Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011


Os Estados Unidos têm investido pesado na visita do presidente Barack Obama ao Brasil, neste final de semana. E não é à toa. Há motivos financeiros, políticos e estratégicos em jogo. Obama desembarca neste sábado em Brasília para uma série de encontros com políticos e empresários, em especial com a presidente Dilma Rousseff. Comenta-se nos corredores do Palácio do Planalto que Dilma estava irritada com a ideia, que acabou cancelada, do líder americano discursar na Cinelândia, no Rio de Janeiro, no domingo.

Tudo bem que Obama goza de um amplo apoio mundial e foi justamente esse um dos fatores que levaram à eleição histórica do primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos. Mas, é de se estranhar que ele fale para um público tupiniquim que pouco entende de política americana e que parece estar mais interessado em todo o caráter “por star” de Barack Obama. A viagem dele ao país saiu das agendas políticas e corporativas para cair no gosto do povo em meio a uma campanha promovida no site da embaixada americana.

O Brasil parece realmente ser a bola da vez já que foi citado nos 4 discursos feitos pelo presidente americano este ano. Inclusive, ele citou a viagem em um artigo publicado no jornal USA Today. Segundo Obama, o crescimento da classe média brasileira e as recentes descobertas de petróleo por aqui são os enfoques da visita. Obviamente, que o governo brasileiro avisou que não irá perder a oportunidade de, mais uma vez, pedir o apoio dos Estados Unidos para conseguir um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Como não poderia deixar de ser, um amplo esquema de segurança já foi montado para receber o 9º presidente dos Estados Unidos a visitar o Brasil. Só no Rio foram envolvidos mais de 800 homens, além de helicópteros e tanques. Também haverá fechamento parcial do espaço aéreo pelos locais onde Obama, a esposa Michelle e as duas filhas irão passar.

fonte: http://www.blogdacomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.