Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Partido Comunista cubano defende fim do domínio do Estado sobre as empresas

Cuba deve de uma vez por todas dar autonomia às empresas e acabar com o domínio do Estado sobre o seu funcionamento, defendeu hoje o diário do partido comunista cubano (PCC), Granma.
A posição é assumida a três dias do primeiro congresso do PCC desde há 14 anos.

''A empresa é uma coisa, o Estado é outra'', titula o diário do partido único, sublinhando que «delimitar as responsabilidades das duas entidades permitirá reforçar as [respectivas] missões.

O Estado deve «concentrar-se na definição das políticas a seguir», sem intervir nas actividades das empresas, avança o periódico, abordando assim uma das principais reformas que o sexto congresso do PCC deve adoptar no próximo fim-de-semana.

A autonomia das empresas é uma dos eixos das reformas anunciadas pelo governo cubano, cujos detalhes deverão ser anunciados no congresso que se prolonga até terça-feira.

O excessivo controlo do Estado, em pura posição paternalista, conduz as empresas a perder todo o sentido da competitividade, a funcionar produzindo prejuízos, a fazer um trabalho que não corresponde à sua tarefa e a perder toda a capacidade de reacção e mobilização, considera o jornal.

As empresas, de uma vez por todas, devem avançar sozinhas», insiste o Granma, relativizando porém que não se deve confundir autonomia com desregulação.

http://sol.sapo.pt/inicio/Internacional/Interior.aspx?content_id=16740

Um comentário:

  1. Cuba é socialista ha um tempo, se ela se tornasse capitalista,poderia ter um crescimento de renda muito alto

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.