Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Ações terroristas triplicaram nos últimos cinco anos, diz fundação



O número de atentados terroristas triplicou nos últimos cinco anos, mas apenas uma minoria foi motivada pelo fanatismo religioso, e o principal foco de ataques não é o Oriente Médio, e sim a Ásia, segundo um relatório publicado pela Fundação Bertelsmann.

Nos últimos cinco anos, o número de ataques subiu de 700 para 2.000 ao ano. As vítimas --entre mortos e feridos-- chegaram a 13 mil, contra 4.000 em 2001.

Apenas 26% dos ataques podem ser atribuídos a grupos religiosos e, particularmente, a fundamentalistas islâmicos. A maioria --36%-- é cometida por movimentos nacionalistas e separatistas.

Também não se confirma a teoria de que o Oriente Médio é o centro da violência terrorista, pois, segundo o estudo, a maioria dos atentados ocorre na Ásia, onde o número de conflitos é três vezes maior que na outra região.

O estudo aponta que 80% dos atentados ocorrem devido aos conflitos entre a Rússia e a Tchetchênia, no triângulo Índia-Caxemira-Paquistão, nas Filipinas, na Indonésia, no Iraque e na Colômbia.

Foco

"Apesar de nossa percepção da ameaça ser outra, devido aos atentados de Nova York, Londres e Madri, a violência política geralmente ocorre onde é gerada, devido a injustiças sociais ou marginalização de grupos discriminados", afirmou o autor do estudo, Aurel Croissant, da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

Segundo Croissant, "a causa principal da violência política não é, portanto, o fundamentalismo religioso, mas a pobreza, a segregação étnica, a fraqueza de um Estado, assim como a intervenção externa".

Sua conclusão é que, para melhorar a segurança mundial, o primordial é implantar políticas de desenvolvimento que dêem prioridade à luta contra a pobreza e ao fomento da democracia.

2 comentários:

  1. Acho que os países devem reforçar a sua segurança para que não haja casos graves de terrorismo principalmente em aeroportos, o que devia ser uma prioridade no Brasil para a Copa de 2014.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por suas postagens Sarah, complementaram as informações trabalhadas em sala de aula.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.