Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Postagem Livre

Açaí é o fruto da palmeira conhecida como açaizeiro (Euterpe oleracea Mart., Palmae), planta típica de várzea. É nativo da Amazônia, onde seu consumo data dos tempos pré-colombianos. O açaí é um alimento muito importante da dieta amazônica. Hoje em dia é cultivado não só na Região Amazônica, mas em diversos outros estados brasileiros, sendo introduzido para o resto do mercado nacional durante os anos 80 e 90.

O açaizeiro é muito semelhante à palmeira juçara (Euterpe edulis Mart.) da Mata Atlântica, diferenciando-se por crescer em touceiras de 3 a 25 estirpes (troncos de palmeira). Da palmeira, tudo se aproveita: frutos (alimento e artesanato), folhas (coberturas de casas, trançados), estirpe (ripas de telhado), raízes (vermífugo), palmito (alimento e remédio anti-hemorágico).

É consumido na forma de bebidas, doces, geléias, sorvetes. O fruto é colhido subindo-se na palmeira com o auxílio de uma trançado de folha amarrado aos pés - a peconha.

Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria ou amassado manualmente (depois de ficar de molho na água), para que a polpa se solte, e misturada com água, se tranforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.

A forma tradicional na Amazônia de tomar o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer com peixe assado ou camarão e mesmo os que preferem o suco com açúcar (ainda assim, bem mais grosso que qualquer suco servido no sudeste).

As sementes limpas são muito utilizadas para artesanatos. Quando descartadas, servem como adubo orgânico para plantas.

Nas demais regiões do Brasil, as pessoas consomem o açaí congelado adicionando frutas, cereais e xarope guaraná. O que não é bem visto pelos nativos da região norte, que encaram a mistura como um desperdício de açaí. Conhecido como açaí na tigela, é um alimento muito apreciado por frequentadores de academias e desportistas.

açai.com

Um comentário:

  1. Gostei deste aprendizado sobre a dieta do açai, algo bastante saudável.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.