Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de maio de 2011

Ficha Limpa gera mais polêmicas


Candidata a deputada federal Magda Mofatto PTB – GO teve seu registro negado pelo tribunal regional eleitoral , devido lei da ficha limpa,a pedido do ministério publico eleitoral.
O argumento para barrar a candidatura da Magda foi de que acordo com a lei da ficha limpa a candidata estaria inelegível por oito anos a partir de 2004 ano em que teve o mandato cassado por compra de votos .
Depois que o FTS decidiu que a lei da ficha limpa só poderia ser aplicada nas eleições de 2012, a defesa de Magda Mofatto pediu ao TSE que reformasse a sua decisão e a considerasse apta para concorrer na eleições de 2010, por unanimidade os ministros concordaram com a retratação e decidiram que a candidata não pode ser enquadrada na lei da ficha limpa, pois a aplicação da norma só poderá se feita a partir do próximo ano.
Portanto com esta decisão podemos concluir que teremos mais um candidato com a ficha suja disputando as eleições de 2010, o que causa muita polemica , pois já que a lei existe deveria ser cumprida de imediato para melhorar a realidade brasileira.

http://www.youtube.com/watch?v=0c63SgLQvmA

Dia das Mães



Ser mãe já é, por si, uma missão repleta de responsabilidades. Imagine, então, quando esta mãe tem diante de si o desafio de cuidar de um filho com diagnóstico de câncer. A rotina das mães que acompanham os filhos internados no Hospital Ophir Loyola para tratamento oncológico é de absoluta doação, e por conta disso o dia dedicado a elas tem um significado ainda mais expressivo para a equipe do Programa Prosseguir, que atua junto aos pacientes em idade escolar para garantir que eles não percam o ano letivo por conta dos longos períodos de internação.
As comemorações pelo Dia das Mães foram antecipadas no HOL e marcadas com uma grande festa, realizada na manhã desta sexta-feira, 6, no espaço Arte Doce Hall. A programação, organizada pelos integrantes do Prosseguir, foi marcada pelas homenagens dos alunos às mamães e contou com a presença de vários colaboradores do programa.
Para Edilene Meireles, que mora em Mocajuba e traz o filho Kaique, de 7 anos, para fazer quimioterapia no HOL, a festa em homenagem às mães foi um momento de muita emoção, principalmente por ter assistido à primeira apresentação do filho em um grupo coral. Ela encontrou no Prosseguir o apoio que precisava no tratamento de Kaique. “Logo que meu filho perdeu os movimentos das pernas, depois da cirurgia, fiquei desesperada sem saber o que fazer, mas com a ajuda da equipe do programa voltei a ter esperanças de ele se recuperar.

De acordo com a coordenadora do Prosseguir, Izabel Oliveira, o programa representa uma realização tanto profissional, por ser um projeto pioneiro no Estado, quanto pessoal, por ser uma forma de expressar o amor pelas crianças. O Prosseguir surgiu no Ophir Loyola e hoje tem a chancela da Secretaria Executiva de Educação (Seduc). A iniciativa garante o desenvolvimento educacional e cultural das crianças e adolescentes que recebem tratamento oncológico no HOL. Atualmente, o projeto foi expandido e já beneficia pacientes de cinco hospitais públicos e duas unidades de saúde.De acordo com a coordenadora do Prosseguir, Izabel Oliveira, o programa representa uma realização tanto profissional, por ser um projeto pioneiro no Estado, quanto pessoal, por ser uma forma de expressar o amor pelas crianças. O Prosseguir surgiu no Ophir Loyola e hoje tem a chancela da Secretaria Executiva de Educação (Seduc). A iniciativa garante o desenvolvimento educacional e cultural das crianças e adolescentes que recebem tratamento oncológico no HOL. Atualmente, o projeto foi expandido e já beneficia pacientes de cinco hospitais públicos e duas unidades de saúde.

Dia das Mães


Mulheres doam óvulos para realizar o

sonho de outras mulheres .


Ser mãe é mais que um desejo. Para muitas mulheres, é a felicidade buscada. Às vésperas do Dia das Mães, na reportagem escolhida irá mostra como a doação de óvulos pode fazer muitas famílias felizes.

Este é o primeiro Dia das Mães da professora Claudia Andrade. “É tudo que eu sonhei durante alguns anos: viver esse momento do Dia das Mães, ganhar presente do Dia das Mães e estar com a Talita e a Milena, minhas filhas. Não tenho palavras para definir”, diz a professora.

