A EDUCAÇÃO NO BRASIL TEM SOLUÇÃO! Segundo o dicionário, educação significa desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, por isso não é uma definição isolada, mas um processo que está dividido em três áreas da aprendizagem: cognitiva, afetiva e psicomotora. A área cognitiva representa o conhecimento propriamente dito, a área afetiva está relacionada com os sentimentos e a área psicomotora está ligada aos movimentos corporais. Por exemplo, quando aprendemos a descer de “rappel”, iniciamos com as formas de descida e os tipos de cordas existentes; depois experimentamos o medo do desconhecido, a adrenalina e a emoção de realizar uma atividade nova; concomitante, executamos os movimentos com o nosso corpo para descer de uma elevação. Parafraseando Paulo Freire, educar é influenciar um aluno de tal maneira que ele não se deixe influenciar, para isso deve-se quebrar o velho paradigma educacional onde o aluno torna-se um espectador passivo no processo ensino-aprendizagem. Educar é como uma máquina, todas as peças devem estar em perfeitas condições para o seu funcionamento. Sabemos quais são as engrenagens da máquina educadora? Será que podemos melhorar a educação em nosso país? Por quê sempre culpamos o Governo, se somos co-responsáveis na aprendizagem, seja como aluno, pais ou professor. Para atenuar os problemas educacionais em nosso país, tem que haver um comprometimento do Governo, da iniciativa privada, dos diretores e dos professores, deve-se criar um ambiente propício para que o aluno possa desenvolver o seu potencial. Nossos governantes devem estabelecer um piso salarial diferenciado para os educadores em cada nível de ensino. Desta forma, valorizamos ainda mais a profissão e com isso diminuímos o chamado professor “beija-flor”, que ensina em mais de uma instituição para complementar a sua renda. Podem também, criar centros de treinamentos esportivos, diversificando a prática desportiva no país e incentivando a iniciativa privada, por meio da isenção de alguns impostos, a realizarem olimpíadas, propagandas e congressos. O Governo pode também estabelecer medidas preventivas para a redução da evasão escolar, decorrente inúmeras vezes da gravidez na adolescência e da violência nas escolas. Podem ainda expandir a educação profissional, de forma que após a conclusão do ensino médio, o jovem esteja apto a enfrentar o mercado de trabalho. Uma outra maneira seria disponibilizar um “site” educacional que contenha “lições aprendidas”, ou seja, experiências bem-sucedidas que foram praticadas em algum lugar e tiveram um resultado satisfatório, de forma que possam servir de modelo para outras instituições de ensino. Como fator de motivação, podem proporcionar concursos incentivando os diretores e professores a empenharem-se na busca de idéias eficazes referentes ao processo educacional. No momento em que as empresas privadas descobrirem que podem participar na formação cultural dos jovens, teremos um Brasil melhor. Por intermédio de financiamentos de feiras de ciências, de abertura de bibliotecas em comunidades carentes e promoções culturais que estimulem o aluno a pesquisar e escrever sobre algum tema. Os diretores das escolas têm um papel fundamental na fiscalização da conduta dos alunos, devendo reunir, no mínimo, trimestralmente os pais e responsáveis com os professores, não apenas para esporem os óbices dos discentes, mas para integrarem-se à comunidade. Os diretores podem cobrar, antecipadamente, os planos de aula dos professores, bem como uma conduta que atenda aos preceitos da moral e da ética, pois nossos jovens são carentes de exemplos a serem seguidos. Por último enão menos importante, temos a figura do professor que representa a peça-chave do processo ensino-aprendizagem. Um país com dimensões continentais e grandes diferenças sociais somente os mestres têm a capacidade de compreender as dificuldades e as principais reformas relacionadas com o ensino. Buscando sempre o auto-aperfeiçoamento e a capacitação profissional, para estar à altura das cobranças que hão de surgir. Os professores devem ainda, conhecerem as técnicas de didática, utilizando vários processos de ensino para que o aluno não seja apenas espectador e sim busque o conhecimento, o chamado “aprender a aprender”, imprescindível para a construção de um conhecimento sólido. A partir dos aspectos mencionados, percebemos que a educação no Brasil tem solução, desde que seja realizado um trabalho de comprometimento de todos os envolvidos na educação. Existem inúmeras fórmulas de realizarmos uma mudança no sistema de ensino brasileiro, mas somente funcionará, se olharmos para educação como um processo contínuo e duradouro. Desta forma será criado um ambiente favorável para que os nossos jovens possam estudar sem preocupação com a violência, com filho que nasceu sem planejamento familiar e com os pais que estão desempregados
origem: ! http://pt.shvoong.com
Juliana você postou a mesma reportagem várias vezes....
ResponderExcluir