  1. Muito interessante a postagem, pois nos ajuda a entender algumas origens do preconceito, e prova que ele é uma grande bobagem, pois somos todos iguais racialmente. Todos seres humanos com direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  2. Esta postagem apresentou um dos preconceitos mais praticados no mundo e na minha opinião não devemos praticar nem mais e nem menos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.