Foi uma longa espera. Foram três anos de tentativas. Claudia Andrade só engravidou com a ajuda de um tratamento. Hoje a mãe da Talita e da Milena tem felicidade em dobro. Mais um motivo de alegria: ela ajudou outra mulher a realizar o sonho de ser mãe. Como a dificuldade de engravidar estava relacionada com um problema do marido e não dela, Claudia pode ser doadora de óvulos.

“O que me motivou mesmo foi saber que existe alguém que não pode ser mãe, porque não tem óvulo. Se eu tenho, eu doo. Querer fazer por alguém o que eu queria muito para mim que é ser mãe”, conta a professora.

A doação tem de ser anônima, e os óvulos não podem ser vendidos. A doadora é encontrada entre as mulheres que precisam passar por um tratamento para engravidar. Elas têm de ter até 35 anos, boa saúde e nenhum problema genético.

Os especialistas tentam, inclusive, selecionar óvulos com as mesmas características de quem vai recebê-los. Mas a experiência do médico João Ricardo Auler comprova que a realização de dar à luz supera as preocupações com a carga genética.

“O instinto de procriação é muito mais forte do que a genética desse filho. Então, a mulher precisa engravidar, experimentar a gravidez e precisa amamentar. Elas dizem que esse é genuinamente meu filho”, diz João Ricardo Auler, médico especialista em reprodução assistida.

Há nove meses, uma mulher que não quer revelar a identidade se tornou mãe de uma menina. Teria sido impossível sem a ajuda da ciência e de um gesto de amor. A fertilização, feita com óvulos doados, deu a ela a plena sensação da maternidade.

“É minha filha, com certeza. Ai de quem falar o contrário. Acho que ela se parece muito comigo”, diz a mãe.

Quem doa e quem recebe compartilha um desejo único: o de gerar vida. “É emoção demais para mim. Domingo, então, nem sei como vai saber. Vai ser uma choradeira só”, comentou a mãe. “Estou realizada, feliz e grata”, resumiu a professora Claudia Andrade.
Referência Bibliográfica :http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2011/

o dia das mães

A independência e o valor do trabalho


Luciane Yuri Sato, 32 anos, coordenadora de serviços de tecnologia, e a mãe, Maria Junko Yasuoka Sato, 63, agente de viagens aposentada

"Sou casada, mas nunca dependi financeiramente de nenhum homem. Represento a primeira geração feminina da família a escolher o próprio marido – no Japão, o casamento arranjado é tradicional. Foi assim com minha avó e minha mãe, mas ela fugiu à regra das orientais submissas e me educou para a autonomia. Sexta filha entre dez irmãos, veio com todo o clã para o Brasil na época da guerra. As crianças maiores, como ela, pararam de estudar para plantar café. Quando deixou a roça, mamãe virou garçonete, manicure e cabeleireira até se casar com meu pai, também japonês. Nasci em 1977, dois anos depois de ela ter perdido o primeiro filho, em um hospital público de Diadema (SP). Em seguida, veio minha irmã. Minha mãe largou o trabalho para ser dona de casa, mas logo tornou-se agente de viagens. Fez questão de que eu estudasse muito e agradeço, pois fui uma das poucas alunas da escola que entraram direto na Universidade de São Paulo. Já durante o curso, tinha dois empregos. Estudar, trabalhar e confiar são as lições de minha mãe. Com ela, sempre há luz no fim do túnel. Hoje, aposentada, tem o próprio dinheiro, carro e pagou parte do novo apartamento onde mora com papai."

www.claudia.abril.com.br

sexta-feira, 27 de maio de 2011

LEMBRANÇAS!

DEVERÃO SER FEITAS TRÊS POSTAGENS! UMA EM CADA MÊS.....

Campanha ambiental: MUDE O MUNDO!

Pequenas ações individuais são a maior força transformadora que se conhece.
Ter uma atitude consciente em relação aos nosso hábitos de consumo é a melhor ( E talvez única)
maneira de se mudar o mundo.
ECONOMIZE água, luz, recicle seu lixo, faça a sua parte e ajude a construir um futuro para todos.

                                                           GARRIDO, Christine, 2011

 Todos os alunos devem postar uma campanha pela preservação ambiental e consumo até o dia 3/06/2011     

Abraços, Gisele.                                        

Mudança de regras... Animação! Vamos fazer postagens Blitzkrieg!

Olá meus queridos alunos do nono ano!

