Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2011

Audiovisual

Audiovisual é um termo genérico que pode se referir a formas de comunicação que combinam som e imagem, bem como a cada produto gerado por estas formas do comunicação, ou ainda à tecnologia empregada para o registro, tratamento e exibição de som e imagem sincronizados.
Na academia
Nas universidades, boa parte dos cursos de formação em cinema transformaram-se, nos últimos anos, em cursos de audiovisual, como é o caso do Curso Superior do Audiovisual da USP em São Paulo (que era "de cinema e televisão" até 2000) e do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos no Rio Grande do Sul (criado em 2003). No Rio de Janeiro, o tradicional Curso de Cinema da UFF optou pela denominação híbrida de Curso de Cinema e Audiovisual.
Nos festivais
A maioria dos festivais consagrados à exibição de obras audioviduais continua adotando as denominações "de cinema" ou "de vídeo", eventualmente combinando as duas possibiidades. Mas são cada vez mais comuns eventos como o Cine PE - Festival do Audiovisual de Recife (criado em 1997) ou o Festival Audiovisual Black & White no Porto (2004), inclusive para sinalizar a aceitação de obras realizadas em qualquer tecnologia. Eventos com a denominação "festival do audiovisual" já ocorrem periodicamente em Florianópolis (desde 1997), Atibaia (desde 2006), Patos (Paraíba) (desde 2007), etc.
Na gestão cultural
Em Portugal, o antigo Instituto Português do Cinema, criado em 1971, passou porias denominações intermediárias até vir a chamar-see televisão,[5] e acabou não sendo apresentado ao Congresso Nacional de Audiovisual.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Audiovisual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.