Pesquisar este blog

domingo, 27 de março de 2011

13/02/2011 - 08h42 Estudo aponta para concentração de renda

Os grandes europeus estão cada vez mais ricos. Mas a tendência é a criação de um grupo ainda mais elitizado e pequeno no continente.


Rooney marca gol da vitória do Manchester United sobre o City pelo Inglês, campeonato que mais fatura na Europa

O levantamento da Deloitte mostra uma piora na distribuição de renda no futebol do velho continente.

Na temporada 2004/05, por exemplo, o faturamento do Arsenal, então o décimo colocado no ranking de receitas, equivalia a 66% dos ganhos do Real Madrid, que, como agora, liderava a lista.

Só que a diferença entre o clube espanhol, que já chegou a gastar quase R$ 500 milhões na contratação de jogadores em apenas um ano, e o décimo colocado da lista é atualmente muito maior.

Quem ocupa essa posição hoje é a Juventus, que teve, segundo a Deloitte, um faturamento equivalente a 47% do obtido pelo Real Madrid na temporada 2009/2010.

A concentração dos clubes mais ricos em poucos países também continua. Os 15 times que mais faturam estão na Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália.

O cenário europeu é similar ao brasileiro no quesito concentração de renda.

Em 2009, o Atlético-MG faturou um terço do que conseguiu o Corinthians, clube que, naquele ano, teve a maior receita do Brasil. O time paulista faturou cerca de R$ 180 milhões, valor que não o colocaria entre os 20 clubes mais ricos da Europa.

Fonte: estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.