Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Em reunião, Dilma defende reformulação de conselho da ONU

Sanya (China) - Durante sua participação na 3ª Cúpula dos BRICS - bloco de países emergentes -, em Sanya, China, nesta quinta-feira, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou a necessidade de reformulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.

Em sua fala de pouco mais de cinco minutos, Dilma também lembrou que a criação do G20 representou um avanço e um primeiro sinal de reconhecimento da necessidade de mudanças na governança global e que os BRICS querem intensificar a coordenação nos temas tratados no âmbito do G20.


“Sabemos que nenhuma nação, por mais poderosa que seja, pode superar seus desafios sozinha. Queremos somar esforços. Crescemos com distribuição de renda, equilíbrio macroeconômico e redução de vulnerabilidade externa. Acreditamos que a prosperidade verdadeira só pode ser a prosperidade compartilhada por todos”, disse.

Dilma também comemorou a entrada da África do Sul no bloco e parabenizou o presidente sul-africano, Jacob Zuma, pela realização da Cúpula do Clima de Durban, em 2011. “Seremos nós, o Brasil, a recolher a próxima conferência do clima em 2012 na Rio +20”, continuou.

Ao finalizar seu discurso, Dilma agradeceu “a parte chinesa pela liderança demonstrada na cúpula”e informou que o Brasil antecipa a participação na próxima reunião dos BRICS na Índia, em 2012.

Cúpula

Dilma se reuniu nesta quinta-feira com os presidentes da Rússia, Dmitri Medvedev, da China, Hu Jintao, da África do Sul, Jacob Zuma, além do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, para participar da III Cúpula BRICS – bloco de países emergentes – realizada em Sanya, sul da província de Hainan, na China. Os líderes se encontraram em reunião privada para discutir quatro assuntos principais: situação político-econômica internacional, quadro econômico mundial pós-crise, cooperação inter BRICS e papel dos países deste bloco na governança internacional.

Nesta sexta-feira, na cidade de Bo’Ao, a presidenta Dilma comparece à cerimônia de abertura do Forum de Bo’Ao. No início da tarde (pelo horário local) segue para Xi’an.

http://odia.terra.com.br/portal/brasil/html/2011/4/em_reuniao_dilma_defende_reformulacao_de_conselho_da_onu_157829.html

Um comentário:

  1. Na minha opnião a Dilma está errada em defender a reformulação do conselho da ONU, pois é um conselho que consegue ajudar países em situações bem difíceis e seus líderes são muito responsáveis.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.