Vamos começar as postagens! Lembrem-se que o nosso blog tem como objetivo divulgar o nosso conhecimento. Publiquem, descrevam as suas opiniões... Vamos animar!

Houve algumas mudanças nas regras da segunda etapa, prestem atenção:

* Deverão ser feitas apenas três postagens no meses de maio, junho e julho com dois comentários.
* As postagens no blog terminarão dia 11/07/2011 a meia noite.
* Lembrem-se que não poderá haver notícias e postagens ou charges repetidas; Colocar as referências bibliográficas; Observar os erros de português.

Ficha limpa aprovada!


A Lei Ficha Limpa foi aprovada graças à mobilização de milhões de brasileiros e se tornou um marco fundamental para a democracia e a luta contra a corrupção e a impunidade no país. Trata-se de uma conquista de todos os brasileiros e brasileiras. Para garantir que essa vontade popular se reflita nestas e nas próximas eleições, a Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), apresenta o sítio Ficha Limpa – um instrumento de controle social da Lei Ficha Limpa e uma ação de valorização do seu voto!

http://www.fichalimpa.org.br/

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Governo de MG veta nomeação de 'ficha suja' em cargos de comissão

O governo mineiro apertou o cerco aos "fichas-sujas" com um decreto, publicado , que amplia restrições para nomeação em cargos de comissão a todas as funções da administração direta e indireta do Estado. Desde o fim de 2010, já vigorava uma lei da ficha limpa estadual, mas seus efeitos eram restritos a postos de chefia. Uma das novidades é a definição de uma "quarentena" de cinco anos anteriores à nomeação para quem for condenado pelo Conselho de Ética Pública por violação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O decreto veta a nomeação de pessoas condenadas por órgãos judiciais colegiados por uma série de crimes, que tiveram mandatos eletivos cassados, sócias de empresas consideradas judicialmente inidôneas, impedidas de exercer a profissão por entidades profissionais e uma série de outros casos. O texto estendeu as restrições para o exercício de cargos na administração pública a funcionários que forem condenados a ressarcir os cofres públicos. "A moralidade, a ética e a probidade não podem ser virtudes indispensáveis apenas aos ocupantes de cargos eletivos ou de alto escalão na administração pública", afirmou o governador Antônio Anastasia (PSDB).
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5140351-EI7896,00-Governo+de+MG+veta+nomeacao+de+ficha+suja+em+cargos+de+comissao.html

FICHA LIMPA

Projeto ficha limpa

[Image]O projeto conhecido como Ficha Limpa impede candidaturas de pessoas que tiverem sido condenadas pela Justiça em decisão colegiada, que praticarem crimes de corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. O projeto também amplia os casos e o período de inelegibilidade, estabelecendo em oito anos o tempo em que o político fica impedido de se candidatar quando for condenado por crimes eleitorais, hediondos, contra o meio ambiente, racismo e outros.

Atualmente, a Lei Complementar 64/90, que estabelece casos de inelegibilidade, fixa prazos que variam de três a oito anos para impedir a eleição de pessoas condenadas pela Justiça. Pelo Ficha Limpa, o prazo geral fixado para inelegibilidade passa a ser de oito anos para todos os casos, contanto que a condenação do político tenha sido proferida por órgão colegiado da Justiça ou em decisão transitada em julgado (quando não pode mais haver recurso). Outra exigência para tornar o candidato inelegível é que o condenado receba pena de mais de dois anos de prisão, devido a situações nas quais houve dolo.Aprovado sob a forma de substitutivo pela Câmara - de autoria do deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) -, o projeto original surgiu a partir da iniciativa popular, tendo recebido 1,6 milhões de assinaturas colhidas pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Foi apresentado ao Congresso em setembro de 2009 e relatado inicialmente pelo deputado Índio da Costa (DEM-RJ), encarregado de emitir o parecer do grupo de trabalho criado pelo presidente da Câmara, Michel Temer, para examinar o assunto.O substitutivo de Cardozo tomou como base esse texto de Costa, e também apensou outros nove projetos similares que tramitavam na Câmara, entre os quais o projeto de iniciativa popular, que tramitou como Projeto de Lei Complementar 518/09.Principais itens do projeto:Corrupção: Entre as novas causas de inelegibilidade, seja com sentença transitada em julgado ou condenação por colegiado, o projeto inclui o crime de corrupção eleitoral, inclusive compra de votos, prática de caixa dois ou conduta proibida em campanhas para os que já são agentes públicos. É necessário, entretanto, que o crime implique cassação do registro ou diploma, em julgamento na Justiça Eleitoral. Será declarada também inelegível a pessoa condenada com a suspensão dos direitos políticos por ato doloso de improbidade administrativa com lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Processo administrativo: A inelegibilidade também poderá ocorrer quando magistrados e integrantes do Ministério Público deixarem os cargos na pendência de processo administrativo. Serão ainda inelegíveis, salvo anulação ou suspensão do ato pela Justiça, os demitidos do serviço público devido a processo administrativo e os condenados por órgão profissional à perda do direito de trabalhar na área, em decorrência de infração ética ou profissional

