Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011


Brasil aguarda apoio dos EUA para vaga permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas A visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é aguardada com ansiedade por setores do governo que negociam a reforma da estrutura do Conselho de Segurança da Nações Unidas e a inclusão da candidatura brasileira como membro permanente. Atualmente o órgão tem 15 cadeiras, das quais apenas cinco são permanentes e o representante brasileiro só ocupa o assento rotativo até dezembro.

Nas discussões sobre o tema na ONU (Organização das Nações Unidas), por enquanto, apenas a França e a Inglaterra indicaram o apoio ao Brasil. Os EUA, a China e a Rússia, que também são membros permanentes do conselho, não demonstram interesse em reformar o órgão. Às vésperas da chegada de Obama, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, confirmou a expectativa sobre um eventual apoio norte-americano.

“Uma manifestação dos EUA não vai afetar dramaticamente os acontecimentos, pois [isso] envolve entendimentos nas Nações Unidas, a aprovação da maioria de dois terços [dos 191 integrantes da Assembleia Geral das Nações Unidas] e a ratificação dos cinco membros permanentes. [Mas] um discurso dos EUA é um dado significativo”, disse o chanceler.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criado em 1945, após a 2ª Guerra Mundial. Pela estrutura do órgão, cinco países ocupam assentos permanentes e dez assumem as cadeiras de forma rotativa - por dois anos.

Leia mais:







Pela atual estrutura ocupam vagas permanentes no conselho os Estados Unidos, a Rússia, China, França e Inglaterra. São integrantes provisórios o Brasil, a Turquia, Bósnia Herzegovina, o Gabão, a Nigéria, Áustria, o Japão, México, Líbano e Uganda. Há uma série de propostas defendidas para a reforma do conselho.

O governo brasileiro é favorável ao aumento do número de vagas no órgão de 15 para 25, sendo mais seis assentos permanentes. Entre essas vagas, o Brasil defende duas para a África, duas para a Ásia, uma para as Américas e outra para a Europa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.