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terça-feira, 12 de abril de 2011

Artes - Artistas de Inhotim



Janine Antoni
Desde o início dos anos 1990, Janine Antoni realiza esculturas, fotografias e vídeos que fundem interesse pelos elementos formais da arte (tais como linha, formato, textura, forma e processo) com questões pessoais individuais, resultando em uma exploração de política e identidade de gênero. Não são raro, seus trabalhos são belos e despojados, delicados e rigorosos, poéticos e políticos. A maior parte de suas esculturas se constitui como resultado de performances, embora não se trate de resíduos ou artefatos
Janine Antoni afirma que sua obra não tem significado em si mesma enquanto objeto ou ação. Para a artista, o que atribui sentido a seus trabalhos são as relações criadas durante os processos e os percursos, seja em suas performances, instalações ou esculturas
Em Swoon (1997), esta característica fica explícita. Na instalação composta por três ambientes, a entrada do espectador se dá por uma sala onde se vê o lado externo de uma parede cenográfica e se ouve uma forte respiração. Ao investigar o espaço, o espectador é jogado para o centro da cena, um ambiente teatral onde se encontra a projeção semicoberta de um casal de bailarinos em ação. Espelhos duplicam a cena e fazem incorporar a presença do visitante ao espetáculo. Por fim, atrás do último jogo de cortinas, revela-se o processo de construção da imagem no espaço, ao som da música de Tchaikovsky (1840-1893), do grand finale do famoso "O Lago dos Cisnes"(1875-1876). Na produção de Janine Antoni, o corpo está sempre presente: seja diretamente, através das performances; indicialmente, quando a artista utiliza-o como instrumento para construção da obra; ou indiretamente, quando os traços do corpo da artista desaparecem e a obra aciona o corpo do espectador. Em Swoon (1997), a relação entre os bailarinos, bem como aquela entre artista, espaço e público, mostra que sempre há algo mais prestes a ser descoberto e revelado.
Os objetos de Janine Antoni se compõe de gordura, de chocolate ou de sabão e são produtos de processos relacionados com as obsessões femininas de beleza e limpeza, o desejo de amor e com o ódio de si mesma.
Nos cubos de chocolate e gordura, originalmente de 300 kg, faltam os cantos, os quais Antoni mordeu. E com essa massa de chocolate, mascado e cuspido, fez uma caixa de bombons e com a gordura mesclada a pigmentos fez uma coleção de 300 batons

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