.Efeito suspensivo: Segundo o substitutivo, o candidato poderá pedir que tenha efeito suspensivo o recurso que ele apresentar contra uma decisão colegiada. No entanto, isso dará mais rapidez ao processo, que terá prioridade de julgamento. Se o recurso for negado, será cancelado o registro da candidatura ou o diploma do eleito. Segundo Cardozo, o efeito suspensivo tem o objetivo de conciliar dois fatores: o desejo da sociedade de evitar que pessoas sem ficha limpa disputem cargos eletivos e o direito ao contraditório e à ampla defesa.O julgamento do recurso com efeito suspensivo só não terá prioridade sobre o julgamento de mandados de segurança e habeas corpus. O texto prevê também que a prática de atos pela defesa com a mera intenção de ganhar tempo (recursos protelatórios) provocará a revogação do efeito suspensivo. Quando o projeto virar lei, os recursos já apresentados contra a decisão de um colegiado poderão ganhar o efeito suspensivo com prioridade de julgamento, caso a defesa faça tal solicitação.

Renúncia: O projeto pune os políticos que renunciarem ao mandato para evitar abertura do processo de cassação, incluindo essa prática na Lei Complementar 64/90 como um dos motivos para tornar o político inelegível. Quem renunciar para não ser cassado, não poderá, portanto, se candidatar nas eleições seguintes. Essa norma vale para os titulares do Executivo e do Legislativo em todas as esferas (federal, estadual, distrital e municipal).

Cônjuges: A simulação de vínculo conjugal ou seu rompimento para burlar a inelegibilidade de parentes é outro caso a ser considerado como motivo de inelegibilidade. De acordo com a lei em vigor, já são proibidas as candidaturas de cônjuges para os cargos de prefeito, governador e presidente da República.

Doação ilegal: São declaradas inelegíveis as pessoas físicas ou os dirigentes de pessoas jurídicas condenadas por doações ilegais pela Justiça Eleitoral, em decisão de colegiado ou transitada em julgado.

Crimes dolosos: O texto também aumenta a lista de crimes que impedem a candidatura em processos iniciados por ação penal pública. Além daqueles contra a economia popular, a fé pública, a administração e o patrimônio públicos, são incluídos crimes contra o meio ambiente e a saúde pública, bem como crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, prática de trabalho escravo e os delitos cometidos por organização criminosa ou quadrilha, entre outros. Quanto aos crimes de abuso de autoridade, a inelegibilidade ficou restrita aos casos em que o réu for condenado à perda do cargo ou ficar impedido de exercer função pública.

Contas rejeitadas: A inelegibilidade causada pela rejeição de contas por irregularidade incorrigível passará a ser condicionada aos casos em que isso seja considerado ato doloso de improbidade administrativa. Atualmente, a lei permite a candidatura se a Justiça estiver analisando o processo. O projeto Ficha Limpa é mais específico e permite a candidatura apenas se a decisão do Tribunal de Contas for suspensa ou anulada pela Justiça.

Colaboração: Os processos por abuso do poder econômico ou do poder de autoridade também terão prioridade no Ministério Público e na Justiça Eleitoral, exceto sobre os pedidos de habeas corpus e mandados de segurança. As polícias judiciárias, os órgãos de Receita, os Tribunais de Contas, o Banco Central e o Conselho de Atividade Financeira deverão ajudar a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral na apuração dos delitos relacionados às eleições, com prioridade sobre as demais atribuições.

fonte: http://www.cristovam.com.br/portal2/index.php?option=com_content&view=article&id=3642:projeto-ficha-limpa-amplia-casos-de-inelegibilidade&catid=1&Itemid=100038

Dia das mães

Data: 12/05/2011

Mais de 800 deixam de retornar a presídios de SP após Dia das Mães

Ao todo, 19.278 detentos receberam o benefício da saída temporária.
De acordo com a SAP, 4,24% do total dos beneficiados não regressaram.

