Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2011

A década da classe media


A ultima Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta semana pelo IBGE mostra que pela primeira vez na historia , maioria dos brasileiros pertecem a classe C.
Intitulado A nova classe média: o lado brilhante dos pobres e coordenado pelo economista Marcelo Côrtes Neri, o estudo destaca, entre outros fatores, a ascensão da classe C (grupo com renda domiciliar mensal entre R$ 1.126 e R$ 4.854) e a progressiva diminuição da pobreza e da desigualdade social no território brasileiro nos últimos anos.
Chamada de “nova classe média” no estudo, a classe C passou a englobar mais da metade dos brasileiros (94,9 milhões de pessoas) pela primeira vez. Em 2008, 91,7 milhões de pessoas pertenciam ao grupo, ou 49,2% do total.
O grupo também passou a ser dominante do ponto de vista econômico: ao concentrar 46,24% do poder de compra dos brasileiros, superou as classes A e B, com 44,12%.
Segundo o estudo, a mudança se deve principalmente ao aumento do emprego formal no país, que duplicou desde 2004, e ao aumento da escolaridade dos integrantes da classe, a mudança também se deve graças aos programas sociais criados no governo Lula tais como bolsa família ou os do micro credito
O inchaço da classe C ocorreu em paralelo à diminuição das classes D e E, que foram reduzidas de 96,2 milhões em 2003 para 73,2 milhões em 2009. Ou seja, o equivalente a meia população da Grã Bretanha foi incorporado às classes A, B e C nos últimos sete anos.
Apesar do notável crescimento relativo das classes A e B, a renda per capita do grupo tem crescido num ritmo menor do a dos mais pobres. Entre 2001 e 2009, ela aumentou 1,49% ao ano, enquanto a dos mais pobres cresceu à taxa de 6,79% anuais.
Como resultado, a desigualdade social está próxima do menor nível desde o início dos registros, em 1960, adotando-se como referência o índice Gini

Um comentário:

  1. Curioso não ?! Muito bom isso, até os classe baixas passarem de nivel .. Para um nivel melhor !

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.