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segunda-feira, 11 de julho de 2011

Consumo exagerado

Todos nós temos a consciência que a propaganda é alma do negócio. Independente do lugar onde estão se é em casa, no ambiente de trabalho ou na escola, ou em revistas, rádios, internet, jornais, televisão, constantemente as pessoas são atraídas pelo consumismo Algumas sentem certa necessidade de consumir determinados produtos. A qualquer lugar que as pessoas olham então estampadas às propagandas, umas em lugares estratégicos ao campo de visão, outras em outdoors, amplamente sendo estudados para servir as necessidades de consumo dos humanos. As necessidades que as pessoas sentem se transformam em desejos que ocasionam as tensões, que vão dando lugar as ações, que como satisfação são feitos os resultados. Esse mecanismo citado é o mais complexo que aparenta. A maioria das pessoas não estão satisfeitas com o que alcançaram, estão sempre a procura de novas necessidades. Muitas vezes são realizadas as necessidades e em seguidas surgem outras necessidades .É importante falar que existem necessidades importantes como à alimentação, a educação dos filhos e o vestuário, em seguidas as contas fixas.
O consumo exagerado ou sem necessidade gera diversos males, um deles afeta diretamente o bolso de cada um de nós. Quantas vezes você compra algo que depois se arrepende? Ou então, você fica eufórico e ansioso pra comprar determinada coisa, e depois de adquirido, não tem nenhum valor?
Se o planeta esta esse caos climático, com problemas de saúde e fome nos países pobres, miséria nos países emergentes, com seus filhos sendo explorados pelos ricos, vamos ter uma atitude mais consciente na hora de comprar ou consumir produtos.

2 comentários:

  1. Consumo Infantil:
    Diante das teorias de divisões de classes sociais e divisão de público alvo, as pesquisas voltadas para os interesses do consumidor tornam-se indispensáveis na observação do Comportamento do Consumidor Infantil.

    O Consumidor infantil tem uma grande opção de escolha em produtos que variam entre brinquedos, embalagens de alimentos, vestimenta, embalagens de higiene entre outros tipos de produtos. Pesquisas feitas com crianças e mães apontam elementos importantes de destaque no universo infantil. Personagens clássicos como a Barbie e o Homem Aranha obtêm grande sucesso nessa avaliação ao longo dos anos.

    O Fascínio por tais personagens está associado as suas características e suas referências. As características físicas e psicológicas do Homem Aranha propõem aos meninos uma identificação positiva. As cores das roupas, o fato do personagem Peter Parker representar um adolescente comum que tem consciência de sua impotência diante das injustiças e sua vontade de vencer obstáculos através de sua coragem ganham a admiração dos meninos em fase de desenvolvimento. Logo consumir produtos associados a esse personagem proporciona a eles a oportunidade de se identificarem com o personagem, compartilhando e aliviando seus sentimentos de impotência e inferioridade. Desta forma o personagem Homem Aranha pode ser útil na construção de um caráter masculino.

    A Barbie tem uma grande quantidade de atributos físicos atrativos para as meninas, dentre eles o fato de vestir-se e ter acessórios nas cores rosa e lilás (as cores preferidas das meninas) e de ser bonita, elegante e glamorosa. No decorrer dos anos a Barbie foi se modificando e representa agora também, características que ultrapassam seus atributos físicos. A Barbie representa hoje em dia a possibilidade de ser bem sucedida profissionalmente mesmo sendo bonita e bastante feminina. Logo brincar de Barbie pode ser uma maneira das meninas idealizarem um futuro de sucesso e satisfação visto que a personagem não é somente símbolo de beleza, mas também de boas atitudes.

    Talvez o sucesso e a atualidade desses personagens justifique-se porque seus idealizadores conseguiram reunir em cada um deles a essência do masculino e do feminino como nenhum outro conseguiu com igual competência.


    Fonte: Blog Pesquisa Qualitativa e consumo

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  2. Que bom que a Barbie pode representar uma mulher bem sucedida.

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