Ao menos 817 detentos não regressaram ao sistema penitenciário do estado depois de serem beneficiados com a saída temporária no Dia das Mães, no último dia 8, o segundo domingo deste mês de maio, de acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo (SAP). O balanço de 2011 foi divulgado pela SAP nesta quinta-feira (12). O número de presos que não retornaram equivale a 4,24% do total dos 19.278 que receberam o beneficio. O índice é menor do que o de 2010, quando 22.031 detentos foram liberados para passar o Dia das Mães com as suas famílias. No ano passado, 1.211 não regressaram às cadeias e penitências do estado, o que equivale a 5,5% do total, de acordo com a secretaria. A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais e depende de autorização judicial. Os condenados que cumprem pena em regime semiaberto, de bom comportamento, podem obter autorização para saída temporária, por prazo não superior a sete dias, durante cinco vezes ao ano. As saídas temporárias ocorrem nas seguintes datas comemorativas: Natal/Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças/Finados. Quando o preso não retorna à prisão, é considerado foragido e perde automaticamente o benefício do regime semiaberto.
Segundo a SAP, a saída temporária do Dias das Mães nas penitenciárias II e III de Franco da Rocha estava prevista a partir desta quinta-feira (12), com retorno para a próxima segunda-feira (16).

Bibliografia: www.globo.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Regras Segunda Etapa!

Apesar dos desencontros hoje em sala de aula, na segunda etapa, vamos continuar com o blog. Espero que o trabalho seja realizado com eficácia e mantendo relações de respeito e buscando o crescimento crítico e intelectual.

As regras serão as seguintes:

* Cada aluno deverá fazer quatro postagens.
* Cada aluno deverá fazer dois comentários sobre as postagens dos colegas.
* Cada postagem deverá ser feita em um mês no período de maio a agosto de 2011.
* Não poderá publicar uma notícia igual a do colega, o mesmo tema sim, mas não a mesma reportagem.
* Serão no total três postagens de acordo com os temas trabalhados em sala e um tema livre.
* As novas postagens começarão em 4/05/2011 e finalizarão no dia 3/07/2011 a meia noite.
* Não esquecer das referências bibliograficas, a correção ortográfica e a estética do texto.

Dia das mães

Em maio de 2011, na comparação com igual mês de 2010, a inadimplência das pessoas jurídicas cresceu 23,6%, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Foi a maior alta registrada na variação anual desde julho de 2009, ano em que a crise econômica impactava fortemente na economia
Nas demais variações, a inadimplência das empresas também apresentou elevação. Na relação de maio sobre abril último, o avanço foi de 16,2%. Na comparação entre os acumulados de janeiro a maio de 2011/2010, por sua vez, o crescimento foi de 7,1%.
Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros elevados e a desaceleração econômica, decorrentes da política monetária restritiva para controle da inflação, os impactos do aumento dos preços nos custos e o crescimento na inadimplência do consumidor no caixa das empresas já afetam sua capacidade de pagamento.
O crescimento mensal na inadimplência das empresas (16,2%) reforça que a inadimplência do consumidor nas compras do Dia das Mães complica o fluxo de caixa das empresas.
A perspectiva é de que os fatores elencados  – juros e inadimplência do consumidor –, continuem pressionando a liquidez das empresas.
http://www.jb.com.br/economia/noticias/2011/06/27/inadimplencia-das-empresas-tem-a-maior-alta-em-22-meses-revela-serasa/

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chuvas comprometem desempenho de 49,6% dos varejistas no Dia das Mães

Menos da metade dos varejistas pernambucanos (49,6%) conseguiram elevar as suas vendas no Dia das Mães deste ano, em relação ao exercício de 2010. O levantamento, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), atribui às chuvas o fraco desempenho do segmento na segunda data mais importante do ano para o comércio. Tradicionalmente, o Dia das Mães só não é mais forte do que o Natal.

Em pesquisa feita pouco antes das chuvas do início do mês, 73% dos 399 empresários e gerentes entrevistados esperavam vendas maiores do que no ano passado. Após a data, a Fecomércio realizou 362 novas entrevistas, verificando que a expectativa só havia se consumado para 49,6% dos lojistas.

