Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Brics defendem mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas

Brics defendem mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas

Redação SRZD | Internacional | 14/04/2011 17h19
Os países que compõem os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) defenderam nesta quinta-feira um reforma expressa e necessária no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O encontro das nações do bloco acontece na China. Em nenhuma reunião do grupo o tema tinha entrado em pauta.

"A reforma da ONU e do Conselho de Segurança são essenciais. Não é possível que, ao iniciarmos a segunda década do século 21, nós ainda estejamos atrelados a formas institucionais erguidas no pós-guerra", disse a presidente Dilma Rousseff.

No comunicado conjunto entre Brasil e China, o Conselho foi citado pela primeira vez, em que afirma que essa é uma "oportunidade valiosa para trabalharmos juntos nos temas da paz e da segurança, de reforçar concepções multilaterais e facilitar a coordenação futura de temas sob a consideração do Conselho de Segurança da ONU".

Os Brics também denunciaram o uso da forças na Líbia e defenderam a diplomacia e a negociação para solucionar os conflitos entre os rebeldes e tropas do ditador Muammar Gadafi.

"Até a África do Sul, que votou a favor da resolução, acredita que é o momento de se voltar a um esforço diplomático. É questionável se a população civil está mais protegida agora do que antes e há inquietação com os rumos que a crise líbia poderá tomar", disse o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

Fonte: www.sidneyrezende.com

Um comentário:

  1. O conselho de segurança precisa de mudanças, pois como a própria Dilma disse, é preciso mais considerações. E tambem precisa-se abrir novos assentos na ONU, sendo permanentes ou temporarios.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.