De acordo com o estudo, 78% das empresas consultadas após a data afirmaram que foram prejudicadas pelas chuvas. O comprometimento das vendas atingiu todos os locais de pesquisa: no comércio tradicional o percentual foi de 76,7%, um resultado próximo aos 80,5% registrados nos shopping centers.

A Fecomércio solicitou de cada informante que estimasse as perdas decorrentes das chuvas e a partir desses dados, utilizando sua metodologia, calculou que as perdas impostas foram da ordem de 14,6% para o comércio em geral. Nos shopping centers as perdas foram maiores, cerca de 17,8%, mais de quatro pontos do que no comércio tradicional, que registrou queda de 13,13%.

Dia das Mães gera 28 mil vagas temporárias e número de efetivações cresce 10%

Para suprir a demanda gerada no comércio para o Dia das Mães, 28,2 mil profissionais foram contratados em caráter temporário. O número é 8,5% maior frente às vagas abertas no ano passado, segundo a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Tercerizáveis).


De acordo com a associação, considerando as vagas temporárias criadas para a Páscoa e que se mantiveram até o Dia das Mães, 55 mil profissionais trabalhavam em caráter temporário no País. E embora o número de vagas geradas tenha confirmado a expectativa da associação, o número de postos abertos na Páscoa e que permaneceram até o Dia das Mães ficou abaixo do esperado.


"A expectativa era a permanência de 37 mil trabalhadores até o Dia das Mães, mas a pesquisa mostrou que 27 mil continuaram nos postos para os quais foram selecionados", disse a diretora de comunicação da Asserttem, Jismália de Oliveira Alves, por meio de nota.


Do total de temporários em atividade até o Dia das Mães, 5,5 mil foram efetivados. "Pessoas com faixa etária entre 18 e 39 anos preencheram 70% das vagas ofertadas", afirmou Jismália. Na comparação com 2010, as efetivações foram 10% maiores.


Também confirmando as previsões da associação, 15% das vagas criadas foram ocupadas por jovens em seu primeiro emprego.


Páscoa


Para a Páscoa, foram criadas 70,1 mil vagas temporárias em todo o País, total 10,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Os dados colocam a indústria como principal destino dos contratados. Ao todo, 60% do total de vagas temporárias do período encontram-se nesse segmento e 40% no comércio.


Dos contratos firmados na época, 17,5 mil foram efetivados logo após a Páscoa, sendo 11 mil para a indústria e 6 mil para o comércio. O número é 25% maior que o registrado no ano passado. E com a proximidade com o Dia das Mães, parte dos profissionais que não foram efetivados puderam continuar com a vaga temporária.


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Hoje o Dia da Mãe passou a ser comemorado em todas as partes do mundo,em diferentes datas. Apesar de muitos criticarem a excessiva “mercantilização” da festa (trata-se de uma excelente oportunidade de negócio para os comerciantes) o objectivo continua a ser nobre — o de celebrar o amor pela pessoa que nos trouxe ao mundo.

Nos países que falam português a data não passa em claro. Em Angola e em Portugal, o Dia da Mãe já foi comemorado a 8 de Dezembro, hoje é festejado no primeiro Domingo de Maio, em homenagem a Maria, a Mãe de Cristo.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi comemorado a 12 de Maio de 1918, promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. A ordem para que a celebração ocorresse apenas no segundo domingo do mês de Maio veio do presidente Getúlio Vargas, a partir de um decreto assinado em 1932.

Em Espanha também é comemorado no primeiro Domingo de Maio. Na África do Sul, o dia é tido como uma oportunidade para agradecer não apenas às mães, mas também a outras grandes mulheres que são como mães. Neste país, a festa ocorre, tal como na maior parte dos países do mundo, no segundo domingo de Maio.

No Japão aproveita-se o dia para comemorar o aniversário da Imperatriz Kojun, mãe do actual imperador Akihito. Na China, havia a tradição de se apoiar as mães mais pobres, sobretudo, as do meio rural. Nos últimos anos o dia serve também para homenagear Meng Mu, a mãe de Mèng Zi (Mêncio), discípulo do grande filósofo Confúci.
http://www.opais.net/pt/revista/?id=1640&det=3092&mid=

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Comércio tem melhor Dia das Mães desde 2003

As vendas do comércio cresceram 12,4% na semana do Dia das Mães de 2011 em relação ao período correspondente do ano passado, informou a Serasa Experian nesta segunda-feira (9). O desempenho dos negócios neste ano foi o melhor desde 2003, quando a entidade começou a fazer o levantamento.

A pesquisa da Serasa é amostral e leva em conta as consultas feitas em seu próprio banco de dados, o único de alcance nacional, que recebe cerca de 4 milhões de acessos por dia.

O levantamento leva em conta as consultas feitas entre 2 e 8 de maio de 2011 e de 6 a 8 de maio de 2011 (final de semana) e comparadas às consultas realizadas nos períodos de 03 a 09 de maio de 2010 e de 07 a 09 de maio de 2010.

No final de semana do Dia das Mães, as vendas aumentaram 8,1% na comparação com o final de semana da data em 2010.

O principal motivo da alta nas vendas, segundo os economistas da Serasa, foi as promoções, com parcelamento com valores cada vez menores - já são comuns, por exemplo, as parcelas mínimas de R$ 10.

Outra explicação, de acordo com a Serasa, para as vendas maiores é a volta do pré-datado, alternativa para aqueles consumidores que estão próximos do limite do cartão de crédito. Além disso, o pré-datado é uma forma de escapar do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no crédito.

São Paulo

Considerando apenas as vendas na capital paulista, na semana do Dia das Mães, São Paulo registrou alta de 12,1% nas negociações com relação à respectiva semana do ano anterior.

No final de semana, por sua vez, as vendas aumentaram 13,5%, quando comparadas com o final de semana equivalente de 2010.


http://noticias.r7.com/economia/noticias/comercio-tem-melhor-dia-das-maes-desde-2003-20110509.html

terça-feira, 10 de maio de 2011

Cuba publica diretrizes de reforma

Cuba divulgou na segunda-feira as diretrizes aprovadas pelo Partido Comunista para as reformas econômicas na ilha, com propostas para permitir a venda de imóveis e possíveis facilidades para viagens dos cidadãos ao exterior.




O texto, aprovado no mês passado num congresso partidário, tem muitas promessas e poucos detalhes sobre datas para sua implementação, ou eventuais restrições vinculadas.



Em termos gerais, as 313 diretrizes reafirmam as reformas sociais e econômicas que o presidente Raúl Castro considera cruciais para recuperar a economia nacional e assegurar a sobrevivência do regime socialista instaurado depois da revolução de 1959.



O governo passará a dar mais estímulos à iniciativa privada e a reduzir a presença do Estado na economia, mas mantendo o planejamento privado e proibindo a acumulação da propriedade privada.



Muitos cubanos fizeram fila nas bancas de jornais para comprar o folheto com as diretrizes, vendido a 3 pesos (0,12 dólar).



"As reformas ainda estão criando muita incerteza na população (...) porque trazem muitas mudanças", disse Olivia Breto, 23 anos, que trabalha numa rádio. "Acho que é uma mudança favorável, porque tem a ver com a abertura econômica, uma abertura para um mercado que não conhecemos no momento."



Muitas das reformas já estavam em andamento, mas outras precisaram ser refinadas e aprovadas no mês passado no congresso do Partido Comunista (o único legalizado na ilha), e agora dependem de novas leis ou decretos.



Uma das medidas já em vigor é o enxugamento do funcionalismo público, com maior espaço para os profissionais autônomos, e a possibilidade de arrendamento de terras estatais para agricultores.



Raúl também promete novas regras para permitir transações envolvendo carros e casas -- o que atualmente é proibido, gerando muitas queixas. As diretrizes publicadas na segunda-feira não trazem detalhes sobre a venda de imóveis; no caso da venda de carros, o texto diz que o Estado não pretende ampliar a frota nacional no momento, e que a prioridade continua sendo o transporte público.



O folheto informa também que serão estudadas medidas para facilitar viagens de cubanos ao exterior, mas não apresenta detalhes sobre como os entraves burocráticos serão atenuados.



Outro item importante é a gradual eliminação da "libreta" (caderneta) de racionamento de gêneros alimentícios. Raúl já disse que esse sistema de subsídios à comida é custoso demais, e que deve permanecer apenas para quem realmente precisar.



As mudanças também devem dar maior autonomia às 3.700 empresas estatais cubanas, mas restringe o socorro financeiro às companhias públicas deficitárias, que são a maioria.



Outra novidade importante é que empregados e executivos das estatais poderão ter seu rendimento vinculado à produtividade das empresas.



Outra meta divulgada pelo governo é no futuro unificar as duas moedas em circulação no país - o peso "moeda nacional" e o peso CUC, conversível perante o dólar e outras divisas, e usado para a compra de produtos não-essenciais. Essa convergência, no entanto, deve demorar, pois exige uma "rigorosa preparação e execução".
www.estadao.com

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Dia das Mães

Dia das Mães é a segunda data que mais gera lucro ao comércio de Imperatriz


Escrito por Dailane Santana   
Qui, 05 de Maio de 2011 12:04
O Dia das Mães é a segunda data comemorativa que mais gera lucro ao comércio de Imperatriz e segundo estimativas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), as vendas devem crescer cerca de 30% nesse período.
Os lojistas sempre ficam otimistas e se preparam para oferecer os mais variados produtos.
E com a aproximação da data e a variedade de opções muita gente fica na duvida de que presente comprar.
Em Imperatriz de bijuterias a eletrodomésticos do calçadão ao shopping os filhos sempre encontram muitas opções para presentearem as mães.
O comercio de confecção sempre é um dos mais procurados pelos filhos, sendo também um dos setores que mais tem lucros nessa época.
Jocilda Silva que é dona de uma loja no centro da cidade disse que o faturamento da loja cresce bastante nessa data e que as roupas são mais escolhidas por ser um presente pessoal.
“Nem todas as mães gostam de ganhar presentes como eletrodomésticos. Já roupas e outros presentes pessoais sempre é mais fácil de acertar e se elas não gostarem podem trocar por um de seu gosto”.
Em Imperatriz os lojistas estarão com funcionamento especial durante a semana, segundo o Sindicato dos Empregados no Comércio de Imperatriz o horário de atendimento ao público será estendido até as 20h. E no domingo o comercio funcionará das 8h às 13h.




quarta-feira, 4 de maio de 2011

Operação que matou Bin Laden era planejada pelos EUA desde agosto

O ataque das forças norte-americanas que resultou na morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, no domingo 1 , estava sendo planejado desde agosto do ano passado, quando os americanos conseguiram uma pista segura sobre seu paradeiro, após mais de quatro anos de investigações.

A operação teria sido feita com helicópteros e durado cerca de 40 minutos, relataram funcionários do governo americano, sob condição de anonimato. Após um tiroteio, Bin Laden teria sido baleado na cabeça. Obama autorizou a execução na sexta-feira.
Oficiais dos Estados Unidos disseram que rastrearam Bin Laden até chegarem a sua localização.
O ataque teria sido realizado pela força de elite da marinha, a SEAL, que teria chegado até a Fortaleza nos helicópteros, dando início a um tiroteio. Na troca de tiros, Bin Laden teria sido baleado na cabeça, disseram oficiais do governo dos EUA, acrescentando que os militares americanos resistiram aos ataques dos oponentes.
Poucas horas após o anúncio do ataque pelo presidente dos EUA Barack Obama, autoridades paquistanesas e uma testemunha disseram que os guardas de Bin Laden abriram fogo a partir do telhado do edifício e, nessa hora, um dos helicópteros teria caído.
Bin Laden foi identificado por reconhecimento facial, afirmou um oficial, que se recusou a dizer se também foi feita análise de DNA.
Funcionários do gov
Um dos homens seria um dos filhos do terrorista. Outros dois trabalhavam como mensageiros para Osama. Já a mulher teria sido morta ao ser usada como escudo humano por uma das vítimas. Ainda não havia confirmação oficial destas informações.
Funcionários disseram que a operação era tão secreta que nenhum funcionário estrangeiro foi informado com antecedência, apenas um pequeno grupo sabia a repeito do que se desenrolava a meio mundo de distância.
O esconderijo de Bin Laden ficava a 730 metros da academia militar Abbottabads Kakul, a principal do Paquistão.
O som de pelo menos duas explosões teria abalado a região. Chamas eram visíveis após o ataque ao edifício. De acordo com uma testemunha, o ataque militar foi realizado no escuro.
"Ouvi um som de um trovão, seguido de uma forte disparada. De repente, os disparos foram interrompidos. Depois, houve um novo som de trovão e, em seguida, uma grande explosão", disse Mohammad Haroon Rasheed.
"De manhã, quando saímos para ver o que aconteceu, alguns destroços do helicóptero estavam caídos em um campo aberto."

Um oficial paquistanês na cidade disse que os combatentes abriram fogo no telhado contra os helicópteros com lança-granadas. Outro oficial disse que os quatro helicópteros decolaram da base aérea de Ghazi, no noroeste do Paquistão.
 http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/operacao-que-matou-bin-laden-era-planejada-pelos-eua-desde-agosto.html